Lordes SithOs Sith do Legends

Os Jedi exilados fundadores da Ordem Sith

Na continuidade Legends, os Exilados, ou Jen’jidai na linguagem Sith, foram doze Jedi Sombrios sobreviventes da Escuridão de Cem Anos. Após a Ordem Jedi os capturar e banir, esta os enviou para as Regiões Desconhecidas da Galáxia. Eventualmente, eles chegaram ao planeta Korriban, e derrubaram um Império local do povo Sith.

Após isso, os Jedi exilados fundaram a Ordem Sith. Os mais poderosos Jedi Sombrios dentre os Exilados eram o Alto Gegeneral Ajunta Pall, Marchioness e Xoxaan. Além destes, havia também o Barão Almirante Remulus Dreypa, Karness Muur e Sorzus Syn, estes ex-comandantes na Guerra contra os Jedi. Conheça um pouco sobre eles abaixo.

Ajunta Pall

O primeiro Lorde Sombrio dos Sith, Ajunta Pall

Ajunta Pall (que nome, não?) foi um ex-Mestre Jedi e líder dos Jedi Sombrios, os Exilados, da Ordem Jedi após a Escuridão de Cem anos. Após sua chegada em Korriban, ele se tornou o primeiro Lorde Sombrio dos Sith. Os Kissai, uma subespécie dos Sith de Korriban, acreditavam que ele era uma manifestação de Typhojem, um Deus Canhoto. Muitos anos depois de sua morte, o espírito de Ajunta Pall encontrou sua redenção pelas mãos do Cavaleiro Jedi Revan durante a Guerra Civil Jedi.

Karness Muur

Lorde Muur

Karness Muur nasceu antes de 7000 anos Antes da Batalha de Yavin e foi entregue para a Ordem Jedi quando criança. Ele eventualmente se tornou um Cavaleiro Jedi bem renomado e promissor, além de bastante poderoso, tanto em combate quanto no uso da Força. Entretanto, ele acabou caindo para o Lado Sombrio da Força e se tornou um dos Jedi Sombrios exilados da Ordem.

Como muitos Sith, Karness Muur tinha muitos rivais, e um deles era Remulus Dreypa, que o capturou usando ciência Sith. Ele conseguiu sobreviver à captura ao transferir seu espírito para o seu Talismã. Assim, o Lorde Sith pôde continuar suas tramas por muito tempo após sua morte, com o Talismã agindo como um portal para o mundo dos vivos. Seu plano era achar um indivíduo forte na Força e levá-lo a usar o Talismã, o que permitiria a Muur possuir a pessoa e acessar suas habilidades da Força.

Sorzus Syn

A autora do Código Sith

Sorzus Syn uma ex-Cavaleira Jedi que, junto com seus colegas Jedi Sombrios, escravizaram os nativos Sith de Korriban. Durante a Guerra contra os Jedi, Sorzus se tornou uma desenvolvedora de diversas criaturas do Lado Sombrio.

Durante seu reinado, Syn escreveu um diário que seria incluído no Livro dos Sith, que era uma crônica de seus encontros com os Sith Puro-Sangue, explorações da alquimia, e as fundações da Ordem Sith. Aparentemente, ela foi a autora original do Código Sith.

Remulus Dreypa

Barão Remulus Dreypa

Com o título de Barão, Remulus Dreypa também foi um Almirante Jedi antes de deixar a Ordem com seus colegas Jedi Sombrios durante a Escuridão de Cem Anos. Dreypa teve um papel importante na criação da Ordem Sith e em sua filosofia. Ele acreditava que um Sith verdadeiro deveria viver apenas por si e que se importar com os outros apenas o faria um escravo de outros indivíduos.

Eventualmente, ele e outros Jedi Sombrios se tornaram incontentes em reinar os nativos de Korriban, e buscou retornar para a Galáxia conhecida e buscar vingança contra os Jedi e a República. Entretanto, a nave de Dreypa foi interceptada e atacada por naves Jedi. Essa perseguição os levou ao planeta remoto de Kesh, nas Regiões Desconhecidas. A batalha seria lembrada pelos nativos como a Grande Calamidade, uma vez que ela devastou o planeta. Finalmente, os aliados de Dreypa se cansaram dos excessos dele e o emprisionaram em uma capsula de estase. Então, eles fizeram as pazes com os Jedi e migaram para o continente polar do planeta. Com isso, eles criaram uma comunidade chamada Os Perdidos, que tinha como objetivo encontrar um equilíbrio na Força e proteger os nativos.

Marquesa XoXaan

A Marquesa XoXaan
A Marquesa XoXaan

A Marquesa XoXaan foi, junto com outros 11 Jedi Sombrios, uma das criadoras da Ordem Sith. XoXaan era conhecida entre seus pares por ter habilidades de cura do lado sombrio. Ela gravou seu conhecimento em um holocron, que foi enterrado com ela no Vale dos Lordes Sith de Korriban.

O espírito dela esperou por milênios por um indivíduo digno de seus ensinamentos e achou esse estudante no ex-Jedi A’Sharad Hett. Com ela, Hett aprendeu os caminhos do Lado Sombrio e eventualmente assumiu o manto de Lorde Sombrio com o título de Darth Krayt, criando uma nova Ordem Sith. Após seus Sith conquistarem Coruscant em 130 DBY, Krayt ergeu uma estátua dentro do Templo dos Sith em reverência a XoXaan.

Jen’ari

Os Primeiros Lordes dos Sith

Sorzus Syn guiou os Exilados pelo espaço, após coletar por anos rumores sobre o lendário Reino dos Sith. Eventualmente, os Jedi Exilados chegaram em Korriban, um planeta forte no lado sombrio da força e lar da raça Sith. Na chegada, eles impressionaram os nativos com seu poder no lado sombrio, e estes os nomearam de Jen’jidai. Os Exilados se aliaram com a Mão Sombria para ganhar a confiança do Rei Sith Hakagram Graush, o qual eles rapidamente derrubaram. Agora em controle, eles se apontaram como Lordes dos Sith, com seu líder, Ajunta Pall, o Jen’ari, ou Lorde Sombrio dos Sith.

Alguns dos Exilados, entretanto, não ficaram satisfeitos em reinar os Sith e esperaram para juntar forças. Assim, dentro de um ano, alguns dos Jedi Sombrios, liderados por Barão Dreypa, retornaram ao espaço republicano para atacar os Jedi. Suas ações prematuras serviram apenas para alertar a República e seus defensores que alguns dos Exilados sobreviveram e tomaram controle do Espaço Sith. Aqueles que ficaram usaram artes alquímicas para juntar os seus DNAs com os dos Sith, permitindo que sua linhagem continuasse através da espécie Sith. Após dominar Korriban, os Exilados criaram a Ordem Sith e estabeleceram o Império Sith.

Adaptado da Wookieepdia


Essa matéria faz parte de uma série sobre os Lordes Sith do Universo LegendsLeia aqui matérias sobre os Sith do cânone. Não sabe o que é Legends? Leia aqui!

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.