Legends

Jedi Cinza: O Guia Definitivo!

Muito é discutido sobre os famosos Jedi Cinzas hoje em dia. Então vamos falar sobre o que é verdade e o que é invenção dos fãs sobre essa casta de Jedi.

O primeiro ponto que devemos deixar claro é que este termo não existe no Cânon. É um conceito presente apenas na cronologia Legends. Portanto, personagens na linha do tempo canônica que se encaixam nesse conceito não podem ser chamados de Jedi Cinzas.

OS DOIS CONCEITOS

Para entender melhor analisaremos algumas passagens do artigo Gray Jedi da Wookieepedia.

Jedi Cinza é um termo Guarda Chuva para dois conceitos. Observe este trecho retirado da Wookieepedia:

“O termo Jedi Cinza tinha dois significados. Primeiro ele foi usado pelos Jedi e Sith para descrever usuários da Força que caminhavam no limiar entre o lado da luz e o lado negro da Força, sem se render ao lado sombrio. E segundo, para descrever Jedi que se distanciaram do Alto Conselho Jedi e operavam fora das restrições do Código Jedi. No entanto, aqueles que eram considerados como verdadeiros Jedi Cinzas cumpriam ambas as qualificações e não pertenciam a nenhuma tradição da Força particular. Um exemplo foi Jolee Bindo, um ex-Jedi Padawan e um Jedi Cinza que serviu à República Velha.”

Resumindo, o termo significa:

  1. Jedi que se distanciou dos ideais do Conselho
  2. Usuário da Força que caminha em ambos os lados dela.

Em outro trecho temos:

“Embora o termo não se referisse diretamente àqueles que eram capazes de usar ambas as habilidades (luz e sombria) da Força,  todos os Jedi Cinzas poderiam fazê-lo. O termo era semelhante ao de “Dark Jedi” no sentido de que poderia se referir a qualquer usuário da Força, e não apenas à Jedi. Por exemplo, os Místicos de Voss foram considerados Jedi Cinzas apesar de terem pontos de vista muito diferentes e recusarem a associação com a Ordem Jedi. Sith nunca foram considerados Jedi Cinza, pelo fato da Ordem Sith ensinar o compromisso total com o lado negro. Algumas vezes o termo foi usado para se referir à Jedi não ortodoxos ou dissidentes que não cumpriam os requisitos mais rigorosos de ser um Jedi Cinza. Por exemplo, o Jedi Qui-Gon Jinn foi visto por alguns membros da Ordem Jedi como um Jedi Cinza por causa de suas desavenças com o Alto Conselho. Um grupo de Jedi renegado chamado Paladinos Cinzas usou o termo dessa maneira para descrever a si mesmos – eles defendiam a dependência mínima da Força e o uso de blasters, mas mantinham o Código Jedi.”

Ou seja, para ser um Jedi Cinza não é necessário ter sido um Jedi.

O último trecho a ser analisado é:

“O termo é datado das Antigas Guerras Sith, quando o Alto Conselho tentou consolidar seu poder e centralizar a Ordem. Alguns Jedi achavam que o Conselho não tinha autoridade para reinterpretar o Código Jedi e se consideravam apenas obrigados à Força. Estes primeiros Jedi Cinzas entravam em conflito com o Conselho sobre as novas restrições do Código, como as que impedem o apego ou restringem o treinamento. Durante este período, os Jedi Cinzas eram associados a certo padrão de manto; Jolee Bindo usava uma versão dessas vestes. O termo mais tarde foi usado pela Nova Ordem Jedi para referir-se a tradições da Força inteira que mantinham pontos de vista que diferiam dos Jedi, mas não abraçavam o lado negro. Os Jensaarai e os Cavaleiros Imperiais eram duas dessas organizações.”

Ordens inteiras podiam ser vistas como de Jedi Cinza.

Este último fato mostra a principal característica dos Jedi Cinza: A não existência de um padrão!

O Jedi Cinza pode ter abandonado a Ordem Jedi, nunca ter sido dela, ser de uma outra Ordem menor, usar os dois lados da força, usar só o lado da luz…

MITOS:

Como Jedi Cinza é um conceito muito amado por fãs, mas muito pouco tratado no UE, acabou-se por criar muitos mitos em volta do termo, vamos desmistificar os mais famosos.

  1. Não existe um Código Jedi Cinza! Rola na internet este famoso “Gray Jedi Code”, mas ele foi criado por fãs, não há nada sobre tal código em nenhuma mídia oficial. Isso se associa à característica de não haver um padrão entre os Jedi Cinzas. Se não há padrão, como pode haver um código a seguir?
  2. Não existe Lado Cinza da Força! A Força possui apenas o Lado Negro e o Lado da Luz. Um terceirolado é interpretação errada de alguns fãs.
  3. Gray Jedi, Grey Jedi, ou Jedi Cinza? A resposta certa é: os três. O primeiro no inglês americano, o segundo no britânico e o terceiro no Brasil. – Essa é mais uma questão linguística do que do universo Star Wars.
  4. Jedi Cinzas não usam sabres da cor branca! A Ordem dos Cavaleiros Imperiais que eram considerados Jedi Cinza padronizava isso. Mas não é um padrão dos Jedi Cinza como um todo – até porque não há um código a ser seguido.

QUEM PODE SER CONSIDERADO JEDI CINZA?

Pelo fato do conceito ser muito amplo, seria possível forçar a barra e botar muitos usuários da Força dentro dele. Mas a verdade é que só podemos considerar Jedi Cinzas quem é chamado como tal dentro de alguma coisa oficial.

