Games

Star Wars: Unlimited – Tudo que você precisa saber

O tão aguardado Star Wars: Unlimited finalmente saiu, e os jogadores estão começando a construir seus decks dos sonhos e descobrir tudo o que o jogo tem a oferecer. O jogo também tem muito a oferecer, desde suas variantes colecionáveis ​​Foil, Hyperspace e Showcase até os diversos estilos de jogo contidos em seu sistema de 6 Aspectos. Além da parte Star Wars de tudo isso, com Spark of the Rebellion dando vida a personagens, locais e momentos icônicos que os fãs da franquia irão adorar. Portanto, a questão é: se você é novo nisso tudo, por onde começar? Que conjunto você compra e o que diabos é um Aspecto? Estamos aqui para fornecer as respostas a todas essas perguntas e muito mais, e esperamos fornecer para novos jogadores tudo o que precisam saber para começar a jogar e, mais importante, aproveitar tudo o que Star Wars: Unlimited tem a oferecer.

Há um caminho claro de acessibilidade incorporado ao Unlimited, mesmo para alguém que não está tão familiarizado com jogos de cartas em geral. Isso não é por engano, pois durante uma entrevista com o Designer Jeremy Zwirn, que criou o jogo, ele revelou que a acessibilidade era o foco principal da equipe, e a velocidade do jogo é algo que os novos no gênero e os fãs de longa data do TCG irão apreciar.

Vejam esse vídeo do pessoal do ComicBook.com:

Para aqueles que desejam ter uma visão geral mais ampla de cada elemento do jogo e como tudo funciona junto, nós ajudamos você aqui. Vamos coemçar a entender o que você precisa pra jogar.

Se você é novo no mundo dos TCGs ou apenas no jogo especificamente, você deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de começar. Devido à demanda, pacotes de cartas individuais podem ser um pouco mais difíceis de encontrar, mas felizmente você pode adquirir facilmente uma Booster Box (uma caixa que inclui 24 pacotes). Dito isto, existem duas opções disponíveis no momento para você começar, e uma dessas opções é a escolha perfeita para novos jogadores. (que no Brasil ainda está um pouco dificil de achar).

O Start Kit inicial para dois jogadores é o kit perfeito para adquirir se você quiser apenas começar a jogar e ter uma ideia dos vários elementos da jogabilidade momento a momento. A caixa inclui dois baralhos pré-construídos de 50 cartas que estão prontos para uso e apresenta baralhos com temas de Darth Vader e Luke Skywalker. Você também receberá regras de início rápido, contadores de danos, 2 playmates e 2 caixas de deck dobradas, então você deve ter tudo o que precisa não apenas para jogar, mas também para armazenar tudo para jogos futuros.

A outra grande vitória deste conjunto é que ambos os personagens parecem distintos um do outro e apresentam uma série de outras mecânicas expandidas. Você aprenderá sobre manipulação de recursos, proteção, XP e muito mais depois de jogar uma ou duas vezes, e eles provavelmente estarão mais disponíveis do que os Booster Packs no início, então você não deve ficar esperando para jogar, e também custa US$ 34,99 dólares.


Há outra opção fácil de começar agora: as Prerelease Boxes. Essas caixas estão disponíveis agora nas lojas de jogos locais, mas estarão esgotadas assim que o jogo tiver seu lançamento oficial. Ainda assim, vale a pena conferir, pois por US$ 29,99 você recebe 6 Booster Packs, 2 cartas promocionais, regras de início rápido, contadores de danos, um guia de construção de deck e uma caixa de deck. Esse é um ótimo valor, especialmente incluindo os 6 Boosters, e deve ajudar você a começar ou reforçar um deck que você está tentando expandir.

O primeiro conjunto de Star Wars: Unlimited é intitulado The Spark of Rebellion, mas o que isso significa necessariamente? Está realmente ligado às eras do universo Star Wars que são o foco do conjunto, e para Spark of Rebellion, que inclui personagens e conteúdo da trilogia Star Wars original (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno dos Jedi ), bem como Rogue One: uma história de Star Wars e Star Wars: Rebels.

Muitos dos personagens icônicos estão na mistura, incluindo Vader, Luke, Obi-Wan, Leia, Chewbacca, Thrawn, Ezra, Sabine, Jyn, Hera e Boba Fett, e isso não chega nem perto de todos que fazem parte do primeiro conjunto . Embora não tenhamos muitos detalhes sobre os próximos conjuntos, sabemos algumas coisas. O conjunto nº 2 é intitulado Shadows of the Galaxy, e a Fantasy Flight revelou que os dois primeiros líderes desse conjunto são Din Djarin (Mando) e Moff Gideon. Esse conjunto será lançado em julho deste ano. O terceiro conjunto é intitulado Crepúsculo da República e será lançado em novembro de 2024.

