Artigos

Star Wars e sua história com a Representação LGBTQ+

O longo caminho para a representação significativa de criativos e personagens LGBTQ+ em nossa mídia popular é uma história entrelaçada ao longo de décadas de narrativas da mídia. Para Star Wars, uma das maiores peças de cultura popular da memória viva, essa história surgiu aos trancos e barrancos – e de várias maneiras, ainda é uma história que está apenas começando.

A maior parte das tentativas de Guerra nas Estrelas de criar e destacar personagens de várias identidades sexuais ocorreu nos últimos anos, especialmente após a aquisição da franquia pela Disney. A propriedade da Disney levou a uma revisão completa do cânone estendido de Guerra nas Estrelas, criando novas oportunidades para os primeiros personagens “canonicamente esquisitos” serem divulgados aos fãs e à mídia. Mas também levou a, à medida que entrarmos, pedidos mais amplos para a franquia melhorar seu progresso na representação LGBTQ, à medida que Star Wars renovou seu destaque na esfera cultural com a Trilogia dos Episódio 7, 8 e 9.

Mas a história da representação textual da identidade sexual de Star Wars realmente começa em 2004, na época do antigo Universo Expandido. Foi um material oficialmente lançado, sim, mas mesmo assim, no que diz respeito a George Lucas e Lucasfilm, as histórias da UE eram material textual que poderia ser substituído por “legitimidade” por qualquer produto produzidos por eles mesmo. E foi assim durante a saga prequela, e aparentemente em Star Wars como um todo, enquanto estava entrando em um período de inatividade cultural.

Havia personagens em potencial antes dela, mas Juhani, um Cavaleira Jedi da raça Cathar, foi o primeiro personagem explicito na franquia Star Wars. (Nota: nunca foi confirmado, mas Sharn Shild, um Moff Imperial que aparece na trilogia de “Young Han Solo” de AC Crispin, mantinha uma amante para impressionar seus colegas imperiais e esconder o fato de que ele não estava interessado em mulheres, levando a especulações de fãs). No jogo da Bioware, Knights of the Old Republic, Juhani não foi apenas criada e escrita como uma personagem lésbica, ela também era uma das várias opções de romance para jogadores que jogaram o KotOR como uma versão feminina do protagonista do jogo, Revan.

O primeiro passo inovador de Star Wars não foi sem alguns tropeços, no entanto. Após o lançamento do jogo, um bug permitiu que os personagens masculinos e femininos namorassem Juhani, levando os fãs a identificá-la como bissexual, mas a Bioware atualizou o jogo para restringir seu caminho de romance aos personagens femininos (algo que pode ser desfeito com os mods de fãs). Mas mesmo depois de ficar claro que Juhani foi a primeira lésbica de Star Wars, a fluidez do cânon no antigo Universo Expandido rapidamente apagou seu relacionamento com a mulher Revan.

A sequência do jogo, The Sith Lords – assim como futuros romances ambientados no período de “Old Republic” e o spin-off MMO simplesmente intitulado The Old Republic – assumiram que o “Revan” canônico era um homem, alinhado pelo Light Side Jedi, que se casou e teve filhos com outro membro da grupo de KotOR, Bastila Shan. Mas mesmo que o relacionamento de Juhani com uma Revan feminina fosse considerado não-cânone, sua sexualidade permaneceu inalterada: parte do arco de Juhani no primeiro jogo implica que ela já teve um relacionamento com um amigo de infância e companheiro de Jedi, Belaya, e caiu brevemente para o Lado Negro, em parte devido a seus sentimentos profundos por Belaya, contrariando o Código Jedi.

Levaria mais alguns anos para Star Wars receber seu primeiro personagem gay, mas com isso viria outro passo importante na história da franquia: o primeiro casal gay. Introduzido no romance eletrônico de 2006 Boba Fett: Um homem prático de Karen Traviss, Goran Beviin era um comando mandaloriano na época da Nova República. Embora a história mencione que ele tem um parceiro chamado Medrit Vasur, não foi até 2008 que Vasur apareceu e se revelou masculino em Sacrifice, uma das entradas de Traviss na série Legacy of the Force. Embora Beviin e Vasur tenham sido o primeiro casal gay de Guerra nas Estrelas, nenhuma de suas aparições nos romances deixou explicitamente que eles eram casados. Seria necessário o lançamento de 2008 da The Complete Star Wars Encyclopedia para confirmar que eles eram mais do que apenas parceiros.

