The Book of Boba Fett

James Mangold conta como teria sido o filme de Boba Fett


Em 2015 a Sociedade Jedi fez sua primeira cobertura online da Celebration que anunciou os Spinof’s e próximos lançamentos da saga Star Wars. A conta de que os três filmes numerais das sequels estariam acompanhados de um filme deixava a dúvida de qual seria o terceiro spin of e isso abriu precedente para inúmeras especulações. Filme sobre jovem Yoda, filme sobre Obi Wan e sem dúvida o que causou mais hype mesmo que ainda por especulações era um filme para Boba Fett. Ainda que de alguma maneira o Favreau conseguiu condensar os rumores em uma série coesa: tem lá um capacete mandaloriano e um “jovem Yoda”.

James Mangold e o diretor de fotografia Phedon Papamichael na produção de Ford vs. Ferrari

A lista de projetos de Star Wars que foram iniciados e nunca viram a luz do dia é extensa e na qual a gente noticiou cada rumor de cada filme. No entanto, sem dúvida, um dos projetos mais intrigantes foi um filme sobre Boba Fett, dirigido por James Mangold. Mangold, conhecido por dirigir filmes como Logan (2017), Johnny e June de 2005 (filme sobre o lendário cantor de Hilbilly Johnny Cash) e o faroeste Os Indomáveis (2007) estava trabalhando em um filme sobre Fett após Josh Trank ser anunciado e antes de The Mandalorian sair como série de TV, mas o projeto acabou sendo descartado.

Boba Fett, o icônico caçador que cativou uma legião de fãs na história da saga

Em uma nova entrevista com o Happy Sad Confused, Mangold, que permaneceu na Lucasfilm para dirigir Indiana Jones e a Relíquia do Destino, revelou que a abordagem que ele tinha para Boba Fett era bastante diferente do que o público viu posteriormente. “Na época em que eu estava trabalhando nisso, provavelmente estava assustando todo mundo, mas provavelmente estava criando algo mais próximo de um faroeste spaghetti, com classificação para maiores e situado em um único planeta”, disse Mangold. “Eu estava ouvindo Ennio Morricone (famoso pelas trilhas dos filmes do Sergio Leone) o dia todo e a noite toda, enquanto digitava as primeiras linhas do projeto. Mas não tenho certeza se isso teria acontecido. Não sei se alguém tinha em mente o que eu estava imaginando.”

No entanto, fazer um filme de Star Wars classificado para maiores provavelmente não estava nos planos da empresa. E, de qualquer forma, esse projeto nunca se concretizou. Quando questionado sobre o fim do projeto, o diretor explicou que foi devido a “uma reestruturação corporativa após o que aconteceu com o filme do Han Solo”. Lembremos que, em 2018, Han Solo não atingiu as expectativas e os futuros filmes autônomos de Star Wars, incluindo Boba Fett e Obi-Wan Kenobi, foram cancelados. “Eles decidiram subitamente que não estariam mais fazendo filmes desse tipo, e acredito que as oportunidades no streaming surgiram”, acrescentou.

O maestro Ennio Morricone que mesmo com toda sua carreira histórica trilhando para Sérgio Leone,
ganhou seu único Oscar em “Os Oito Odiados” de Quentin Tarantino em 2016.

No entanto, há um lado positivo nisso. Mangold concorda que, se ele tivesse seguido adiante com sua visão de Boba Fett, não teríamos o fenômeno Baby Yoda que vimos em The Mandalorian e The Book of Boba Fett.

“O mundo nunca teria abraçado Baby Yoda se eu tivesse feito o filme”, disse Mangold. “Ele realmente não se encaixava no mundo que eu estava imaginando.”

Atualmente, Mangold está trabalhando em um novo filme de Star Wars, que abordará a primeira pessoa a descobrir e usar a Força. Esperamos que esse projeto se concretize.

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior