AhsokaAlta RepúblicaCuriosidades

A conexão entre “Ahsoka” e “A Alta República”

Ambientado na Era da Alta República, entre 500 e 100 anos Antes da Batalha de Yavin (ABY), o projeto Star Wars: A Alta República utiliza diferentes meios para contar a história da época de ouro dos Jedi, da República e dos Nihil, um grupo de piratas que navegavam pelo espaço usando os misteriosos Caminhos e que tinha como objetivo destruir os Jedi e a República. Livros, HQs, contos, audiobooks e, mais recentemente, séries no Disney+ formam um imenso quebra-cabeça que se encaixa (quase) perfeitamente à medida em que os materiais são publicados.

Entre 2021 e 2022 A Alta República foi uma série exclusivamente literária, com romances destinados a diversas faixas etárias, HQs, contos e audiobooks. Em 04 de maio (may the four!) de 2023, a primeira produção audiovisual da Alta República foi lançada: The Young Jedi Adventures (As Aventuras dos Jovens Jedi), série animada destinada ao público infantil.  E em 2024 a série The Acolyte, voltada para o público mais velho, deve chegar ao Disney+.

E o que Ahsoka, que se passa 9 anos Depois da Batalha de Yavin (DBY) tem a ver com A Alta República?

O quarto episódio da série criada por Filoni, na cena do duelo entre Ahsoka Tano (Rosario Dawson) e Baylan Skoll (Ray Stevenson) em Seatos, mostra runas que, quando decodificadas, fazem menção à Zona de Exclusão (ou Oclusão) Nihil. A Zona de Exclusão – mencionada pela primeira vez na minissérie de HQ The High Republic: Shadows of Starlight, lançada em outubro e ainda não publicada no Brasil – é uma região dos territórios da Orla Exterior que o líder Nihil Marchion Ro reivindicou como território Nihil.

Os dez setores do espaço na Fronteira Galáctica foram isolados por uma barreira de energia que impede qualquer acesso às rotas de viagem do hiperespaço e evita efetivamente quaisquer idas ou vindas que os Nihil não possam conter. Os inocentes que ficassem presos em território Nihil têm uma “escolha”: considerarem-se Nihil e cumprirem as leis do grupo, ou serem vistas como inimigas.

Ficou implícito que o caminho dos territórios da Orla Exterior até onde o Grande Almirante Thrawn e Ezra Bridger estavam presos passava pela Zona de Exclusão Nihil. Não é uma conexão importante, mas é uma maneira legal ver os acontecimentos da Alta República conectando-se a outros elementos do universo Star Wars na série Ahsoka.