AhsokaEspeculaçõesRebelsThe Clone Wars

O que são as estátuas do final de ‘Ahsoka’?

O mistério do que Baylan procura em Peridea ganhou novas camadas com as estátuas que apareceram ao final do último episódio de Ahsoka. Mas o que são elas e o que podem significar?

Baylan encontra estátuas representado os Deuses de Mortis

Ao longo da temporada, Baylan sempre deixou claro para sua aprendiz Shin que ele está a procura de algo a mais em Peridea, o destino deles em busca de Thrawn. E esse algo a mais é uma fonte de poder inigualável. Além disso, ele também disse estar a procura de algo que ponha um fim às constantes guerras da Força que assolaram a Galáxia ao longo dos milênios.

No último episódio de Ahsoka, a busca de Baylan pareceu estar chegando ao fim. A última cena do personagem o mostra em pé numa estátua representando o Pai de Mortis, encarando uma fonte de luz no horizonte.

Assim como nas representações dos Deuses de Mortis vistas em Rebels, à sua direita está o Filho, a representação do Lado Sombrio. À sua esquerda, está a estátua da Filha, mas com sua cabeça decapitada.

Os Deuses de Mortis em Rebels

No arco de The Clone Wars, a Filha é a primeira a ser morta, sendo acidentalmente atingida por um golpe de seu irmão. Ao mesmo tempo, Ahsoka havia sido infectada pelo Filho, caindo para o lado sombrio e morrendo logo em seguida. O Pai e Anakin realizam um ritual que traz Ahsoka de volta à vida usando a força vital da Filha.

A Filha

Morai aparece para Ahsoka

É possível que, por ser uma representação do lado luminoso, as bruxas de Peridea podem ter destruído a estátua da Filha. As Irmãs da Noite utilizam uma forma do Lado Sombrio da força em suas mágicas.

A importância da figura da Irmã parece interessante baseado nos acontecimentos do episódio. Em uma cena anterior, Ahsoka finalmente revê Morai, sua guia espiritual que é uma representação da Filha.

A Luz no Horizonte

Baylan observa uma luz no horizonte

Ficou claro durante a temporada que qualquer que seja o poder que reside em Peridea, assusta também as Irmãs da Noite. Isso leva a crer que veremos uma fonte de poder maligna. Um dos mistérios que o arco de Mortis em The Clone Wars criou é: cadê a Mãe? Quem seria a figura materna dos Deuses de Mortis?

No Legends, essa figura se tornou Abeloth, um ser de poderes inimagináveis. Falamos sobre ela e especulamos que ela possa ser a fonte de poder que Baylan busca. Seria essa fonte de luz uma prisão criada pelos Deuses de Mortis para aprisionar a Mãe?

É interessante, também, que a sociedade das Irmãs da Noite é matriarcal, onde suas líderes se chamam Grande Mães. Seria uma maneira delas venerarem e temerem essa possível Mãe?

A conexão das Irmãs da Noite com Mortis no Legends

O Filho, o Deus com Presas
A Filha, a Deusa Alada

Algo interessante é que as Irmãs da Noite possuem duas divindades: A Deusa Alada e o Deus com Presas. No Legends, esses deuses eram, respectivamente, a Filha e o Filho de Mortis.

Outro fato interessante do Legends é que os habitantes originais de Dathomir, uma raça chamada de Kwa construiu os chamados “Portais do Infinito”, que tinham o poder de transportá-los pela galáxia e podiam usá-los como uma superarma. O conceito lembra o Mundo Entre Mundos, não?

Um portal para o Mundo Entre Mundos?

O Pai aponta para o Portal

Outra grande possibilidade é que a luz possa ser uma espécie de templo que possua um portal para o Mundo Entre Mundos. Algo que leva a crer é a forma como a estátua do Pai está disposta, ele está apontando para a luz no horizonte.

Em Rebels, após Ezra ativar o portal, o mural com a pintura dos Deuses de Mortis começa a brilhar em uma cor dourada, igual a cor da luz observada por Baylan. Além disso, a pintura do Pai assume uma nova posição, apontando em direção ao portal do Templo Jedi em Lothal.

Assista à cena de Rebels:

Estamos ansiosos para descobrir as respostas desse mistério. Uma segunda temporada está sendo discutida, mas ainda não foi oficializada. Infelizmente, a morte de Ray Stevenson pode afetar os rumos da história, então fica no ar qual será a solução criada por Dave Filoni e sua equipe.


Os episódios mencionados nesse post foram:

Arco de Mortis em The Clone Wars: Episódios 15 (Overlords), 16 (Altar of Mortis) e 17 (Ghosts of Mortis) da terceira temporada.

Arco do Mundo Entre os Mundos em Rebels: Episódios 12 (Wolves and a Door) e 13 (A World Between Worlds) da quarta temporada.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.