Interpretações

Princesa Leia: A força feminina em Star Wars

11874579_1172972026061920_1811131131_o

Filha do Jedi Anakin Skywalker e da Senadora Padmé Amidala de Naboo, Leia é irmã gêmea mais nova de Luke Skywalker e pouco após seu nascimento foi adotada por Bail Organa e a Rainha Breha de Alderaan, fazendo dela a Princesa de Alderaan. Isso todo mundo já sabe, não é mesmo? O importante agora é tentar transmitir a vocês de forma nada audaciosa a visão de uma Princesa Leia que permeia meus pensamentos.

Heroína incrível de ficção científica que em vários estágios de sua vida esteve envolvida com a política, tendo sido uma revolucionária e – no antigo Universo Expandido, atual Legends – uma Jedi, pertencente a Nova Ordem e que, além de tudo, é considerada um grande ícone por ser uma princesa moderna, já que não é caracterizada como as demais princesas das histórias e contos que estamos familiarizados, ou seja, Leia não é uma princesa indefesa! O que a torna milhares de galáxias muito mais princesa que as outras. É claro que todas têm o seu valor, mas ser independente e uma Jedi , é muito mais emocionante!

Ao contrário da Rainha Padmé Naberrie, mais conhecida como Padmé Amidala que possui como retaguarda figurinos temáticos, pertencentes a várias etnias, mas voltado para o oriental, fazendo uso de quimonos e penteados super elaborados (até se apaixonar por Anakin), Princesa Leia é minimalista, possuindo uma aparência utilitária, com figurinos lindos, simples até mesmo em suas cores, indo do branco ao marrom e dourado, passando pelo verde claro e militar.

Muito basicona? Pode até ser, mas isso é o que a torna ou que pelo menos a auxilia ser o grande ícone que é. Simples e ao mesmo tempo poderosíssima. É o que mais encanta, não foi preciso o uso de maquiagens e figurinos carregados e dramáticos para transformá-la neste personagem tão marcante e cheio de força e inspiração.

E aqui fica a indagação: Qual é a Princesa Leia que enxergam ?E o que ela representa para vocês?