ArtigosOutras

Parece Star Wars, mas é só um satélite caindo na Terra

Muitos de nós provavelmente pensaram que estavam sonhando quando a Agência Espacial Europeia publicou imagens do que parecia ser um caça estelar TIE no espaço. Infelizmente, não foi o Império, mas sim vislumbres de um satélite de observação da Terra com décadas de existência voltando para casa.

As imagens recentes do satélite, conhecido como o segundo satélite europeu de sensoriamento remoto, ou ERS-2, foram obtidas pela empresa de tecnologia espacial HEO usando câmeras a bordo de outros satélites. A ESA tem-se preparado para a reentrada do ERS-2 desde o início de fevereiro. Desativou o ERS-2 em 2011 e posteriormente iniciou o processo de desorbitação que durou anos, o que implicou a redução da altitude do ERS-2 para evitar colisões com outros satélites e esgotar o combustível restante.

O satélite de 2 toneladas finalmente fez sua reentrada descontrolada na atmosfera da Terra na quarta-feira (21/02/2024), quando atingiu uma altitude de 80 quilômetros e começou a se quebrar devido ao arrasto atmosférico. O ERS-2 pousou no Oceano Pacífico Norte, entre o Alasca e o Havaí, informou a ESA, e não houve danos materiais.