CuriosidadesRebelsThe Clone WarsThe Mandalorian

Tudo o que você precisa saber sobre o Darksaber, a lâmina que libertou Mandalore

O último episódio da primeira temporada de The Mandalorian revelou que o Moff Gideon está em posse do Darksaber, arma lendária prezada pelos Mandalorianos. O capítulo gerou curiosidade no fandom, principalmente na parte que não assistiu às animações Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels, onde a história da lâmina é aprofundada.

A primeira aparição do Darksaber aconteceu em janeiro de 2010, na série animada The Clone Wars, no episódio “The Mandalore Plot”, e se tornou um símbolo da cultura Mandaloriana. O Darksaber, como o nome indica, é de fato um tipo de sabre de luz. A arma é alimentada por um cristal kyber preto raro, achado por um Jedi na época da velha república, milhares de anos antes dos eventos da saga Skywalker. Esse Jedi era Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano a ter entrado na Ordem, e, eventualmente, “Mand’alor” – o título dado ao líder do povo mandaloriano. Pouco se conhece sobre Vizsla além de seu legado como o primeiro de sua cultura a se juntar aos Jedi, e que sua arma sobreviveu a eras de conflito – mas a a cooperação pacífica de Vizsla com os Jedi não durou depois de sua morte.

A Ordem enterrou o Darksaber no templo de Coruscant, mas os membros do clã de Vizsla retitraram a arma de lá, para usá-la na batalha que unificaria as diferentes tribos de mandalorianos. Os mandalorianos participaram de vários conflitos entre si durante esse período, mas o mais proeminente de todos foi contra a própria Ordem Jedi, com o Darksaber, que antes foi uma arma da Ordem, sendo usado contra a mesma.

No novo cânone de Star Wars, pouco se sabe sobre essas guerras além do fato de que elas ocorreram durante a queda da velha república, e que o planeta Malachor foi palco de uma de suas batalhas climáticas, assim como Mandalore, que acabou ficando em ruínas devido a um evento cataclísmico que deu a vitória para os Jedi.

Mural em Sundari, capital de Mandalore, que representa as guerras entre os Mandalorianos e as forças da República.

No universo legends, as guerras Mandalorianas acabaram no planeta Malachor V, quando, após o sacrifício de inúmeras forças Revanchistas, a general Meetra Surik ativou uma superarma que criou um vórtice gravitacional, dizimando as forças Jedi e Mandalorianas na superfície do planeta. No novo cânone, se sabe que uma tragédia similar aconteceu – Ahsoka, Ezra e Kanan testemunharam a superfície horrívelmente destruída do planeta durante o clímax da segunda temporada de Rebels.

Milhares de anos após as guerras, o povo mandaloriano passou por mudanças radicais em sua sociedade. A cultura expansionista com ênfase na guerra deu lugar à neutralidade isolacionista, e na época das Guerras Clônicas, um novo movimento político emergiu no planeta que favorecia a paz em vez do conflito. O título de Mand’alor não tinha mais efeito, e ao invés da Casa Vizsla (os descendentes de Tarre), quem tomava a frente do governo mandaloriano era a Duquesa Satine Kryze – de outra Casa tradicional de Mandalore.

O Darksaber, embora ainda um símbolo potente, tinha se tornado uma arma de notoriedade, ao invés de unificadora. Embora a arma ainda continuasse na posse da Casa Vizsla, seu portador, Pre, fazia parte do Olho da Morte, um grupo de mandalorianos exilados para a lua de Concord Dawn após uma guerra civil que levou à ascensão da Casa Kryze. Nessa época, o papel do Olho da Morte na sociedade mandaloriana era bastante complexo. Em Clone Wars, eles são apresentados como terroristas, com Pre Vizsla erguendo o Darksaber como uma prova de seu direito a conduzir Mandalore a seus dias de guerra novamente. Em The Mandalorian, o Olho da Morte é responsável por salvar o jovem Din Djarin de um ataque separatista.

O papel do Olho da Morte nas Guerras Clônicas pelos olhos de Djarin ainda há de ser revelado, porém ele provavelmente foi adotado para dentro da cultura Mandaloriana porque o Olho da Morte, já exilado e mais fraco, precisava de mais integrantes para a causa de Vizsla. Independentemente disso, sabemos que o seu destino é ligado ao Darksaber . Colaborando com Darth Maul, Pre Vizsla lançou um golpe contra o governo de Satine, usando o Darksaber em batalha enquanto o Olho da Morte deteve as forças leais à duquesa. Resgatando seu título de Mand’alor, a ordem de Vizsla havia retornado a Mandalore, mas não por muito tempo. Traído por Maul, Vizsla caiu em combate pelo trono de Mandalore, e o Darksaber foi para as mãos do ex Sith, saindo das mãos dos mandalorianos pela primeira vez desde sua retirada do templo Jedi.

Pre Vizsla usando o Darksaber em combate.

O reinado de Maul em Mandalore não durou. Atacado pela República e pelo seu antigo mestre, Darth Sidious, Maul fugiu de Mandalore com o Darksaber, assistindo a queda da República e a ascensão do Império de seu planeta natal, Dathomir. Com o regime ditatorial e centralizador imperial, a independência de Mandalore chegou a seu fim. Embora um mandaloriano (o vice-rei Gar Saxon) sentasse no trono do planeta, ele era subserviente ao Império Galático.

Poucos anos antes da batalha de Yavin, contudo, o Darksaber achou seu caminho de volta para casa. Após Maul tentar puxar o jovem Ezra Bridger para seu lado, o Darksaber foi resgatado de seu covil pela jovem rebelde mandaloriana Sabine Wren, filha de um dos clãs vassalos do Vizsla. Wren treinou com o sabre para levá-lo de volta para sua terra natal e torná-lo novamente um símbolo da independência de Mandalore.

Sabine empunhou o Darksaber na revolta contra o reinado de Saxon, eventualmente o usando para derrotar o vice-rei em combate e deixando temporariamente seus amigos da rebelião para unir as casas de Mandalore novamente, com o intuito de livrar seu planeta do controle imperial. Sabine teve sucesso, mas escolheu dar o Darksaber para o novo Mand’alor em vez de mantê-lo consigo. Agora, o sabre não estava na mão de um Vizsla, e sim de um Kryze novamente: Bo-Katan, a irmã de Satine e antiga aliada de Pre Vizsla, que depois se voltou contra ele.

Bo-Katan com o Darksaber.

Porém, a independência de Mandalore não durou, novamente. Durante a Guerra Civil, o Império realizou um expurgo no planeta, dizimando sua população, que ficou separada em facções tribais e sobreviventes espalhados pela Orla Exterior. O Darksaber caiu nas mãos do Império, e como mostra a finale de The Mandalorian, continuou com ele, mesmo após sua queda, nas mãos do Moff Gideon. A segunda temporada da série provavelmente mostrará como o Moff adquiriu a arma e os detalhes do expurgo de Mandalore.

Moff Gideon empunhando o Darksaber no último episódio da primeira temporada de The Mandalorian.

Inspiração: Gizmodo.