A origem de Thrawn é revelada em ‘Ascensão do Caos’
A origem do misterioso Thrawn é a grande premissa por trás do livro Thrawn Ascendancy: Ascensão do Caos, publicado aqui no Brasil pela Universo Geek. O livro inicia uma nova trilogia e serve como uma prequel para Star Wars Rebels e para a trilogia anterior do personagem.
Em Ascensão do Caos, porém, vamos para muito além, no início da carreira do personagem. Descobrimos novas nuances sobre o personagem, além de novas curiosidades, como o nome de Thrawn. Ele na verdade nasceu se chamando Vurawn antes de ser adotado pela família Mitth, uma das mais influentes da Ascendência Chiss.
Timothy Zhan, que criou o personagem há mais de 30 anos, escolhe contar a história através do olhos de vários personagens. Assim, Thrawn sai do papel do protagonista clássico e se torna uma figura sob análise- o que é irônico por conta da capacidade analítica do personagem. Cada personagem parece tentar entender Thrawn, descobrindo o quão astuto e formidável ele é.
O livro quase inteiramente se passa no Caos, como os habitantes das Regiões Desconhecidas chamam o local. A paz da Ascendência sofre um abalo após um ataque à capital Chiss que não deixa vestígios da identidade do inimigo. Assim, a Ascendência despacha Thrawn, um de seus mais brilhantes jovens militares, para erradicar os agressores. Logo, vemos que o ataque é apenas uma das longas teias que se pairam sobre o Caos, ameaçando a estabilidade e paz da Ascendência.
O Thrawn que aparece aqui, apesar de soltar uma piada aqui e acolá, tem o mesmo espírito do que vimos em Rebels. Calculista, analítico e um grande apreciador da arte. Em diversas cenas vemos Thrawn analisando peças de arte dos mundos onde a investigação toma parte para ter um contexto geral do que está enfrentando.
Entretanto, não é apenas uma ameaça externa que se aproxima de Thrawn. Há também conflitos internos da Ascendência. As Nove Famílias Governantes julgam muitas das ações de Thrawn como extremas , o que gera uma boa trama política – e aprendemos que Thrawn não tem muito tato para tais assuntos. Vários personagens voltam da trilogia anterior, lançada de 2017 a 2019, como Ar’alani, Thalias e Che’ri, que são as principais fontes de ponto de vista sobre Thrawn.
Assim, a origem de Thrawn é apresentada de forma fantástica em Ascensão do Caos, com uma belíssima edição da Universo Geek. A história, que tem por volta de 400 páginas, é mais uma prova de como Timothy Zhan sabe criar novos contos dentro do universo Star Wars. Assim, vamos descobrindo coisas novas sobre as tais Regiões Desconhecidas da Galáxia.