ArtigosEntrevistaFilmesHan Solo: Uma História Star WarsSagaSpinoffs

Han Solo | Ator não identificado revela detalhes sobre a infame mudança de diretores

Por mais que a Lucasfilm e a Disney possam querer que ela desapareça, a história que ainda continua seguindo Han Solo: Uma História Star Wars é a infame mudança de diretores ocorrida em junho passado, quando Phil Lord e Chris Miller – que estavam filmando desde janeiro de 2017 – abandonaram o projeto faltando apenas algumas semanas para finalizar as filmagens. Eles foram substituídos logo depois por Ron Howard. Enquanto os envolvidos não se esquivaram de falar sobre isso, a quantidade de especulação e debate sobre o que aconteceu às vezes parece ofuscar o filme em si, que chegará aos cinemas em pouco menos de dois meses. Os fãs estão curiosos sobre quem gravou o que, quais mudanças foram feitas, como os créditos vão aparecer, e como foi no set com Lord e Miller em comparação com Howard.

Um ator não identificado, que filmou cenas com ambos, Lord e Miller e Howard, conversou com Vulture recentemente e compartilhou alguns detalhes sobre o que aconteceu e por quê. O escritor da Vulture Chris Lee descreve a fonte não identificada como “Apesar de não ser uma das estrelas mais famosas do filme, essa fonte estava em uma posição privilegiada para observar o modus operandi contrastante dos diretores“.

A fonte faz a alegação de que:

Phil e Chris são bons diretores, mas não estavam preparados para Star Wars. Depois da 25ª tomada, os atores estão se olhando como ‘Isso está ficando estranho’. [Lord e Miller] pareciam um pouco fora de controle. Eles definitivamente sentiram a pressão; com um desses filmes, há muitas pessoas em cima de você o tempo todo. O primeiro assistente de direção era realmente experiente e teve que intervir para ajudá-los a dirigir muitas cenas”.

(Um representante de Lord e Miller nega essas alegações).

Isso parece se alinhar com o que a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, disse publicamente e o que os especialistas do setor reportaram na época. Há tempos atrás, Kennedy disse sobre Lord e Miller,

Eu acho que esses caras são hilários, mas eles vêm de um cenário de animação e comédia e quando você está fazendo esses filmes você pode fazer isso e há muito espaço para improvisação, nós fazemos isso o tempo todo, mas tem que ser dentro de um processo altamente estruturado ou você não consegue fazer o trabalho e você não pode mover os exércitos de pessoas para antecipar e ter as coisas previstas“.

Pelo que foi dito, parece que Lord e Miller queriam filmar o máximo de tomadas possíveis (mais de 25 vezes, ao que parece) e depois construir um filme coeso ao editar, enquanto a Lucasfilm queria que Lord e Miller tivessem uma visão mais completa de tudo e simplesmente começar a filmar isso. Outro fator que provavelmente contribuiu para isso é que o roteirista Lawrence Kasdan tinha uma forte ideia sobre o filme e não ficou feliz quando viu que o material de filmado de Lord e Miller que não se alinhava a isso.

O Hollywood Reporter sugeriu tal conflito em junho, com o repórter Borys Kit afirmando que:

“Lord e Miller (21 Jump Street, The Lego Movie) têm uma sensibilidade cômica e estilo improvisado, enquanto Kasdan favorece uma adesão estrita à palavra escrita – o que está na página é o que deve ser filmado.”

A fonte de Vulture alegou que isso levou a um set de filmagens caótico, que mudou quando Ron Howard foi trazido. A fonte alega que

“Quando ele chegou, ele assumiu o controle e você podia sentir isso. Ele ganhou respeito imediatamente. Ele é realmente confiante. Um cara muito fácil de se trabalhar.”

A fonte também afirmou que Howard usou exatamente o mesmo script que Lord e Miller fizeram (o que significa dizer que não houve reescritas para consertar qualquer coisa que pudesse ter sido estragada) e que Howard trabalhou muito “mais rápido” do que Lord e Miller. Novamente, isso parece sugerir que Howard tinha uma visão muito mais coesa do que Han Solo deveria ser e começou a filmar isso, em vez de tentar “encontrar” o filme durante a edição, como Lord e Miller (supostamente) fizeram. Também ajuda a visão de Howard provavelmente se alinhar melhor com a de Kasdan do que seus antecessores.

Todo esse abalo de troca de diretores em Han Solo é uma situação infeliz. Não importa o que aconteça com o filme de Howard, seja bom ou ruim, ele sempre será comparado ao filme hipotético que Lord e Miller teriam feito. Também tem sido um pesadelo para as relações públicas da Lucasfilm, que mais ou menos conseguiu desviar de uma bala com Rogue One, onde grandes partes do filme foram refilmadas com um novo diretor (um dos escritores do filme, Tony Gilroy, foi, supostamente, para trás da câmera nas refilmagens). Muito foi feito sobre jovens diretores sendo contratados para fazer “seus” filmes de Star Wars, apenas para remover publicamente Lord e Miller no meio da produção porque seu estilo aparentemente não se alinhava com o da Lucasfilm.

Com tudo isso em mente, o passo da Lucasfilm em contratar pessoas mais estabelecidas para lidar com o futuro dos filmes de Star Wars e na televisão faz muito mais sentido. Em vez de Lord e Miller, Gareth Edwards, Colin Trevorrow e Josh Trank, estamos vendo Jon Favreau, David Benioff, D.B. Weiss, Rian Johnson e Dave Filoni ao leme, todos eles com experiência no comando de grandes produções que tiveram grande sucesso ou criaram projetos bem-sucedidos de Star Wars no sistema atual da Lucasfilm (cole aqui um comentário irado de alguém, sobre como Os Últimos Jedi não foi bem sucedido e que Johnson deve ser demitido). E isso sem mencionar Howard e JJ Abrams, que estão no comando dos próximos dois filmes de Star Wars, ambos nomes consagrados que substituíram os “novatos”.

Quando olhamos para a história de Star Wars sob a Disney, Han Solo pode ser um ponto de virada. Quando o tipo de cineastas e escritores que Lucasfilm procurou para fazer os filmes, mudou. Embora tenha seus benefícios a busca de iniciantes jovens e talentosos, parece que o principal fator de qualificação para os cineastas de Star Wars agora é uma mão firme, além de uma forte visão criativa. Em outras palavras, alguém que sabe como navegar no mundo do cinema blockbuster. O que quer que aconteça com Han Solo, os problemas de produção significam que pode ser o mais importante filme de Star Wars da nova era – fora O Despertar da Força, é claro.

 

Fonte: Star Wars Underworld