Resenha | SériesThe Bad Batch

‘The Bad Batch’ retorna com início impressionante

The Bad Batch retorna para seu ano final com três episódios que já entram facilmente para a lista de melhores da série e, por que não, de todo o universo animado de séries de Star Wars. A série surgiu com uma responsabilidade gigantesca: suceder The Clone Wars, a série tão querida por tantos fãs da franquia. E não apenas isso: tinha a missão, também, de mostrar um período quase que inexplorado nesse novo cânone: os primeiros meses da ascensão do Império Galáctico. E, com isso, ainda mais perguntas para serem respondidas: o que aconteceu com os clones, os bastidores da política no Senado, os experimentos de Palpatine…

As duas primeiras temporadas de The Bad Batch vinham mostrando com exímio como o Império passou a destratar os clones. E como estes começaram a retomar seu pensamento independente que tanto conseguiram após anos lutando ao lado dos Jedi e que perderam com a Ordem 66. Além, claro, do que seria a vida deles sem uma guerra para lutar. Tudo isso sob as lentes da Força Clone 99, que agora tinha uma nova integrante: Omega, a misteriosa clone de Jango Fett criada por Nala Se, a cientista-chefe de Kamino. Mais uma questão para os protagonistas clones: como sobreviver nesses novos tempos sombrios e ainda cuidando de uma criança que está sendo procurada pelo Império?

Omega na primeira temporada de The Bad Batch. — Foto: ©2021 Lucasfilm Ltd. & TM. Todos os direitos reservados.

Uma vem, outro vai: crosshair, o sniper do esquadrão, deixou a equipe, renovando sua lealdade ao Império Galáctico. Vemos seu antagonismo crescendo na primeira temporada, mas recebendo um baque com a destruição das cidades de Kamino. E esse baque em relação ao Império continuou na segunda temporada até sua lealdade ser totalmente rompida após ver o total destrato do Império com os clones.

Chegamos ao terceiro e último ano da série com os 99s em frangalhos: Tech se sacrificou para salvar seus irmãos e Omega foi levada pelo nefasto Dr. Hemlock para Tantiss, o famoso lugar da Trilogia Thrawn original. Do outro lado, o agora redimido Crosshair estava nas mãos do Dr. Hemlock, no mesmo lugar para o qual Omega foi levado.

Omega na terceira temporada de The Bad Batch  — © 2024 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

E assim chegamos ao primeiro episódio da temporada. “Confined”, ou “Confinados”, nos mostra diretamente a vida de Omega em Tantiss. Vemos uma qualidade cinematográfica inserida na série, trabalhando com cuidado o desenvolvimento da personagem. Repetições, cenas silenciosas, pensamentos ditos por meio de expressões.

Aqui, o mistério sobre Omega começa a ter as primeiras pistas – Nala Se, Emerie Karr (a outra clone feminina de Jango) e Dr. Hemlock trabalham em um projeto secreto do Imperador. A ideia é achar um clone que possua “contagens M” positivas. Essas “contagens M” já foram mencionadas anteriormente em The Mandalorian pelo Dr. Pershing, o responsável por fazer experimentos com Grogu – o “M” significando midichlorians. Ou seja, The Bad Batch começa a construir a ponte entre toda a saga, até o Episódio IX.

Crosshair em cena da terceira temporada — © 2024 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

Aqui começa o desenvolvimento da relação de Omega e Crosshair, que está detido e passa diariamente por sessões de torturas. Omega, sempre aberta, e Crosshair sempre fechado, amargurado com tudo que aconteceu. Crosshair não é o único amigo de Omega em Tantiss. Há também uma animal que ela alimenta, a qual ela chama de “Batcher”.

O episódio mostra Omega em sua nova rotina de repetições e, através disso, mostra o desolador passar do tempo.

Emerie Karr em cena da segunda temporada — © 2023 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

O episódio seguinte, “Paths Unknown”, traz o que sobrou da equipe. Hunter e Wrecker agora estão sozinhos – Echo retornou para Rex para continuar sua procura por Omega. Os dois procuram pistas do paradeiro de sua irmãzinha e chegam a um planeta que já foi o centro de operações de Dr. Hemlock. Lá, eles encontram três cadetes clones que conseguiram fugir da instalação antes de o Império evacuá-la e bombardeá-la, assim como fez com Kamino. O planeta sofre com as consequências das ações de Hemlock e seus experimentos – um tipo de criatura que se parece com vinhas de árvore e se torna uma grande ameaça para os clones.

Hunter em cena da terceira temporada  — © 2024 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

O objetivo dos dois lá é conseguir alguma informação do computador da base sobre a localização de Tantiss. Neste episódio, Hunter e Wrecker oferecem aos jovens clones um novo caminho para trilharem no futuro, um que eles mesmos possam redigir. Dois destes clones têm um conflito sobre abandonar Hunter, Wrecker e um amigo deles na base, atacada pela criatura de vinhas, mas resolvem salvar os irmãos. Após conseguirem recuperar dados da base, eles retornam para Pabu.

O terceiro episódio, “Shadows of Tantiss volta a ter foco em Omega e Crosshair. O plano de Nala Se de esconder as amostras de Omega estão em perigo e ela manda a pequena clone fugir de Tantiss. Isso tudo em vista da visita de Palpatine às instalações e temos mais um vislumbre do que vem a seguir na temporada. O plano de Palpatine em garantir o futuro do Império através de clonagem… e Omega tem um papel fundamental ao possuir uma contagem de midichlorians positiva.

Vale uma nota: o projeto comandado por Hemlock se chama Necromancer – o mesmo projeto mencionado pelos Imperiais na cena de reunião do Conselho Sombrio com Moff Gideon na terceira temporada de The Mandalorian.

Imperador Palpatine em cena da terceira temporada  — © 2024 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

Omega aproveita que o local está preocupado com o Imperador e aproveita para cumprir as ordens de Nala Se. Mas, claro, ela não podia fugir sem Crosshair. E aqui vem um adendo – já assistimos aos primeiros oito episódio da temporada e a relação que começa a se construir aqui é um dos pontos mais fortes deste ano de The Bad Batch. Os dois conseguem fugir pelo “canil”, onde Batcher ficava antes Omega a libertar, após Batcher se machucar e quase sofrer eutanásia pelo Império.

O Império começa a caçá-los e, quando os três já estão escapando do planeta, Emerie Karr descobre o segredo de Nala Se: Omega possui uma contagem de midichlorians positiva. Por conta disso, Hemlock ordena que os caças deixem-nos fugir – afinal, Omega era valiosa demais para o Império.

Doutor Royce Hemlock em cena da terceira temporada — © 2024 Lucasfilm Ltd. & ™. Todos os direitos reservados.

É um início de temporada impressionante, que avança bastante a história que a série se propôs a contar e desenvolve os personagens. Os mistérios que A Ascensão Skywalker criou e The Mandalorian tratou com Dr. Pershing e Grogu começam a ter uma resposta nesse último ano da série.

A qualidade da animação da série continua impecável, melhorando ainda mais de qualidade. E o que nos resta agora é nos preparar para uma temporada que, com certeza, será de bastante emoção.

Os três primeiros episódios da terceira temporada de The Bad Batch estão disponíveis no Disney+.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.