1 – Jolee Bindo: Um humano Jedi que viveu na época das Antigas Guerras Sith, ele se exilou da Ordem. Ele aparece no Jogo Star Wars: Knights of the Old Republic.  

2 – Os Místicos de Voss: eram os governantes totalitários da espécie Voss. Aparecem no MMO Star Wars: The Old Republic.

3 – Os Jensaarai: Uma ordem de usuários da Força que surgiu durante as Guerras Clônicas, a partir dos ensinamentos de um Sith chamado Larad Noon da era das Antigas Guerras Sith. Eles são desenvolvidos no livro I, Jedi.

4 – Os Cavaleiros Imperiais: Ordem de praticantes da Força leais ao Imperador do Império Fel. Eles eram totalmente treinados nos caminhos da Força e rejeitavam o lado negro dela. Eles aparecem na série de quadrinhos Star Wars: Legacy.

5 – Qui-Gon Jinn: Mestre de Obi-Wan, era visto como Jedi Cinza por alguns membros da Ordem por se opor muito ao Conselho. Isso é dito em Star Wars 36: The Stark Hyperspace War, Part 1.

QUEM NÃO PODE SER CONSIDERADO JEDI CINZA?

Pelo conceito ser muito amplo, geralmente os fãs acabam por incluir erroneamente em discussões muitos usuários da Força que nunca foram colocados como Jedi Cinzas em nenhuma mídia Oficial. Os principais são:

1 – Mace Windu, por ser o criador do Vaapad, a Forma VII de Combate de Sabre de Luz.

2 – Luke Skywalker, por ter caído para o Lado Negro e se tornado aprendiz do Imperador em Dark Empire.

3 – Starkiller/ Galen Marek, personagem principal do jogo Star Wars: The Force Unleashed, por ter resolvido ajudar os idealizadores da Rebelião a escaparem de Vader.

4 – Darth Revan, personagem principal do jogo Star Wars: Knights of the Old Republic, por cair e voltar do Lado Sombrio.

5 – Ahsoka, a aprendiz de Anakin na série Star Wars: The Clone Wars. A descrição dela em Star Wars: Rebels é bem parecida com o conceito, mas o conceito é puramente Legends, e Star Wars: Rebels é puramente canônica, portanto não podemos chamá-la de Jedi Cinza.

POR TRÁS DAS CENAS

Voltando para o artigo Gray Jedi da Wookieepedia, temos mais algumas coisas nos bastidores dos Jedi Cinzas.

“O termo ‘Jedi Cinza’ foi usado pela primeira vez para descrever o Jedi Qui-Gon Jinn em Star Wars: Republic: The Stark Hyperspace War, apesar de não ter confirmado que Jinn era um Jedi Cinza, e nem fornecido uma definição exata do termo. Jolee Bindo foi mais tarde introduzido no jogo Star Wars: Knights of the Old Republic como um auto-descrito Jedi Cinza. No jogo, o ‘Alinhamento de Força’ de Bindo era um equilíbrio entre os Lados da Luz e Negro da Força. No entanto, um item chamado “Gray Jedi Robe” apareceu na sequência do jogo, Star Wars: Knights of the Old Republic II: The Sith Lords, que deu uma definição para os Jedi Cinza que não exigia um alinhamento de força ‘balanceada’, focando em Jedi que operavam independentemente do Conselho Jedi sem abraçar totalmente o lado negro.”

A descrição do item Gray Jedi Robe

“Os Jedi Cinzas são aqueles que, apesar de terem completado os ensinamentos dos Jedi, operam independentemente e fora do Conselho Jedi. Normalmente são vistos como equivocados, embora não tenham sucumbido necessariamente ao Lado Negro”.

E também um trecho retirado de Star Wars: Legacy 0

Continuando:

            “Fontes mais recentes entraram em conflito sobre a característica definidora de um Jedi Cinza. Star Wars: Legacy 0, Knights of the Old Republic Campaign Guide, e O Caminho Jedi, deram definições que se concentraram na separação do Alto Conselho Jedi. Além disso, o romance Coruscant Nights I: Jedi Twilight introduziu um grupo de Jedi renegado chamado ‘Paladinos Cinzas’, que foi retratado como removido da Ordem, mas desprovido de influências ou práticas do lado negro. No entanto, Star Wars: Legacy 0½ e o Jedi Academy Training Manual alegaram que o termo foi usado para descrever aqueles que tocavam ao Lado Negro sem se tornarem corrompidos por ele.”

E por fim:

“Uma definição para o ‘verdadeiro Jedi Cinza’ que apareceu no Jedi Academy Training Manual descreveu-os como aqueles que não pertenciam a nenhuma organização baseada na Força e que exploravam os Lados da Luz e Sombrio da Força sem se corromper pelo Lado Negro. Apesar disto, também foi afirmado no Jedi Academy Training Manual que a Nova Ordem Jedi considerava a toda a tradição da Força Jensaarai Cinza. Além disso, os Cinzas pela Nova Ordem Jedi em Star Wars: Legacy 0 e Star Wars: Legacy 0½, e os Voss Mystics foram tidos como Cinzas no blog de desenvolvedores ‘Creating Worlds’ do jogo Star Wars: The Old Republic.”

Todas essas informação provavelmente devem resolver a maioria das dúvidas dos fãs, mas se sobrou alguma outra dúvida que não foi esclarecida, comente aqui em baixo e continue a discussão.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.