Parte da diversão de colecionar Star Wars: Unlimited é que cada pacote pode resultar em uma série de cartas únicas e lindas, e apenas um pacote pode render várias novas adições impressionantes à sua coleção. Isso ocorre porque existem três tipos diferentes de cartas que você pode obter além das quatro raridades de cartas padrão, e alguns desses níveis adicionais também podem incluir várias raridades para inicializar. Aqui está o detalhamento de cada tipo de carta e as chances de tirar uma de um pacote.

Ao abrir um pacote, você encontrará cartas divididas entre quatro raridades diferentes, incluindo Comum, Incomum, Raro e Lendário. Cada pacote apresenta 3 Comuns, 3 Incomuns e 1 Raro ou Lendário, bem como um Líder, uma Base e um Foil. Em relação a 1 Raro ou Lendário em cada pacote, a raridade das cartas Lendárias é de 1 em cada 8 pacotes.

Você também receberá uma carta Foil em cada pacote, e será a última carta do pacote. Obviamente, os Foils são lindos, mas o que é ainda melhor é que o Foil pode ser de qualquer raridade, o que significa que você pode até acabar com um segundo Raro ou Lendário dependendo de qual Foil você puxar.

Depois, há um tipo adicional de cartão conhecido como Variantes do Hiperespaço. Uma variante do hiperespaço é um cartão que remove a borda padrão do cartão e, assim, mostra mais da arte por baixo, e esses cartões se destacam ainda mais sem essa borda no lugar. Você também pode obter Líderes e Bases do Hiperespaço, e também existe a possibilidade de obter um Foil do Hiperespaço, fazendo com que essas cartas se destaquem ainda mais. A probabilidade de obter uma variante do hiperespaço é de 2 em cada 3 pacotes, e de obter um hiperespaço raro ou lendário é de 1 em cada 15 pacotes. Um Foil Hyperspace Raro ou Lendário ven 1 em cada 50 pacotes.

O tipo de carta final é Showcase, e essas são as cartas mais limitadas do jogo. As variantes de demonstração são exclusivas para cartas de Líder, e essas cartas apresentam lindas artes alternativas, uma moldura exclusiva e um tratamento metalizado elegante. Eles são incrivelmente difíceis de encontrar, pois as chances são de 1 em cada 12 caixas, mas são impressionantes e se tornarão instantaneamente a joia da sua coleção se você conseguir puxar uma.

Star Wars: Unlimited apresenta muitos dos personagens e locais icônicos da franquia, e estes são representados por dois tipos principais de cartas. Esses são Líderes e Bases, e ambos são fundamentais para o funcionamento do jogo e como os jogadores enfrentarão seus oponentes.

Os líderes são nomeados apropriadamente, já que esses personagens icônicos da franquia ditarão os aspectos do seu deck e, como resultado, o estilo de jogo escolhido. Chegaremos aos Aspectos em breve, mas independentemente do Aspecto que representam, as cartas de Líder terão duas habilidades à sua disposição. Cada Líder tem uma Ação padrão exclusiva disponível que você pode usar a cada turno e normalmente exige que você os esgote para colocá-la em uso.

Então cada Líder tem uma Ação Épica, que pode ser ativada quando você coloca em jogo a quantidade necessária de recursos. Feito isso, você pode virar a carta do Líder e colocá-los diretamente no campo, e eles ganharão a habilidade única daquele lado da carta. Uma vez derrotados, no entanto, você não poderá colocá-los de volta no campo, então você precisa fazer valer a pena.

O objetivo do jogo é destruir a Base do seu oponente, e as cartas Base vêm de vários locais e Aspectos. A maioria das cartas Base estão equipadas com 30 pontos de vida, mas existem algumas Bases que vêm com uma Ação Épica que o jogador pode usar, embora estas tenham apenas 25 pontos de vida. A principal diferença entre Bases está na distinção entre arte e Aspectos, que veremos a seguir.

Um componente central de Star Wars: Unlimited são os Aspectos, e eles desempenharão um papel na escolha de seus Líderes, suas Bases e as cartas que compõem seu baralho. Existem seis Aspectos no jogo (resumidos acima) e incluem Comando, Astúcia, Vilania, Vigilância, Agressão e Heroísmo. Seu Líder normalmente vem com 2 Aspectos e uma Base vem com 1, resultando em 3 Aspectos que você pode usar sem penalidade no deck escolhido.

Parte do que torna o Unlimited tão acessível desde o início é que você pode usar qualquer carta do seu baralho, independentemente do Aspecto que ela contenha. O problema é que você terá que pagar uma penalidade de Aspecto em uma determinada carta se ela não corresponder a um dos três Aspectos do seu Líder e Base, e essa penalidade é ter que pagar 2 recursos extras para jogar aquela carta. Isso é perfeitamente normal se você realmente quiser usar uma carta, mas você realmente maximiza seu baralho ao abraçar esses 3 Aspectos.

