Eventos

Como foi participar da Jedicon SP 2023?

Se há um evento que aguardamos tanto todo ano é a Jedicon SP. Ela reúne todo o fandom de Star Wars, e como parte da União Star Wars Brasil, nós da Sociedade Jedi não podíamos ficar de fora.

“Posso dizer que foi a mais divertida dos últimos anos”, conta Marcelo “Chewie” Forchin, presidente do Conselho Jedi São Paulo (CJSP), fã clube que junto com o CJ de Minas Gerais e do Rio de Janeiro criou o evento em 1999, e chegou a sua 20ª edição, reunindo todas as “tribos”, entre eles cosplayers, blogueiros, youtubers e todos os produtores de conteúdo, para agitar essa festa.

A Jedicon SP 23 ocorreu no dia 16 de setembro, na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), e contou com toda uma estrutura com quatro andares de experiências imersivas somente do universo de Star Wars. Os fãs puderam comprar produtos licenciados, tirar fotos com cosplays, conhecer o trabalho excelente dos artistas independentes no Artists’ Galaxy, comer doces temáticos, teve até um DJ vestido de Stormtrooper agitando o evento.

Veja um pouquinho de tudo que rolou:

Quem esteve presente também pôde ver de perto uma geladeira e um micro-ondas do Darth Vader, desenvolvidos pela Panasonic, enquanto que a Hasbro trouxe o capacete e o sabre de luz do icônico personagem para tirar foto em uma brincadeira que reimaginava como se fôssemos brinquedos dentro de uma caixa. Aos fãs de The Mandalorian, a Empire Dioramas trouxe para sortear uma réplica impecável da casa do Mando que vimos no final da terceira temporada, com direito a nossa duplinha predileta do momento na varanda. Teve ainda jogos de RPG, trazidos pela Ludus Luderia, e também os trajes de vários personagens da franquia.

No auditório, contamos com diversas apresentações impressionantes como a SP Pop’s Symphonic in Concert tocando trilhas clássicas de Star Wars e a Blades Saber Club Brasil com uma apresentação cênica de sabres de luz. Também rolou Concurso Cosplay, Concurso de Droides, bate-papo com convidados especiais, como Marcelo Forlani (do site Omelete e cofundador da Comic Con Experience), Marcos Palhares (especialista em astronáutica e desenvolvimento espacial), João Jedi (youtuber do canal Diário Rebelde) e muitos outros.

Conheça alguns cosplays incríveis que passaram pelo evento:

Para a realização do evento, foi vendido o ingresso com desconto no valor na doação de 1 kg de alimento não perecível como parte de uma campanha contra a fome no Brasil. De acordo com informações de Marcelo Forchin, a Jedicon SP 23 arrecadou quase 4 toneladas de alimento!

Marcelo expressa a alegria de ter conseguido realizar a 20ª edição da feira, que recebeu em torno de 2 mil pessoas, explicando o grande desafio que é realizar um evento dessa magnitude: “Como não somos uma empresa, somos um fã clube que produz o evento, a maior dificuldade é a gente conseguir que parceiros acreditem na gente e entrem em parceria, algum patrocínio, algum apoio financeiro pra que no dia do evento a gente consiga pagar tudo”.

A Jedicon SP 23 revelou a força que tem Star Wars e uma mostra do sucesso das últimas séries e filmes da franquia ao continuar cativando os fãs e fazendo novos ao mesmo tempo. Foi possível ver casais com seus filhos visitando a feira, tirando fotos e curtindo tudo que tinha para oferecer. Pois, são esses pequenos gestos que nos emocionam e nos incentivam a continuar produzindo conteúdo de Star Wars aqui no nosso site e redes sociais. Foi divertido, foi mágico, foi como estar em uma galáxia muito, muito distante…