AhsokaLivros

A origem de Thrawn é revelada em ‘Ascensão do Caos’

A origem do misterioso Thrawn é a grande premissa por trás do livro Thrawn Ascendancy: Ascensão do Caos, publicado aqui no Brasil pela Universo Geek. O livro inicia uma nova trilogia e serve como uma prequel para Star Wars Rebels e para a trilogia anterior do personagem.

Em Ascensão do Caos, porém, vamos para muito além, no início da carreira do personagem. Descobrimos novas nuances sobre o personagem, além de novas curiosidades, como o nome de Thrawn. Ele na verdade nasceu se chamando Vurawn antes de ser adotado pela família Mitth, uma das mais influentes da Ascendência Chiss.

Timothy Zhan, que criou o personagem há mais de 30 anos, escolhe contar a história através do olhos de vários personagens. Assim, Thrawn sai do papel do protagonista clássico e se torna uma figura sob análise- o que é irônico por conta da capacidade analítica do personagem. Cada personagem parece tentar entender Thrawn, descobrindo o quão astuto e formidável ele é.

Versão brasileira de “Ascensão do Caos”, da Universo Geek

O livro quase inteiramente se passa no Caos, como os habitantes das Regiões Desconhecidas chamam o local. A paz da Ascendência sofre um abalo após um ataque à capital Chiss que não deixa vestígios da identidade do inimigo. Assim, a Ascendência despacha Thrawn, um de seus mais brilhantes jovens militares, para erradicar os agressores. Logo, vemos que o ataque é apenas uma das longas teias que se pairam sobre o Caos, ameaçando a estabilidade e paz da Ascendência.

O Thrawn que aparece aqui, apesar de soltar uma piada aqui e acolá, tem o mesmo espírito do que vimos em Rebels. Calculista, analítico e um grande apreciador da arte. Em diversas cenas vemos Thrawn analisando peças de arte dos mundos onde a investigação toma parte para ter um contexto geral do que está enfrentando.

Entretanto, não é apenas uma ameaça externa que se aproxima de Thrawn. Há também conflitos internos da Ascendência. As Nove Famílias Governantes julgam muitas das ações de Thrawn como extremas , o que gera uma boa trama política – e aprendemos que Thrawn não tem muito tato para tais assuntos. Vários personagens voltam da trilogia anterior, lançada de 2017 a 2019, como Ar’alani, Thalias e Che’ri, que são as principais fontes de ponto de vista sobre Thrawn.

Assim, a origem de Thrawn é apresentada de forma fantástica em Ascensão do Caos, com uma belíssima edição da Universo Geek. A história, que tem por volta de 400 páginas, é mais uma prova de como Timothy Zhan sabe criar novos contos dentro do universo Star Wars. Assim, vamos descobrindo coisas novas sobre as tais Regiões Desconhecidas da Galáxia.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.