Curiosidades

Os sabres de luz mais únicos de Star Wars

Os sabres de luz de Star Wars sempre foram uma marca da franquia, desde que o primeiro sabre foi ativado por Luke Skywalker em Uma Nova Esperança. Quase 47 anos depois, centenas de sabres de luz já apareceram em outras histórias, sejam elas no cânone ou no Legends.

Que tal dar uma olhada em alguns dos mais legais sabres de luz da franquia?

O sabre curvado de Conde Dookan

O sabre de luz de Dookan o representa bem: simples e elegante, porém tendo uma pequena diferença com a curvatura da empunhadura. A diferença ajudava Dookan a praticar sua forma de luta preferida. Apesar de outros personagens usarem um sabre parecido, Dookan foi o primeiro da saga a apresentar e popularizar o design.

As tonfas de Maris Brood

Maris Brood em The Force Unleashed

O jogo The Force Unleashed recebe muito amor dos fãs de Star Wars por conta de sua maneira inovadora de combate. Nele, a personagem Maris Brood possuía sabres de luz em formato de tonfas, que também existem no cânone hoje em dia.

A empunhadura de madeira do sabre de Gungi

Gungi e seu sabre de luz

Gungi é um dos padawans preferidos dos fãs. O pequeno Wookiee Jedi apareceeu pela primeira vez em The Clone Wars, onde vimos ele e outros colegas construindo seus primeiros sabres de luz. O material escolhido por Gungi e Huyang para a construção do sabre foi especial: uma madeira nativa de Kashyyyk. Voltamos a ver o sabre de luz de Gungi na segunda temporada de The Bad Batch.

O sabre de luz instável de Kylo Ren

O sabre de luz instável de Kylo Ren com um guarda-mão surpreendeu muita gente quando foi anunciado. Foi o primeiro personagem no cânone a usar um sabre de luz do tipo. Além disso, o seu sabre de luz rachado dava à lâmina uma instabilidade. Sem mencionar, também, que o cabo do sabre diferenciava-se de demais sabres por conta de sua falta de refino, com fios a mostra.

O sabre de luz duplo de Darth Maul

Com toda certeza, os fãs foram a loucura quando viram pela primeira vez, lá em 1999, o sabre de luz de Darth Maul ser revelado completamente. Isso porque em sua primeira luta no filme, o Sith usou apenas um lâmina ao encarar Qui-Gon Jinn. Porém, ele revelou o seu sabre de luz duplo totalmente ao enfrentar Mestre Jinn e Obi-Wan Kenobi.

O sabre-blaster de luz de Ezra Bridger

Ezra Bridger não teve o luxo de treinar para ser um Jedi em um tempo de paz. Por isso, seu sabre de luz precisava de um toque a mais. Assim, o jovem Jedi criou um sabre que também podia servir como blaster, lançando rajadas que tonteavam os seus inimigos.

Os sabres de luz dos Inquisidores

A divisão de Inquisidores do Império possuía um sabre de luz padrão que era usado pelos seus integrantes. Um sabre de luz duplo e giratório, ele foi apresentado pela primeira vez em Star Wars Rebels e continuou aparecendo em várias outras produções da franquia.

O sabre de luz da Rey Sombria

Rey aparece maligna em uma visão

Apesar de ser apenas uma visão da Rey, o sabre de luz de sua versão sombria é incrível. Ele funcionava de um jeito parecido com o de Pong Krell, de The Clone Wars. O punho do sabre era articulado, permitindo uma variedade maior de movimentos. Além do mais, a lâmina do sabre da Rey Sombria possuía lâminas instáveis, iguais à lâmina do sabre de Kylo Ren.

O sabre de luz com punho de dente de rancor de Tenel Ka Djo

Tenel Ka Djo é uma personagem do Legends, sendo uma membro da Nova Ordem Jedi de Luke Skywalker. Ela se casou com Jacen Solo, também conhecido como Darth Caedus. O seu sabre de luz é um dos mais incríveis da franquia – Tenel usou um dente de rancor como punho para seu sabre. Além disso, ela entalhou marcas de batalha nele.

O sabre de Darth Malgus

O Lorde Sith Darth Malgus, da Velha República do Legends, adicionou pequenas lâminas no punho de seu sabre de luz, lembrando um pequeno machado.

O sabre de luz de Lorde Corvax

O sabre de luz de Lorde Corvax

Aparecendo pela primeira vez no jogo de realidade virtual Vader Immortal, muitos podem não conhecer o sabre de luz de Lorde Corvax. Entretanto, é certamente um dos mais únicos de Star Wars. Corvax viveu em Mustafar mais de mil anos antes dos eventos da saga Skywalker. E diferente de qualquer outro sabre de luz, seu antigo sabre possuía o cristal kyber fora do punho e exposto.

Darksaber

O darksaber nas mãos de Pre Viszla

A primeira aparição do Darksaber aconteceu em janeiro de 2010, na série The Clone Wars, no episódio “The Mandalore Plot”, e se tornou um símbolo da cultura Mandaloriana. O Darksaber, como o nome indica, é de fato um tipo de sabre de luz. A arma é alimentada por um cristal kyber preto raro, achado por um Jedi na época da velha república, milhares de anos antes dos eventos da saga Skywalker. Esse Jedi era Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano a ter entrado na Ordem, e, eventualmente, “Mand’alor” – o título dado ao líder do povo mandaloriano.

O sabre de luz dobrável de Stellan Gios

O sabre de luz com guarda-mão dobrável de Stellan Gios ainda não apareceu nas séries ou filmes, mas seu design merece respeito. Direto das obras da Alta República, o sabre de Stellan era mais prático que o de Kylo Ren – seus guarda-mãos se dobravam quando o sabre não estava em uso.

A manopla de luz de Plo Koon

Arte conceitual de Plo Koon

Seria o Wolverine? Uma arte conceitual de A Vingança dos SIth mostrava o Jedi Plo Koon usando uma manopla de luz. Esse sabre traria duas lâminas retráteis em uma manopla presa no punho do Jedi. Esse formato de punho nunca foi utilizado em Star Wars.

A lança de luz de Senya Tirall

Senya Tirall, personagem de The Old Republic

Apesar de lanças de luz já existirem tanto no cânone quanto no Legends, o sabre de Senya Tirall é único. A parte bastão do punho era telescópico, permitindo a Senya estendê-lo ou contraí-lo.

O para-sol de luz

Uma escolha certamente única em Star Wars Visions

Direto da primeira temporada de Star Wars Visions, o para-sol foi utilizado pela Sith Kouru no episódio The Duel. Este sabre de luz possuía oito lâminas dobráveis que giravam em alta velocidade. Esse sabre permitia a Kouru bloquear uma grande quantidade de fogo inimigo. Lembrando que Visions é uma obra não-cânone.

O rifle de luz de Jocasta Nu

O rifle de sabre de luz de Jocasta Nu

Talvez o modelo mais maluco desta matéria. O rifle de luz de Jocasta Nu não possuía um punho, mas utilizava punhos de sabres de luz como munição. Assim que um sabre de luz era carregado, a arma atirava por volta de cinco disparos mortais antes que o sabre derretesse e se tornasse inutilizável.

Via ScreenRant

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.