Embora Juhani, Beviin e Vasur fossem marcos importantes na representação “queer” de Star Wars, a franquia ainda lutava para lidar com questões de sexualidade e romance não heteronormativos. Os personagens continuaram sendo poucos e distantes entre si e continuaram aparecendo apenas em material auxiliar, em vez da produção de “G-Canon”, como Star Wars: The Clone Wars. Seria necessário voltar ao mundo dos videogames para dar o próximo passo importante na reputação de Guerra nas Estrelas com o lançamento de The Old Republic – um MMORPG lançado pela Bioware, e que se coloca 300 anos após os eventos dos jogos de Knights of the Old Republic.

O que fez o Old Republic se destacar entre outros MMOs da época foi a importância que ele colocou na escolha dos jogadores. Além de escolherem gênero, raça e classe de personagem, os jogadores podiam moldar as histórias que eles continuaram no mundo da República Velha, escolhendo opções de diálogo semelhantes às que seriam usadas no trabalho anterior da Bioware em KotOR, Jade Empire e Mass Effect e série Dragon Age. Eles poderiam formar um grupo de personagens que se juntariam a eles em sua missão e, no estilo da Bioware, foram capazes de perseguir o romance com alguns deles. Os fãs esperavam, assim como podiam nos jogos anteriores da Bioware, que você pudesse optar por se envolver em relacionamentos não heteronormativos.

No entanto, a República Velha se viu em repetidas controvérsias quando se tratava de romance LGBTQ. Em 2009, anos antes do lançamento do TOR em 2011, o gerente da comunidade do fórum, Sean Dahlberg, foi forçado a se desculpar depois de defender a escolha dos fóruns de fãs do jogo de filtrar “gays” e “lésbicas” como termos proibidos, argumentando que são termos que “não existem” em Guerra nas Estrelas. E, apesar do desejo dos fãs, The Old Republic só foi lançado com opções diretas de romance entre suas muitas histórias de classe de personagem.

Isso mudaria dois anos depois com a adição da primeira grande expansão de conteúdo do MMO, The Rise of the Hutt Cartels, mas mais uma vez, não houve erros de julgamento. A Bioware se comprometeu com a falta de opções de romance LGBTQ na versão base do The Old Republic, adicionando dois personagens explicitamente no planeta Makeb, o novo mundo adicionado ao The Rise of the Hutt Cartels. Havia um Lorde Sith chamado Cytharat, que poderia ser namorado por personagens masculinos das facções Republic ou Sith Empire, e Lemda Avesta, uma humana que poderia ser namorada por personagens femininas. Mas a natureza do Makeb como um novo conteúdo adicionado ao jogo criou problemas.

Ao contrário de outros personagens românticos da República Velha, Cytharat e Avesta não podiam se juntar aos jogadores em sua jornada como membros do grupo; Depois de terminarem a história dos Rise of the Hutt Cartels, eles permaneceram no planeta. Como o Rise of the Hutt Cartels não era uma atualização gratuita, mas uma expansão comprável, os fãs que desejavam experimentar qualquer opção LGBTQ na República Velha estavam sendo obrigados a pagar para fazê-lo. Mas muitos achavam que Makeb estava sendo tratado como “o planeta gay” e que os jogadores interessados ​​em romances e personagens não heteronormativos não recebiam tratamento eqüitativo.

Apesar do começo atropelado, o TOR acabaria por melhorar. Na principal atualização de conteúdo de 2015, Knights of the Fallen Empire, que reformulou radicalmente a história do jogo, três personagens principais foram adicionados ao jogo, independentemente da classe ou facção. O agente de inteligência da República Theron Shan, o contrabandista Koth Vortena e uma lorde Sith chamada Lana Beniko trabalharam juntos e com o jogador para combater uma nova ameaça que dizimou tanto a República quanto o Império Sith. Não apenas eles foram os personagens principais que desempenharam papéis vitais na história, eles puderam ser ter romance pelos jogadores, independentemente do sexo, e, ao contrário de Cytharat e Lemda, na verdade, viajaram com eles, ainda desempenhando papéis na história de TOR.

Mas a mudança estava chegando em Guerra nas Estrelas. Em 2014, o mundo ficou abalado com a notícia de que George Lucas vendeu os direitos à franquia e seu estúdio Lucasfilm para a Walt Disney, com a intenção de criar uma nova trilogia de filmes ambientada após os eventos de O Retorno de Jedi. A Disney não possuía apenas Guerra nas Estrelas agora, planejava fazer muito disso e, para isso, era necessária a necessidade de uma lousa limpa. Em abril de 2014, foi oficializado: o antigo universo expandido de Guerra nas Estrelas estava sendo encerrado e confinado a “Legends”, completamente não canônico para os eventos dos novos filmes.

