EntrevistaEpisódio IX - A Ascensão Skywalker

Ian McDiarmid defende o retorno do Imperador Palpatine

O retorno do Imperador Palpatine em A Ascensão Skywalker foi um ponto de controvérsia entre muitos fãs. Muitos amaram ver o retorno de do personagem, mas outros não curtiram a inclusão de Palpatine.

Em entrevista a Empire Magazine, Ian McDiarmid, intérprete do Imperador, defendeu o retorno de Palpatine no nono episódio da franquia. “Muitas pessoas disseram que foi ridículo”, ele disse. “Claro, ele estava morto no final de Retorno de Jedi! E francamente, eu acho que George achou que havia me matado também. Mas J.J. achou que seria uma boa ideia – e eu não iria discutir com ele.”

Se tem algum personagem que voltaria do mundo dos mortos, com certeza seria Palpatine. “Eu sentia que Palpatine sempre tinha um plano B – e provavelmente planos C, D, E e F também”, McDiarmid comenta. “E ele era um expert em clonagem, então…”

Ian McDiarmid como Palpatine em A Ascensão Skywalker

Ao manipular os eventos das três trilogias de Star Wars, o ator destaca, Palpatine se torna o grande vilão do cinema. “A coisa que me deixa mais satisfeito, e você sabe, isso só se tornou evidente quando me pediram para voltar para A Ascensão Skywalker, é que cada ato malévolo em toda a franquia Star Wars está, direta ou indiretamente, relacionado a esse personagem”, ele pondera. “Isso é totalmente maligno, e eu acho que é um arco estranhamente satisfatório. Eu realmente me sinto sortudo em fazer isso – e outros vilões do cinema agora precisam competir com isso.”

Os fãs costumam brincar que a revelação da existência de uma neta de Palpatine, a Rey, também traz outro fato chocante: Palpatine fazia sexo? “Por favor, não leve essa linha muito a sério”, McDiarmid disse. “Mas sim, ele fazia. É uma ideia horrível pensar, mas, claro, talvez ele não fazia”. Canonicamente, o pai de Rey, Dathan, era um clone falho do Imperador, em vez de um filho genético. “Talvez tem tudo a ver com as midi-chlorians – e nem me pergunte o que são elas”, ele continua. “Nunca confie na sua neta. É a camiseta que Palpatine mandou fazer. Logo após sua morte.”

Apesar de tudo, Ian McDiarmid continua seu retorno à franquia. Após ter aparições em Rebels, Obi-Wan Kenobi, Tales of the Jedi, ele voltou a interpretar o personagem em The Bad Batch.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.