Artigos

O que esperar de Star Wars em 2024

O ano de 2024 está se formando como um ano transitório para Star Wars. À medida que os conteúdos familiares estão dando lugar a algumas ideias novas, então estamos com menos foco para o momento atual e mais para o que está por vir: Já se passaram cinco longos anos desde A Ascensão Skywalker, e grande parte desse período tem testemunhado anuncios de projetos de filmes que desmoronam meses ou anos depois, nunca indo além da idealização ou dos primeiros rascunhos. Na Star Wars Celebration do ano passado, a Lucasfilm deu um passo ousado, revelando publicamente quais são agora os três próximos grandes projetos de filmes de Star Wars. Embora haja muito o que esperar este ano no mundo dos jogos, livros, quadrinhos e TV de Star Wars, todos os olhos estarão voltados para ver se a Lucasfilm pode realmente começar a trazer a galáxia muito, muito distante de volta à tela grande.

No Streaming este continuará sendo um grande ano, embora um pouco mais fraco do que nos últimos anos. É improvável que a próxima temporada de The Mandalorian chegue este ano, a menos que chegue aos últimos meses, e a tão elogiada Ahsoka está agora dando um passo para trás, com um futuro incerto dependendo se os sonhos do último filme de Star Wars realmente forem dar certo. Mas compensando isso, olhamos para duas novas séries de Star Wars que são, em geral, mundos e ideias completamente novos para a franquia: Skeleton Crew, a série pós-Retorno de Jedi, estrelada por Jude-Law, construída em torno de um grupo de crianças pequenas. levadas para a aventura, e The Acolyte, a estreia em live-action da era da Alta República que se concentrará nos planos do Lado Sombrio de ascender à medida que a luz da era de ouro dos Jedi diminui. Não é apenas o lançamento de duas séries totalmente novas, mas o lançamento de duas histórias que são, aparentemente em sua maior parte desconectadas dos personagens anteriores.

É também um ano importante para a animação Star Wars. A terceira e última temporada de The Bad Batch está marcada para estrear este ano, assim como uma continuação da série antológica Tales of the Jedi. Mas à medida que mais uma fase da animação da Lucasfilm chega ao fim, há espaço para especulações sobre o que o estúdio planejou para o próximo meio. Haverá ainda mais spinoffs estilizados de Clone Wars ou é hora de algo novo?

Embora não haja filmes de Star Wars chegando em 2024, este ano ainda representa um período importante para as últimas tentativas da Lucasfilm de definir um plano para o retorno de Star Wars nas telonas, pois já temos um intervalo de cinco anos desde a Ascensão Skywalker. A grande atração principal é o filme Nova Ordem Jedi de Sharmeen Obaid-Chinoy e Daisy Ridley, que está programado para começar a ser filmado este ano, mas esperamos que este ano também veremos movimento nos dois filmes anunciados junto com ele, “Dawn of Jedi”, o conto de história antiga dos Jedi e agora o filme Nova República vs. Remanescente Imperial do criativo Dave Filoni – movimento que realmente nos faz sentir que esses projetos não cairão no esquecimento/cancelamento como tantos outros antes deles.

O ano passado foi excelente para os jogos de Star Wars, graças ao incrível Star Wars Jedi: Survivor – não apenas um dos melhores jogos do ano, mas uma das melhores histórias de Star Wars que existem. Este ano, todos os olhos estão voltados para uma história completamente diferente: Star Wars Outlaws da Ubisoft, que troca os Jedi por uma aventura de contrabando de mundo aberto ambientada durante os eventos dos filmes originais.

Este também é um grande ano para os nostalgicos: as prequelas completam 25 anos com o aniversário de A Ameaça Fantasma em maio. E o que nos aguarda com isso, não sabemos ainda.

O próximo ano será importante para o futuro dos livros e quadrinhos de Star Wars. Ele verá o encerramento da terceira e há muito anunciada fase final do projeto transmídia High Republic, vinculando-se ao lançamento do programa de streaming The Acolyte. Mas o que virá a seguir na ficção de Star Wars?

Existe a possibilidade de vermos mais dependendo do sucesso de The Acolyte despertar ou não interesse em diferentes períodos desta era. Mas também há a oportunidade para os livros de Star Wars simplesmente passarem para outro projeto de escala semelhante em outro período de tempo, ou reexplorar seu estilo de produção anterior, com vários romances independentes em todos os diferentes períodos da franquia, com as lições aprendidas do que funcionou, e o que não funcionou. Já sabemos algumas coisas que estão a caminho, como o romance do Conselho Jedi adjacente ao aniversário da Ameaça Fantasma, “Living Force”, bem como, é claro, os romances climáticos da fase três da Alta República.

Isso sem falar nos quadrinhos de Star Wars da Marvel, que se sentem cada vez mais presos em sua mudança para o período entre Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi desde 2020. Não é como se não houvesse boas histórias lá, mas três anos muita coisa foi amontoada nesta pequena fatia de Star Wars, e é hora de ver o que poderia acontecer, se a Marvel estiver disposta, para trazer seus livros talvez além da própria trilogia original. Parece que 2024 será um ano evolutivo e transitório importante para a ficção de Star Wars em sua estante, independentemente da forma que assuma.

O filme Rey de Sharmeen Obaid-Chinoy pode não chegar em 2024 – e dada a atual taxa de sucesso de Star Wars em concretizar projetos de filmes com luz verde, há uma chance não insignificante de que não dê certo – mas a Lucasfilm está preparada para a tempestade de guerra cultural que já está gerando? A resposta é… provavelmente não, embora já tenhamos um tempo longo desde que O Despertar da Força e Os Últimos Jedi se tornaram tópicos emergentes para as discussões e tempestades que esses assuntos geram.

Já vimos o impacto que essas discussões anteriores tiveram no futuro da franquia, especialmente no que diz respeito à forma como a Lucasfilm lidou com talentos na frente e atrás das câmeras que se tornaram alvos dessas campanhas de ódio. O estúdio tomou medidas para melhorar nesse aspecto, mas o filme de Rey enfrenta um tipo de indústria de guerra cultural armada que simplesmente não existia no estado em que existe atualmente, mesmo na última vez que um filme de Star Wars foi lançado – hoje temos uma indústria já ansiosa para destruir a franquia e seus criativos. Dado que o filme quase se tornou um projeto decisivo para o retorno cinematográfico de Star Wars, 2024 deve ser um ano em que o estúdio intensifique radicalmente a forma como se posiciona com sua criatividade e talento, e o filme de Rey será um dos campos de batalha mais importantes para que isso aconteça ao entrar em produção.

Ou seja, 2024 se forma como um ano muito importante e divisor de aguas para Star Wars, vamos acompanhar.

[Via: Gizmodo]