Heroísmo e vilania são bastante diretos, pois normalmente se alinham com heróis e vilões e abraçam as linhas mais tradicionais da areia. As coisas começam a mudar ainda mais quando os outros 4 Aspectos são incluídos na mistura, e como você terá um total de 3 em jogo, você terá muito espaço para encontrar uma estratégia que se adapte ao seu estilo particular de jogo.

O Aspecto Azul é Vigilância, que se concentra na defesa e no controle, e muitas cartas aproveitam a palavra-chave Sentinela. Uma unidade com Sentinela significa que o inimigo não pode atacar nenhuma outra unidade ou sua base até que o efeito seja removido ou a unidade Sentinela seja nocauteada. Outros benefícios do Aspecto incluem Restaurar, Reparar e Destruir, só para citar alguns.

O Aspecto Verde é Comando, e este Aspecto se concentra no gerenciamento de recursos e no jogo com uma infinidade de unidades em campo. Existem cartas que se transformam em Recursos quando jogadas, enquanto outras se transformam em Recursos quando são derrotadas. Depois, há cartas como Prepare for Takeoff, que oferecem vários veículos em mãos, e são reforçadas por inúmeras habilidades de líder que dão um impulso a essas unidades.

O Aspecto Vermelho é Agressão, que como o próprio nome indica, trata de causar dano. Cartas como Open Fire causam grandes danos, desgastando inimigos mais bem blindados, e cartas armadas de Sabotador permitem que suas unidades ignorem Sentinela e Escudos para causar dano diretamente. Uma habilidade extremamente útil vem da Líder Sabine, que pode causar 1 dano a ambas as bases a cada rodada. Embora isso também cause danos à sua base, o dano constante à base do oponente aumenta rapidamente e terá um efeito na estratégia dele, então pode muito bem valer a pena dar alguns golpes você mesmo.

O Aspecto Amarelo é Astuto, e este Aspecto se concentra em truques que irão atrapalhar os planos do seu oponente. Há uma imprevisibilidade neste Aspecto, já que as cartas têm coisas como efeitos de Emboscada e Quando Jogadas, que lhes permitem atacar no momento em que atingem o campo. Cartas de evento astutas como No Good to Me Dead podem esgotar uma unidade e impedir que ela se prepare até o final da rodada, e isso pode realmente ter um efeito enorme se implantado da maneira certa. Você pode até fazer o oponente descartar cartas de sua mão, mas para fazer tudo isso você precisará de amplos recursos à sua disposição.

Por último, mas não menos importante, como o combate realmente funciona? Bem, felizmente é bem simples, já que os turnos se movem incrivelmente rápido entre os jogadores. No início do jogo, a pessoa com a ficha de Iniciativa joga primeiro (normalmente decidido lançando a ficha). Cada um de vocês compra uma mão de 6 cartas e escolhe 2 cartas dessa mão para colocar viradas para baixo como recursos. Os recursos são como você paga para jogar as cartas da sua mão e ir para o campo.

A Fase de Ação faz com que os jogadores realizem uma única ação e depois alternem os turnos com o oponente. Isso continua até que ambos os jogadores passem, e as ações podem incluir jogar uma carta da sua mão, atacar uma unidade, usar uma habilidade de ação e pegar a ficha de iniciativa, o que permitirá que você inicie a próxima rodada.

Quando ambos os jogadores passam, inicia-se a Fase de Reagrupamento, que começa com cada jogador comprando 2 cartas do topo do seu baralho. Então você pode escolher qualquer carta da sua mão e colocá-la em jogo como recurso. É opcional, mas no início você vai querer adicionar mais recursos para pagar por algumas das unidades, eventos e atualizações de custo mais alto. A etapa final desta fase é Preparar todas as suas cartas esgotadas e, em seguida, começa outra rodada da Fase de Ação.

Para jogar uma carta você esgotará a quantidade de recursos indicada pelo custo da carta, que aparece no canto superior esquerdo da carta. A batalha é dividida entre a arena terrestre e a arena espacial, e apenas esses tipos de unidades podem ser jogadas em suas respectivas arenas (você não pode jogar um AT-AT no espaço, por exemplo. Algumas unidades têm efeitos de cruzamento, mas aquelas são exclusivos dessas unidades, embora ambos os lados da batalha possam atacar a Base do oponente.

Ao atacar uma Base, você simplesmente causa dano à Base, a menos que seu oponente tenha algum tipo de carta ou habilidade que mude isso de alguma forma. Ao atacar outra unidade, o atacante e o defensor causam dano ao mesmo tempo, o que é resolvido observando o Dano e o HP de ambas as cartas. Uma exceção é a habilidade On Attack, que permite que uma unidade acione seu ataque antes de receber qualquer dano.

Você continua adicionando recursos e mais cartas ao campo conforme as rodadas acontecem e, como mencionado anteriormente, você também tem as Ações do Líder e as Ações Épicas para levar em consideração ao longo do jogo, e a primeira pessoa a derrotar a base do outro jogador vence.

Eu já estou avaliando aqui se quero começar a jogar, ou apenas colecionar as cartas.