Filosofia Star WarsOutras

Filosofia Star Wars | A Batalha de Anakin vs Obi-Wan

Todos conhecem a batalha icônica de Mustafar, travada entre o Mestre Obi-Wan Kenobi e seu aprendiz, Anakin Skywalker. Muitos consideram como a melhor batalha da saga.

Nesta batalha, existe uma Filosofia enorme pelo plano de fundo, algo bem planejado pelo roteirista e bem executado pelo diretor e pelos atores Ewan McGregor e Hayden Christesen.

Anakin em Mustafar

Ao ver pela primeira vez Anakin Skywalker lutando contra seu amado Mestre, apesar de me chocar grandemente, vi que ali não se tratava mais de uma luta entre o Aprendiz e o Mestre, e sim, uma luta entre o Bem e o Mal. Aquela luta definiria o destino de toda a Galáxia. Quem saísse vivo de lá moldaria o futuro de toda a Galáxia ao seu redor.

Com certeza, todos torciam para Obi-Wan vencer a batalha contra o seu Aprendiz caído para o Lado Negro (nesse tipo de história, o Bem sempre ganha), mas acho que muitos de vocês nunca imaginaram o que Obi-Wan estava pensando, ou o que se passava na cabeça de Anakin Skywalker.

starwars3-movie-screencaps.com-12617

Obi-Wan queria desabar no choro ao ver seu aprendiz tomado pelo Lado Negro, ele tinha sucumbido à dor, mas como um Jedi experiente, ele não devia mostrar nenhum tipo de fraqueza, não deveria hesitar nunca, nem mesmo quanto a derrotar seu aprendiz. Muitos pensam “Obi-Wan devia ter matado Anakin, iria impedir do Império de surgir!”, Kenobi nunca teve a intenção de matar seu antigo aprendiz.

Send me to kill the Emperor! I will not kill Anakin… He’s like my brother, I cannot do it!

Anakin estava com sua cabeça bagunçada pelas palavras do Imperador, não sabia o que devia seguir, seu caminho era escuro, era negro, um caminho em que poucos conseguiam trilhar com sucesso. Após o estrangulamento de Padmé Amidala, sua esposa amada, sua cabeça bagunçou mais ainda, não sabia o que devia ser feito, e como era um jovem desequilibrado, decidiu culpar Obi-Wan pelo seu ato.

I brought peace, freedom, justice and security to my new empire

Obi-Wan sempre foi aquele cara ‘certinho’, quase nunca quebrou alguma regra da Ordem Jedi, e ver seu Aprendiz cometer tomado pelo Lado Negro, foi de quebrar o coração, e, finalmente, percebeu que não estava mais lutando contra seu antigo aprendiz: Anakin Skywalker já tinha sido consumido pelo temivel Darth Vader.

starwars3-movie-screencaps.com-13118

A luta entre o Bem e o Mal, a luz e a escuridão, homem versus máquina, lado negro versus lado luminoso, que nunca foi apenas entre 1 Jedi e 1 Sith, se transforma neste momento em uma batalha entre o Bem e o Mal em que o vencedor irá definir o destino da Galáxia.

starwars3-movie-screencaps.com-13584

Em todo o momento durante a batalha, Skywalker enxergava todo seu sofrimento, seu ódio, sua dor. Ele via imagens de sua mãe e de sua ‘falecida’ esposa, era isso que o impulsionava, a cada momento que ele acreditava que sua esposa poderia ainda estar viva, mais ele lutava por sua vida e pela vida dela, pois, na realidade, aquilo deveria ser um golpe contra o Imperador, era Anakin Skywalker e Padmé Amidala que deveriam liderar a galáxia.

starwars3-movie-screencaps.com-13861

Em todos os golpes, todas as defesas, Obi-Wan se preocupava com seu irmão, ele ainda acreditava em uma chance de redenção, ele ainda não podia acreditar que seu irmão tinha se tornado um Lorde Sith, algo que ele achava impossivel, pela habilidade com a Força, Sabre de Luz, que seu aprendiz tinha, mas é claro, habilidade com a Força não define maturidade.

Untitled-1

A cada momento que ele via seu irmão, quase “possuído” pelas trevas, com mais medo ficava e mais ele perdia suas esperanças em uma possível redenção de seu antigo aprendiz e irmão. Anakin estava sendo consumido aos poucos pelo ódio, sofrimento, e pela dor, coisas que poucos conseguem suportar, e Anakin suportou isso por muito tempo. Agora, não mais.

starwars3-movie-screencaps.com-14118

A “morte” de seu irmão nunca foi a intenção, nunca foi o combinado, foi um golpe de sorte. Como vimos na Batalha, Obi-Wan estava em um Terreno mais alto, um pequeno erro e Obi-Wan já estaria morto, e a Galáxia estaria perdida (como uma cena alternativa no game Star Wars Episode III).

No, the galaxy belongs to me!

I have failed you, Anakin. I have failed you.
I should have known the Jedi were plotting to take over!
Anakin, Chancellor Palpatine is evil!
From my point of view, the Jedi are evil!
Well, then, you are lost!
This is the end for you, my master.