A Lucasfilm anunciou uma nova e ousada iniciativa: daqui para frente, todos os livros, quadrinhos, jogos, programas de TV e filmes criados seriam canônicos para um novo universo expandido de Star Wars, com apenas Clone Wars, a trilogia prequel e a trilogia original permacendo como canônico. Mas essa lousa limpa levou a uma nova rodada de inovações no que diz respeito à representação na franquia. Talvez seja adequado que, como era na antiga UE, o primeiro personagem LGBTQ do “cânone” na era pós-Disney de Guerra nas Estrelas fosse lésbico: Moff Delian Mors, uma imperial introduzida em Lords of the Sith de Paul S. Kemp em 2015. Ela se tornaria a primeira de várias personagens LGBTQ a serem introduzidas nos romances de Star Wars.

A trilogia de Chuck Wendig de romances Aftermath, ambientada nos primeiros anos após os eventos de Retorno de Jedi, nos deu um bando de personagens de múltiplas sexualidades e identidades de gênero. Isso incluiu Eleodie Maracavanya, o primeiro personagem de Guerra nas Estrelas a usar pronomes neutros em termos de gênero (zhey se juntaria a Taka Jamoreesa em Last Shot de 2018, mas controversamente, as traduções não inglesas do livro não transportavam os pronomes neutros em termos de gênero) e um casal de lésbicas na forma da irmã da protagonista Norra Wexley, Estelle, e sua esposa Shirene. Mais notavelmente, a trilogia adicionou os personagens gays do “primeiro cânone”, na forma do ex-imperial Sinjir Rath Velus – que desertou do Império após a batalha de Endor e se tornou um personagem de ponto de vista importante no primeiro livro em a série – e seu namorado, um Slicer da Nova República chamado Conder Kyl.

Não foi apenas a nova linha do tempo pós-retorno dos Jedi que a era da Disney trouxe para a representação LGBTQ. À medida que os livros continuavam a detalhar as linhas do tempo das trilogias originais e anteriores (assim como o tempo entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força), o mesmo aconteceu com a representação LGBTQ nas outras épocas de Guerra nas Estrelas.

Leia, Princesa de Alderaan, de Claudia Gray, apresentou uma versão mais jovem da personagem de Laura Dern, em Os Últimos Jedi, Amilyn Holdo, que estava fortemente implicada (mas não explicitamente) quando diz a Leia sobre seu interesse romântico estar além apenas de machos humanos. No aniversário de 40 anos de Uma Nova Esperança, a antologia de contos de um certo ponto de vista canonizou a dona da cantina de Bea Arthur, Ackmena, do famoso Star Holiday Holiday Special, e no processo, deu a ela uma esposa chamada Sorschi. Na era prequel, o livro centrado na Padmé, Queen’s Shadow, abordou a sexualidade de maneira sutil, com o relacionamento entre as criadas de Padmé e a rainha que elas viveram para servir – especialmente Sabé, a criada vivida por Keira Knightley em A Ameaça Fantasma.

Mas enquanto os romances de Guerra nas Estrelas se tornaram um lugar para os autores diversificarem livremente a galáxia, muito longe, sem dúvida, um dos personagens LGBTQ+ mais importantes adicionados à franquia é encontrado nas páginas dos quadrinhos de Guerra nas Estrelas da Marvel. Introduzido pela primeira vez em Darth Vader de Kieron Gillen e Salvador Larocca, a arqueóloga que virou contrabandista, Doutora Chelli Aphra, tornou-se uma das mais famosas adições ao cânone de Guerra nas Estrelas, trabalhando com Vader e a Rebelião antes de seguir seu próprio caminho entre os dois lados. em sua própria série de quadrinhos que ainda está em andamento.

Foi lá em Aphra que tivemos o que seria o primeiro beijo LGBTQ+ realmente visível no cânone da Disney Star Wars. Na edição 16 de sua série auto-intitulada, ela travou os lábios com sua amante Magna Tolvan, uma agente imperial que estava perseguindo Aphra por crimes contra o Império ao mesmo tempo que estava tendo um caso com ela.

Mas observe que, até agora, sob o domínio da Disney, esses personagens foram vistos nas páginas de livros e quadrinhos, e não na tela. Porque, apesar de todos os avanços que o material auxiliar de Star Wars fez, seja no antigo Universo Expandido ou no cânon reinterpretado, a representação LGBTQ na tela tem sido, diplomaticamente falando, decepcionantemente mínima.

