CânonResenha | LivrosResenhas

Resenha | Estrelas Perdidas

Ano passado, foi anunciado que uma série de livros e quadrinhos, chamada de “Jornada a Star Wars: O Despertar da Força“, iria pavimentar o caminho para o sétimo capítulo da saga, O Despertar da Força. Dessa série, havia um certo livro chamado “Lost Stars”, ou “Estrelas Perdidas”, um livro destinado ao público jovem e que possuía uma pegada nunca vista antes em Star Wars. 

O livro conta a história de dois amigos, Thane Kyrell e Ciena Ree, que se conhecem desde crianças, quando eles admiravam as naves e o Império Galáctico no recente planeta de Jelucan. Ambos são receosos quanto a dizer o que sentem pelo outro. E eles demoram a fazer isso, já que eram amigos há tanto tempo e tinham medo de mudar isso. É algo puro de se ler e faz você torcer pra eles ficarem juntos o quanto antes possível.

Amantes de naves, eles se tornam excelentes pilotos e resolvem entrar na Academia Imperial. Porém, após um acontecimento que fez ambos brigarem, Thane começa a discordar das condutas do Império, e após ver a destruição do planeta Alderaan resolve desertar de vez Império. Já Ciena continua leal ao Império, sempre acreditando nele, e crendo que a destruição de Alderaan tinha sido pra prevenir uma guerra. Além disso, ela tem raiva da Aliança Rebelde por ter destruído a Estrela da Morte e a culpa pela morte de sua amiga, Jude.

A separação dos dois não é fácil. Eles se amam, mas o conflito de mentalidade e conceitos mantém ambos separados. Afinal, na era das trevas, como poderiam ficar juntos um desertor do Império na Aliança e uma oficial Imperial com um grande potencial?

A autora do livro, Claudia Gray, consegue manter a narrativa sempre de forma nem um pouco cansativa, contextualizando o livro através dos eventos importantes da trilogia original. Apesar de se passar em vários períodos diferentes, o livro consegue se situar perfeitamente. Eu confesso que me deu vontade de assistir aos filmes novamente e procurar por eles dois na cena.

O principal easter-egg de O Despertar da Força demora cerca de uma página. Nela, Thane e companheiros Rebeldes vão a um planeta checar uma possível atividade imperial para a construção de uma nova estação espacial. O planeta ao qual eles vão é D’Qar, o planeta onde General Leia comanda a Resistência no sétimo episódio de Star Wars.

No geral, Estrelas Perdidas é um excelente livro e que te prende à história e te faz querer ler cada vez mais. A autora Claudia Gray merece todos os parabéns por ter escrito esse livro. Eu posso dizer, com todas as letras, que se tornou o meu livro favorito de Star Wars e um de todos os tempos. Então não perca tempo e vai ler logo, porque você não vai se arrepender!

O livro foi lançado pela Editora Seguinte, braço da Companhia de Letras, e é uma das publicadoras de livros de Star Wars aqui no Brasil, junto com as Editoras Aleph e Bertrand, e a Darkside Books.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.