Artigos

Confiram a Nova Timeline de Eras de Star Wars

Parece que foi ontem que a saga principal de Star Wars foi dividida em três eras oficiais. A “Era do Império”, a “Era da Rebelião” e a “Era da Resistência”. Bem, isso tudo parece um pouco pequeno hoje em dia, com a nova era da Alta República chegando. Sem mencionar programas como The Mandalorian, que não se enquadram em nenhuma dessas três categorias. Então, a Lucasfilm expandiu sua marca oficial para vários períodos de tempo de Star Wars, começando com uma linha do tempo oficial que apareceu no romance de Justina Ireland, High Republic, A Test of Courage.

Não só temos uma nova linha do tempo, mas também novos logotipos e marcas para cada era diferente de Star Wars. Vamos dividi-los um por um; explicaremos onde todo o conteúdo futuro da Lucasfilm se encaixa no cânone de Star Wars.

The High Republic

A era da Alta República é onde ocorre a nova iniciativa editorial da Lucasfilm. De acordo com o site oficial de Star Wars, este período ocorre cerca de 200 anos antes dos eventos de A Ameaça Fantasma. Considerada a Idade de Ouro da Ordem Jedi, a paz reinou em toda a República nesta época. Foi nessa época que a expansão na Orla Externa (onde planetas como Tatooine estão) realmente ocorreu.

The Fall of the Jedi

A linha do tempo da era prequela, que consiste em A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones, As Guerras Clônicas e A Vingança dos Sith, agora é considerada “A Queda dos Jedi”.

Reign of the Empire

A era imediatamente seguinte a esta é “O Reinado do Império”. Isso representa os primeiros dias da Nova Ordem de Palpatine, anos antes da Rebelião estar realmente ativa. Solo acontece exatamente neste período de tempo, assim como a próxima série de animação The Bad Batch.

Age of Rebellion

Agora estamos nos anos da trilogia Star Wars original, que ainda mantém o rótulo “Age of Rebellion”. Este consiste em Rebels, Rogue One, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e Retorno de Jedi.

The New Republic

Agora, a era em que The Mandalorian ocorre é simplesmente chamada de “A Nova República”. Durante este tempo, a antiga Aliança Rebelde formou um novo governo, daí o nome. Os remanescentes do Império foram reduzidos a forças menores lideradas por senhores da guerra como Moff Gideon. A partir de agora, apenas o Mandalorian ocorre durante este período de tempo, mas tudo isso mudará em breve.

Rise of the First Order

Finalmente, temos o período “The Rise of the First Order”. Este contém não apenas os eventos de O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker, mas também a série de animação Resistance.

Claro, vimos recentemente uma tonelada de novos projetos de Star Wars anunciados pela Lucasfilm. Onde tudo isso caem? Temos uma boa ideia para a maioria deles. Deixe a especulação começar!

“Poderes emergentes do lado negro” estão no centro de The Acolyte, ambientado no final da Alta República. Livros e quadrinhos com a marca High Republic acontecem 200 anos antes da era prequela. Com o crepúsculo da Alta República apenas 52 anos antes dos eventos de A Ameaça Fantasma, isso leva à especulação de que poderíamos ver os primeiros dias Sith de Palpatine.

Obi-Wan Kenobi na Disney+ se passa uma década após os eventos de A Vingança dos Sith. Isso o coloca bem no meio da era do “Reino do Império”. Lando provavelmente se encaixa aqui também, caso seja protagonizado por Donald Glover como um jovem Sr. Calrissian. Se for assim, também é na época do “Reinado do Império”. O único projeto “Age of Rebellion” que conhecemos com certeza é Andor, apresentando Diego Luna de Rogue One como o agente rebelde Cassian Andor.

Assim, sobra o próximo filme de Patty Jenkins, Rogue Squadron. Durante a apresentação da Disney, Kathleen Kennedy da Lucasfilm disse que o filme “moverá a saga para a era futura da galáxia”. Isso significa durante a era de “Ascensão da Primeira Ordem” ou depois dela? Seria muito emocionante ver como a galáxia se parece depois da Saga Skywalker. Não teremos falta de novos conteúdos de Star Wars nos próximos anos. Mas, felizmente, essa marca mais clara ajudará a dar sentido a uma linha do tempo às vezes confusa.