Após o lançamento de O Despertar da Força em 2015, J.J. Abrams declarou que um personagem LGBTQ em um filme de Guerra nas Estrelas seria uma inevitabilidade, mas levaria mais quatro anos de controvérsia antes de chegarmos lá. O lançamento de O Despertar da Força viu um derramamento de amor dos fãs pela idéia dos personagens de John Boyega e Oscar Isaac – ex-Stormtrooper que virou herói Finn e ás do lutador de Star Wars Poe Dameron – para se tornarem um casal graças à química da dupla na tela, gerando a hashtag “FinnPoe”. Apesar do apoio contínuo dos atores ao desejo dos fãs de ver os personagens se tornarem um casal, ou pelo menos serem identificados como LGBTQ na trilogia, Os Últimos Jedi passou sem que isso acontecesse.

As coisas chegaram a um patamar nos meses imediatamente anteriores ao lançamento do filme final da trilogia de sequelas – e na “Saga Skywalker” em geral – The Rise of Skywalker. Abrams retornou e confirmou que, embora houvesse representação LGBTQ+ na tela no filme, a primeira para um filme de Guerra nas Estrelas, não seria Finn ou Poe, levando à decepção tanto dos atores quanto dos fãs que a Guerra nas Estrelas continuavam esperando pela representação nas telas.

Por fim, o lançamento do filme gerou ainda mais polêmica. Não foi apenas o momento em que Abrams se referiu, que era um beijo que se você piscar, perdeu a cena, entre as personagens de fundo Larma D’Acy e a tenente Wrobie Tyce, foi tão breve e inconseqüente que foi realmente editado a partir de vários cortes internacionais da filme. Além disso, The Rise of Skywalker se esforçou ativamente para dar a Poe uma subtrama heteronormativa com Zorii Bliss (interpretada por Keri Russell), uma ex-associada de Poe com quem ele flerta repetidamente ao longo do filme. A coisa toda foi especialmente decepcionante após as repetidas declarações de Isaac em apoio a Poe como um personagem LGBTQ.

Finn e Poe não foram os únicos exemplos de projetos na tela de Star Wars provocando o potencial de representantes LGBTQ apenas se esforçarem para tornar esse representante textualmente explícito. A série animada Star Wars Resistance revelou em sua segunda temporada que dois personagens alienígenas, Orka e Flix (dublados por Bobby Moynihan e Jim Rash), eram um casal. Mas isso não foi declarado definitivamente no programa até vários episódios após o anúncio, apesar dos produtores comentarem que eles eram um casal desde o início do programa. Parecia que eles queriam elogios pela adição sem nunca terem deixado claro no programa em si.

Mas pelo menos Orka e Flix acabaram sendo reconhecidos como um casal. De volta às telonas, o roteirista de Solo: A Star Wars Story, Jon Kasdan, enfrentou controvérsia quando afirmou, antes do lançamento, que o retrato de Donald Glover de um jovem Lando Calrissian mais jovem no spinoff era pansexual, apesar do fato de que nem o filme nem o roteiro nunca reconheceu explicitamente Lando como tal, deixando novamente a representação para interpretação em qualquer lugar, exceto no próprio texto.

Que Star Wars chegou tão longe e não longe o suficiente em apenas 16 anos desde que seu primeiro personagem explicitamente LGBTQ apareceu, ainda tem muito trabalho que a franquia deve fazer para representar um universo mais reflexivo de seus fãs e do mundo em geral (para não mencionar sua enorme galáxia ficcional cheia de potencial). Personagens LGBTQ precisam ser os heróis, em vez de piscar e você perderá papéis de fundo facilmente editados. Quando eles aparecem, sua beleza deve ser explícita, um aspecto de seu caráter, mas um definitivo, em vez de dançar com acenos vagos e alusões que servem apenas para ajudar pessoas que não querem ver personagens mais diversos em suas mídias, negar essa diversidade.

Mesmo enquanto a Disney e a Lucasfilm continuam com novos aspectos de Star Wars sendo criados agora, dos livros e quadrinhos aos videogames, dos programas de TV aos filmes principais, todos compartilham o peso do cânone de Star Wars e toda a “matéria”. Esses personagens não podem existir apenas em material auxiliar. Para muitos, Star Wars será sempre apenas os filmes (e nem todos), então, para fazer sentir o impacto da Representação da Diversidade, esses filmes precisam incluir personagens que vivem essa Diversidade.

Traduzido e adaptado de Star Wars‘ Not-So-Brief History of Fleeting LGBTQ+ Representation