Dathomir, o planeta no qual Thrawn chega no final de ‘Ahsoka’

Dathomir, o planeta no qual Thrawn chega no final de ‘Ahsoka’

No final de Ahsoka, vemos Thrawn chegando ao planeta Dathomir, lar das bruxas Irmãs da Noite.

Este era o mundo natal da subespécie Dathomiriana de Zabraks. O lado sombrio da Força tinha uma presença imensamente forte em Dathomir, o que permitiu o desenvolvimento de muitos usuários da Força malévolos nativos do planeta. Vários clãs de bruxas eram proeminentes no planeta e praticavam habilidades baseadas na Força, chamadas de mágica. Esses clãs incluíam as Irmãs da Noite, o Clã das Mergulhadoras de Coral Azul, a Montanha Cantante e o Rochedo Uivante.

Sob o domínio das Irmãs da Noite estavam os Irmãos da Noite, um grupo de guerreiros Dathomirianos que eram mantidos como parceiros reprodutores. O planeta, banhado em uma luz vermelho-sangue pelo seu sol Domir, tinha inúmeros continentes cobertos por vegetação, florestas e pântanos. Também era o mundo natal da espécie semi-senciente dos Rancors.

Asajj Ventress é recepcionada pela Mãe Talzin e as Irmãs da Noite

Durante a Guerra dos Clones, Dathomir seria atacado diversas vezes por conta das tramas de Mãe Talzin e seu rival, Darth Sidious. Isso levou à destruição da maioria das Irmãs da Noite e dos assentamentos no planeta. Asajj Ventress, uma Irmã da Noite treinada por Conde Dookan, retornou para a Mãe Talzin após seu mestre lhe trair.

Após sofrer uma tentativa de vingança de Asajj Ventress, Dookan voltou seus olhos ao planeta vermelho, ordenando a destruição das Irmãs da Noite pelas mãos do General Grievous. Poucas foram as sobreviventes, dentre elas Merrin e Morgan Elsbeth.

Chegada dos Zeffos e início da era da República

Zeffo, uma espécie avançada tecnologicamente

Centenas de anos antes dos eventos dos filmes, os Zeffonians, uma antiga espécie tecnologicamente avançada, voltaram seus olhos para Dathomir. O Zeffo Kujet construiu um grandíssimo palácio no planeta que serviu como seu local isolado de poder.

Algum tempo depois, a espécie chamada de Fromprath viveu em Dathomir, onde exploraram os recursos naturais do planeta. Isso levou as Irmãs da Noite a formar uma aliança simbiótica com os rancors para derrotar os colonizadores. 600 anos antes da Batalha de Yavin, a Jedi Allya foi exiliada para Dathomir, onde ela ensinou as mulheres do local os caminhos da Força.

Presença em vários projetos

Merrin, personagem de Jedi: Fallen Order

No cânone, Dathomir apareceu pela primeira vez na terceira temporada de The Clone Wars. Nas duas temporadas seguintes, o planeta continuou ganhando notoriedade enquanto o retorno de Maul se tornava iminente. O planeta também aparece em O Filho de Dathomir, HQ que adapta um arco não produzido da série animada.

Dathomir teve grande presença, também, em Jedi: Fallen Order. O planeta é um dos principais locais do jogo e descobrimos uma sobrevivente do genocídio visto na Guerra dos Clones: Merrin. Ela se junta a Cal Kestis e companhia.

Em Han Solo: Uma História Star Wars, o planeta é mencionado por Maul durante sua conversa com Qira. Ele ordena que ela vá para Dathomir, onde eles trabalhariam juntos no sindicato criminoso Aurora Escarlate.

Ritual de Ezra e Maul

Em Rebels, Maul retorna a Dathomir com Ezra Bridger para conduzir um ritual que envolvia invocar os espíritos de Irmãs da Noite para revelar fragmentos de uma visão de holocrons. Como resultado, eles descobrem que o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi possuía a chave para destruir os Sith e que ele residia em um planeta com sois gêmeos.

Em Ahsoka

A Quimera chega em Dathomir

Na cena final de Thrawn em Ahsoka, vemos o imperial chegar a Dathomir, trazendo para o planeta as três Grande Mães. Junto com eles, estão centenas de caixões misteriosos.