AhsokaCuriosidadesRebelsThe Clone Wars

Dathomir, o planeta no qual Thrawn chega no final de ‘Ahsoka’

No final de Ahsoka, vemos Thrawn chegando ao planeta Dathomir, lar das bruxas Irmãs da Noite.

Este era o mundo natal da subespécie Dathomiriana de Zabraks. O lado sombrio da Força tinha uma presença imensamente forte em Dathomir, o que permitiu o desenvolvimento de muitos usuários da Força malévolos nativos do planeta. Vários clãs de bruxas eram proeminentes no planeta e praticavam habilidades baseadas na Força, chamadas de mágica. Esses clãs incluíam as Irmãs da Noite, o Clã das Mergulhadoras de Coral Azul, a Montanha Cantante e o Rochedo Uivante.

Sob o domínio das Irmãs da Noite estavam os Irmãos da Noite, um grupo de guerreiros Dathomirianos que eram mantidos como parceiros reprodutores. O planeta, banhado em uma luz vermelho-sangue pelo seu sol Domir, tinha inúmeros continentes cobertos por vegetação, florestas e pântanos. Também era o mundo natal da espécie semi-senciente dos Rancors.

Asajj Ventress é recepcionada pela Mãe Talzin e as Irmãs da Noite

Durante a Guerra dos Clones, Dathomir seria atacado diversas vezes por conta das tramas de Mãe Talzin e seu rival, Darth Sidious. Isso levou à destruição da maioria das Irmãs da Noite e dos assentamentos no planeta. Asajj Ventress, uma Irmã da Noite treinada por Conde Dookan, retornou para a Mãe Talzin após seu mestre lhe trair.

Após sofrer uma tentativa de vingança de Asajj Ventress, Dookan voltou seus olhos ao planeta vermelho, ordenando a destruição das Irmãs da Noite pelas mãos do General Grievous. Poucas foram as sobreviventes, dentre elas Merrin e Morgan Elsbeth.

Chegada dos Zeffos e início da era da República

Zeffo, uma espécie avançada tecnologicamente

Centenas de anos antes dos eventos dos filmes, os Zeffonians, uma antiga espécie tecnologicamente avançada, voltaram seus olhos para Dathomir. O Zeffo Kujet construiu um grandíssimo palácio no planeta que serviu como seu local isolado de poder.

Algum tempo depois, a espécie chamada de Fromprath viveu em Dathomir, onde exploraram os recursos naturais do planeta. Isso levou as Irmãs da Noite a formar uma aliança simbiótica com os rancors para derrotar os colonizadores. 600 anos antes da Batalha de Yavin, a Jedi Allya foi exiliada para Dathomir, onde ela ensinou as mulheres do local os caminhos da Força.

Presença em vários projetos

Merrin, personagem de Jedi: Fallen Order

No cânone, Dathomir apareceu pela primeira vez na terceira temporada de The Clone Wars. Nas duas temporadas seguintes, o planeta continuou ganhando notoriedade enquanto o retorno de Maul se tornava iminente. O planeta também aparece em O Filho de Dathomir, HQ que adapta um arco não produzido da série animada.

Dathomir teve grande presença, também, em Jedi: Fallen Order. O planeta é um dos principais locais do jogo e descobrimos uma sobrevivente do genocídio visto na Guerra dos Clones: Merrin. Ela se junta a Cal Kestis e companhia.

Em Han Solo: Uma História Star Wars, o planeta é mencionado por Maul durante sua conversa com Qira. Ele ordena que ela vá para Dathomir, onde eles trabalhariam juntos no sindicato criminoso Aurora Escarlate.

Ritual de Ezra e Maul

Em Rebels, Maul retorna a Dathomir com Ezra Bridger para conduzir um ritual que envolvia invocar os espíritos de Irmãs da Noite para revelar fragmentos de uma visão de holocrons. Como resultado, eles descobrem que o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi possuía a chave para destruir os Sith e que ele residia em um planeta com sois gêmeos.

Em Ahsoka

A Quimera chega em Dathomir

Na cena final de Thrawn em Ahsoka, vemos o imperial chegar a Dathomir, trazendo para o planeta as três Grande Mães. Junto com eles, estão centenas de caixões misteriosos.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.