ArtigosEspeculaçõesTeorias

Rebels | Por que Sabine não pode ser filha de Obi-Wan e Satine Kryze

Os fãs de Star Wars sempre gostaram de teorizar e criar especulações a respeito de quase todos aspectos do universo da saga. Sobre O Despertar da Força, temos algumas, como: Luke e Kylo Ren serem a mesma pessoa, Snoke ser Mace Windu ou qualquer outro personagem já existente, Rey ser clone de Vader… bom, a lista é infindável.

Star Wars Rebels, é claro, não foge a regra. Há quem diga que Ezra é Snoke, que Kanan é o Chirrut e que Sabine é filha de Satine Kryze e Obi-Wan… mas será que essa última é possível? Bem, sendo curto e grosso, a resposta é: não, Sabine não é filha do Obi-Wan e da Satine e resposta está na cara. Vamos analisar essa teoria:

Por que acham isso?

Bom, desde 2014, ano de lançamento de Rebels, especula-se sobre a família de Sabine. A proximidade entre os nomes Sabine e Satine gerou especulações sobre uma possível conexão entre as duas, além, é claro, pelo fato de ambas serem mandalorianas. A personagem de Rebels também tem algumas habilidades que alguns podem considerar… anormais, o que significaria que ela é filha de Obi-Wan. Ou seja, ela teria a Força.

E há o link com Rey. Segundo os teoristas, Sabina e Ezra poderiam ser os pais de Rey, assegurando uma possível linhagem Kenobi na nova heroína da saga.

O mais absurdo é supor que ela seria filha de Bo-Katan e Obi-Wan…

Por que não faz sentido?

Sabine Wren durante a primeira temporada de Rebels

Bom, primeiramente: Dave Filoni confirmou em entrevista há 2 anos que as duas não são parentes. Veja o que ele disse ao IGN (via Rebels Report):

“(…). Mas não há uma conexão entre Satine e Sabine. Eu fiquei impressionado quando eu, Simon [Kinberg], Greg [Weisman] estávamos nomeando os personagens. Eu pensei, ‘Eita, Sabine… huh. Eu já tenho um personagem que tem um nome parecido!’ Eu achei engraçado, mas era um bom nome e achamos que combinava com a personagem, então nós seguimos com ele. Então eu e Pablo Hidalgo somos aqueles que imaginam, ‘Ah, os fãs de The Clone Wars vão pensar que há uma relação aqui’, mas isso é bom.”

Segundamente: Sabine é “asiática”. Sim, Sabine foi desenhada com traços asiáticos, o que dá pra ser notado pelos olhos dela. Obi-Wan e Satine, entretanto, não são “asiáticos”. Ao ser questionado sobre o assunto, Pablo Hidalgo respondeu: “Os rebeldes humanos são multirraciais, e Sabine definitivamente tem herança Asiática no seu design.”

https://twitter.com/pablohidalgo/status/808055380618006528

Além do mais, as datas não coincidem. Satine e Obi-Wan não se relacionaram durante o seriado The Clone Wars. Em vez disso, uma história pregressa entre os dois foi esclarecida no primeiro episódio da Duquesa de Mandalore na série animada. Os dois se tornaram próximos durante uma guerra em Mandalore que fez Satine ser perseguida e, por isso, foi pedida ajuda à Ordem Jedi, que enviou o então padawan Obi-Wan Kenobi para ser seu guarda. Isso aconteceu alguns anos antes de A Ameaça Fantasma. Ou seja, se eles tivessem tido um filho, teria sido durante esse tempo em que ficaram juntos. Então um (im)provável filho deles teria em torno de 30 anos durante os atuais acontecimentos de Rebels.

Então quem são os pais de Sabine?

A possível mãe de Sabine

Em 2014, foi lançada a HQ Filho de Dathomir, que contava o que aconteceu com Maul após os eventos da quinta temporada de The Clone Wars. Nela, Maul comanda seu próprio grupo de Mandalorianos, chamados de Shadow Collective, com dois comandantes: Gar Saxon e Rook Kast. O primeiro já apareceu na terceira temporada de Rebels, e disse a Sabine que a mãe dela também era pró-Império.

Na segunda temporada, Sabine visita Concord Dawn, um dos planetas natais dos mandalorianos. No episódio, ela diz ser “Clã Wren, Casa Vizsla”. Ou seja, o pai dela provavelmente tem o sobrenome Wren, herdado por ela. Satine, por outro lado, era Casa Kryze.

Gar Saxon, em Rebels e Filho de Dathomir

No trailer da segunda metade da terceira temporada, Fenn Rau, chefe dos Protetores de Concord Dawn, menciona a mãe de Sabine, dizendo que ela é vital para jogar Mandalore contra o Império. E uma mulher aparece, e provavelmente é Rook Kast, a provável mãe de Sabine.

Rook Kast em ‘Filho de Dathomir’

No episódio Trials of the Darksaber, lançado hoje (21), Sabine revela que tudo que fez até agora foi pra deixar sua mãe, seu pai, seu irmão e todo seu povo livres do Império.

Há quem diga que ela pode ser filha de Bo-Katan e usam o argumento da futura aparição da personagem em Rebels, confirmada por Katee Sackhoff, sua dubladora. Entretanto, isso não garante nada, é claro.

De qualquer jeito, as respostas oficiais sobre a família dela finalmente serão reveladas no próximo episódio, a ser lançado no mês que vem.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.