Quem foi Mãe Talzin, a poderosa Irmã da Noite?
A Mãe Talzin foi uma Dathomiriana que viveu nas décadas finais da República, se tornando uma notável figura de poder durante a Guerra dos Clones. Em seu mundo natal de Dathomir, a Mãe Talzin vivia como uma xamã e era a líder do Clã das Irmãs da Noite.
Talzin foi a responsável por unir os clãs das Irmãs da Noite. Sua expertise no uso de mágica chamou a atenção de Darth Sidious. Ele visitava Dathomir para trocar conhecimentos do Lado Sombrio da Força com Talzin e queria tomá-la como aprendiz. Em vez disso, ele levou Maul, o filho de Talzin, em seu lugar.
Apesar de saber que Maul havia sobrevivido seu duelo com Obi-Wan Kenobi, ela não podia resgatá-lo. Assim, ela permaneceu em Dathomir para tramar sua vingança contra Sidious e os Sith, com seu plano final sendo a dominação da galáxia.
Vingança de Talzin contra os Sith
Quando as Guerras Clônicas eclodiram, Mãe Talzin ganhou notoriedade galáctica vendendo os serviços das Irmãs da Noite como assassinas e mercenárias. No meio das Guerras Clônicas, Talzin começou a mirar o Conde Dookan, o líder da Confederação e o mais novo aprendiz de Lord Sidious.
Asajj Ventress, uma ex-Irmã da Noite que se tornou aprendiz Sith, sofreu uma traição de Dookan e voltou a Dathomir em busca da ajuda de Talzin para se vingar. Embora suas primeiras tentativas de assassinar Dookan tenham fracassado, Talzin tinha um plano de longo prazo para a queda do Lorde Sith. Ela forneceria a Dookan um novo aprendiz na forma do Irmão da Noite Savage Opress, que também era um dos filhos de Talzin.
Opress era irmão biológico de Maul e, depois de cair sob a influência de sua magia, tornou-se completamente leal à sua mãe e foi oculto nas fileiras dos Sith. No final, tanto Ventress quanto Opress se mostraram incapazes de matar o Conde e precisaram a buscar refúgio com Talzin mais uma vez. Enquanto ela encarregava Opress de localizar Maul em algum lugar dos Territórios da Orla Exterior, ela recebeu Ventress de volta a Dathomir.
A Queda das Irmãs da Noite
Dathomir sofreu uma invasão das forças de dróides logo depois e quase todas as Irmãs morreram nas mãos de General Grievous e suas forças. As exeções foram uma criança chamada Merrin, Morgan Elsbeth, Ventress e a própria Talzin.
Enfraquecida, a anciã Irmãs da Noite fugiu para o mundo espiritual para sobreviver. Pouco depois do massacre, Opress voltou a Dathomir tendo recuperado com sucesso um Maul enlouquecido e debilitado. Usando a magia que lhe restava, Talzin reconstruiu seu filho e restaurou sua mente fragmentada.
O ato de restaurar Maul forçou Talzin a abandonar seu corpo físico para o reino espiritual, mas seu filho prometeu levar adiante a vingança em uma missão para atrair e matar Dookan e Sidious. Maul e Opress conseguiram formar o Coletivo das Sombras como uma base de poder. Entretanto, o próprio Darth Sidious os encontrou e derrotou. Sidious matou Savage e capturou Maul, efetivamente interrompendo os planos de vingança de Talzin.
Duelo com Mace Windu
Enquanto isso, ela empreendeu um esquema para absorver a energia bruta da Força dos Mestres Dagoyan de Bardotta. Sua manipulação do Culto Frangawl de Bardotta, que a reverenciava como a Grande Mãe, resultou no sucesso no sequestro e absorção de quase todos os Mestres. Porém, Mace Windu e Jar Jar Binks interferiram na tentativa de Talzin de absorver a Rainha Julia de Bardotta.
Talzin duelou com Mace Windu utilizando sua espada que eventualmente iria para as mãos de Morgan Elsbeth. Enquanto isso, Jar Jar libertava Julia.
Sua derrota final
Isso forçou Talzin a retornar para o reino espiritual, mas ela recebeu uma chance final de escapar e se vingar. Isso aconteceu quando Maul se libertou do domínio de Sidious e começou a planejar com sua mãe a captura e morte de Dookan para atrair Sidious. Maul teve sucesso em capturar Dookan e o levou a Dathomir, onde sua mãe possuía o corpo do Conde e quase o matou.
A tortura de Dookan deu forças suficientes à Irmãs da Noite para retornar ao mundo físico, mas seu ritual foi novamente interrompido, desta vez por Grievous e Darth Sidious, que vieram acabar com a ameaça de Talzin de uma vez por todas. Apesar de seu retorno ao mundo material durante o conflito, Talzin não teve sucesso em matar Dookan e não conseguiu resistir à força de dois Lordes Sith e seu general ciborgue. Ela enviou Maul para a segurança antes de ser morta por Grievous, uma morte que marcou a queda de Dathomir e o fim do covil das Irmãs da Noite de Talzin.
Fonte: Wookieepedia