ArtigosClone Wars

Há 20 anos Clone Wars de Genndy Tartakovsky mudou Star Wars para sempre

Vinte e seis anos após sua primeira menção, em 2003, Clone Wars trouxe o conflito para a TV pela primeira vez – e moldou o futuro de Star Wars por gerações.

Há vinte anos, a visão de um pequeno Yoda de desenho animado – envolto em uma capa com capuz, seu sabre de luz verde aceso e erguido – em uma montaria semelhante a uma cabra transformou Star Wars como o conhecíamos. Um ano antes, no clímax de Ataque dos Clones, foi dito a nós que as Guerras Clônicas começaram: agora elas realmente começaram, e Star Wars nunca mais seria o mesmo.

Ao longo de dois anos e 25 capítulos, Star Wars: Clone Wars – feito para o Cartoon Network pelo diretor seminal por trás do Laboratório de Dexter, Samurai Jack, e mais, Genndy Tartakovsky – trouxe o público para a linha de frente de seu conceito titular de uma forma apenas provocada por Ataque dos Clones no ano anterior. Ao fazer isso, Star Wars liberou um potencial que, naquele momento, não era explorado há décadas: como o poder da animação poderia ser usado para expandir sua galáxia, e não apenas fazê-lo cinematograficamente e em termos de sua tradição, mas estilisticamente também.

Clone Wars não era necessariamente uma série narrativa – sua terceira temporada traria enredos e estruturas mais definidos que se desenrolariam ao longo de seu tempo de execução expandido, mas na maior parte era uma série de vinhetas soltas, janelas para diferentes frentes da guerra. O diálogo era espartano e o cenário limitado. Clone Wars contou sua história através das batidas de sua ação, da ascensão e queda do combate. Os momentos de silêncio entre as rajadas frenéticas de tiros de blaster e movimentos de sabre de luz foram exatamente isso: silêncio, uma tensão que sustentou tudo, desde soldados de elite ARC se esgueirando pelas ruas da cidade de Muunilist até as florestas escorregadias de Yavin 4, hospedando um duelo sombrio entre Anakin Skywalker e Asaaj Ventress, até as terras áridas de Hypori, enquanto o General Grievous fazia sua horripilante estreia.

É fascinante que Clone Wars – que foi, em sua maior parte, quase uma peça estilística mais do que uma história de Star Wars – tenha preparado o cenário para muito do que viria a seguir nas próximas duas décadas da franquia e além. Seu impacto direto na série animada 3D The Clone Wars é óbvio: não apenas em como o último programa infundiu as ideias do primeiro com objetivos narrativos maiores, mas em suas próprias influências e estilização, e nas perspectivas que queria contar. O foco das Guerras Clônicas na personalidade do Exército Clone pode traçar uma linha direta para o próprio fascínio das Guerras Clônicas pelas legiões mascaradas da República através de figuras como o Capitão Fordo, e além disso, em sua exploração de um mundo de usuários da Força fora de apenas os personagens dos filmes – de Kit Fisto a Luminara Unduli e Bariss Offee, até seus vilões como Asaaj Ventress e Conde Dookan.

Mas talvez acima de tudo o legado de Clone Wars fora de seu impacto direto em The Clone Wars – e como esse programa remodelou fundamentalmente grande parte da ficção contemporânea de Star Wars por meio de personagens como Ahsoka Tano – é como ele moldou seu público para estar preparado para um mundo de Star Wars que não se parecia em nada com os filmes. Não foram os filmes. O estilo de arte exagerado e ousado de Tartakovsky em Samurai Jack e suas outras obras foi traduzido para Star Wars de uma forma fantástica, dando a Clone Wars uma sensação que empurrou a estética da Trilogia Prequel ainda mais para sua clássica ficção científica de meados do século 20, um legado que vemos nos projetos de animação que vieram depois dele, além de apenas The Clone Wars, como Rebels e até mesmo Star Wars Visions.

Essa estética exagerada não se aplica apenas visualmente, mas também cinematograficamente. Clone Wars nos deu feitos de ação que os filmes nunca poderiam, Jedi no auge de seu poder desmantelando grupos de inimigos em ataques únicos ou meros gestos de suas mãos – isso empurrou os limites do que poderíamos ver como aceitável em Star Wars para um uma espécie de mito folclórico. Trouxe histórias exageradas de como Mace Windu sozinho poderia parar o cerco de Dantooine, como apenas 10 soldados clones poderiam mudar a maré da Batalha de Muunilist, de como apenas um único General Separatista cibernético poderia fazer um esquadrão de Jedi tremer de medo. A apresentação estilística de Clone Wars se presta a uma confusão entre o real e o surreal de uma forma que poucas histórias de Star Wars – tão obcecadas com a definição rígida do que é ou não parte de um cânone prescrito como a franquia pode ser hoje em dia – têm desde então, abraçando a ideia de que sempre há um pouco de verdade nas lendas que viriam a definir a transição de uma era do Universo Expandido para a próxima.​

Clone Wars chegou ao ápice da era prequel de Star Wars, o culminar das ideias que George Lucas teve sobre sua história décadas antes. Mas de uma forma tão pequena e impactante – mesmo supostamente “suplantada” como seria por uma segunda série que levaria o nome de seu conflito anos depois – ela influenciaria muito Star Wars nas décadas seguintes, e continuaria influenciando. à medida que a franquia entra em uma era ainda mais saturada culturalmente.

Clone Wars (2003) está disponível na íntegra no Disney+.

Traduzida e adaptada do site gizmodo.