- Cronologia CânonCelebration

Nova linha do tempo de Star Wars é anunciada durante a Celebration 2023

Até poucas horas atrás, a linha do tempo de Star Wars estava dividida em seis momentos: The High Republic (A Alta República), Fall of the Jedi (A Queda dos Jedi), Reign of the Empire (O Reinado do Império), Age of Rebellion (A Era da Rebelião), The New Republic (A Nova República) e Rise of the First Order (A Ascenção da Primeira Ordem).

Hoje, durante a Star Wars Celebration 2023, três novas eras foram adicionadas: Dawn of the Jedi (Amanhecer dos Jedi), The Old Republic (A Velha República) e New Jedi Order (A Nova Ordem Jedi).

Agora, como você pode ver na imagem acima, a nova linha do tempo está dividida em nove momentos:

  • Dawn of the Jedi (Amanhecer dos Jedi)
  • The Old Republic (A Velha República)
  • The High Republic (A Alta República)
  • Fall of the Jedi (A Queda dos Jedi)
  • Reign of the Empire (O Reinado do Império)
  • Age of Rebellion (A Era da Rebelião)
  • The New Republic (A Nova República)
  • Rise of the First Order (A Ascenção da Primeira Ordem)
  • New Jedi Order (A Nova Ordem Jedi)

Dawn of the Jedi

O Amanhecer dos Jedi ainda é uma era indefinida no cânone oficial de Star Wars, mas não ficará assim por muito tempo. James Mangold deve dirigir um filme ambientado nessa era, que revelará como a Ordem Jedi começou. Ainda não há informações sobre o estágio de produção do filme ou previsão de estreia.

Embora o surgimento dos Jedi seja novidade no novo cânone, a Dark Horse Comics publicou entre 2012 e 2014 a série de quadrinhos Star Wars: Dawn of the Jedi, escrita por John Ostrander e desenhada por Jan Duursema. Dawn of the Jedi se passa quase 26000 anos antes de Star Wars: Uma Nova Esperança e se concentra na Ordem Je’daii, um grupo de sensitivos da Força no planeta Tython que são os predecessores da Ordem Jedi (e caso você tenha achado Tython um nome familiar: sim, é o mesmo planeta em que Grogu foi sequestrado por Moff Gideon na segunda temporada de The Mandalorian).

Old Republic

Talvez a era mais querida entre os fãs dos que atualmente conhecemos como “legend” de Star Wars, A Velha República se passa milhares de anos antes do início da saga Skywalker, em uma época em que os Sith eram um exército que ameaçava a galáxia. O período foi explorado no jogo de videogame Star Wars: Knights of the Old Republic, em livros como Star Wars: Revan e a trilogia Star Wars: Darth Bane, escritos por Drew Karpyshyn e em várias de HQs.

Aliás, há alguns anos temos recebido indícios de que a Velha República logo seria explorada pela Disney. Darth Bane, por exemplo apareceu na sexta temporada de Star Wars: The Clone Wars, no episódio em que Yoda vai até Moraband (planeta natal dos Sith), um sabre de luz colecionável do Revan foi lançado pela Hasbro em 2020 e a nova versão de Star Wars: Knights of the Old Republic está em desenvolvimento.

Embora o período seja ricamente explorado nos materiais não-canônicos, tudo que sabemos pode mudar e ainda não temos nenhuma pista do que esperar para essa nova era.

New Jedi Order

A Nova Ordem Jedi é uma era que se inicia logo após os eventos da trilogia sequel. Durante a Celebration, foi anunciada a produção de um filme dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy e estrelado por Daisy Ridley, que voltará a interpretar Rey Skywalker. O filme será ambientado quinze anos após Star Wars: A Ascensão Skywalker e mostrará Rey treinando uma nova geração de Jedi, tentando reconstruir a Ordem.