Notícias

Morre Erik Bauersfeld, a voz de Ackbar e Bib Fortuna

Infelizmente temos uma notícia triste. Erik Bauersfeld, que dá voz aos personagens Ackbar e Bib Fortuna em dois filmes da saga, faleceu aos 94 anos.

Bauersfeld tinha uma extensa história em radionovelas, já que ele serviu como diretor do departamento de drama e literatura da estação de rádio KPFA de San Francisco. Eventualmente, ele trabalhou na Lucasfilm em um projeto de rádio quando teve a chance de tentar papeis para os filmes da trilogia original de Star Wars.

Erik originalmente fez audição para Yoda, papel que foi para Frank Oz. Depois ele faria sua estreia em Star Wars em Retorno de Jedi, proferindo uma das falas mais icônicas de todas, “It’s a trap” (“É uma armadilha!”), como Almirante Ackbar (papel feito por Tim Rose em pessoa). Ele também realizou o diálogo em huttês dito pelo mordomo do Jabba, Bib Fortuna (papel feito por Michael Carter em pessoa). Bauersfeld retornaria depois para dublar Ackbar nos jogos Star Wars: X-Wing (1993) e Star Wars Battlefront: Elite Squadron (2009). E, mais recentemente, ele deu voz novamente a Ackbar em O Despertar da Força. 

Confira uma entrevista dele sobre como ele conseguiu os papeis de Ackbar e Bib Fortuna e muito mais:

Que a Força esteja com você, Erik!

Fonte: SW Underworld

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.