Outras

Aquele riff inesquecível do primeiro episódio de Ahsoka

No primeiro episódio de “Ahsoka”, quem presta atenção em trilha sonora não deixou de notar o quanto o compositor Kevin Kiner que acompanha o trabalho de Dave Filoni desde The Clone Wars. Porém, a trilha sonora tipicamente orquestrada da série é interrompida pelo que parece ser uma música de rock mais tradicional. A cena apresenta uma perseguição de speedbiker centrada na personagem Sabine Wren (interpretada por Natasha Liu Bordizzo). A música chama-se “Igyah Kah” e é cantada por Sarah Tudzin, dos ILLUMINATI HOTTIES.

Sarah Tudzin quem criou a música “Igyah Kah” junto de Kevin Kiner e Ludwig Göransson.

“Igyah Kah” foi composta por Kevin Kiner, o compositor da série, em colaboração com Ludwig Göransson, Deana Kiner e Noah Gorelick. Literalmente juntou uma galera de peso pra fazer essa trilha diferenciada. Tudzin explicou como se envolveu: “A compositora de Star Wars, Deana Kiner, é amiga e colaboradora há anos, e quando ela me procurou para alguns vocais em um projeto ULTRA SECRETO de Star Wars, para o qual ela compôs a trilha, eu topei! Claro, fiquei animada em ajudar, mas quando soube que a abordagem era entrar no modo gremlin completo, eu soube que podia arrasar nisso! É uma honra fazer parte de um universo tão especial.”

Numa cena nitidamente evocando Tom Cruise em Top Gun, Sabine Wren esmirilha a speedbiker na autoban de Lothal

A participação de Tudzin na trilha sonora do programa marca o mais recente exemplo de um músico independente interagindo com o cânone de Star Wars. Existem outras situações interessantes a lembrarmos aqui. O baixista, compositor e vencedor do Grammy Thundercat estrelou em “O Livro de Boba Fett” como um cirurgião de modificação corporal quando ele “conserta” a pistoleira Fenned Shand e que inclusive neste momento a trilha destoa muito dos padrões, mas era algo se se esperar quando o showrunner era Robert Rodriguez que sempre está tocando guitarra nos sets em que dirige ou produz. Thundercat conserta Shand em meio a gangue dos MOD’s, uma turminha modificada, fazendo inclusive uma piada interna do que o músico é na vida real, um MOD artist (MOD Music, Tracker Music), uma família de sons originários de arquivos dos anos 80, quase que um som sintético.

Stephen “Thundercat” Bruner é músico e começou na banda de HardCore SUICIDAL TENDENCIES e tocou até com Kendrick Lamar.

Já Oneohtrix Point Never (nome artístico do música de eletrônico Daniel Lopatin) compôs para um curta de animação recente de Star Wars na série VISIONS no episódio entitulado “The Pit”. Outros velhos conhecidos da saga como o ator e cantor Donald Glover que estrelou como Lando Calrissian em “Solo – Uma História Star Wars” e deve reprisar o papel em uma próxima série. Nigel Godrich, produtor musical mais conhecido por produzir os álbuns do Radiohead, fez uma ponta em “O Despertar da Força” como o Stormtrooper FN-9330.

Oneohtrix Point Never trilhou o curta “O Poço” dirigido pelo californiano LeAndre Thomas na season 2 de Star Wars Visions!


E claro, vale lembrar que não é a primeira vez que o universo do time da nave Ghost tem acesso a uma espécie de metal ou hard core de outra galáxia. No episódio de número 20 (de nome “A base misteriosa”) na segunda temporada de Star Wars Rebels, mais precisamente aos 5 minutos e 20 segundos Zeb e Ezra estão tomando “uns goles” e ouvindo um som em cadeiras de sol. E por fim, no longa The Clone Wars (2008) no momento em que os andadores AT-TE sobem os desfiladeiros, temos a trilha tocada por guitarras. Nada mal pra uma obra que tinha um pé na cultura pop e por pouco não trouxe os sons da escória rebelde, dos botecos sujos de Coruscant ou Nar Shadaa ou os punk rocks das regiões desconhecidas, não é mesmo?

A adição de guitarras na trilha sonora chamada de score teve um bom começo no longa de The Clone Wars de 2008 (aos 1m45seg).

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior