Notícias

Lucasfilm fecha filial responsável por ‘The Clone Wars’

A Lucasfilm anunciou que está fechando sua filial em Singapura, responsável pela animação The Clone Wars. De acordo com a empresa, a razão se deve a mudanças na indústria global de entretenimento.

“Dentro dos próximos meses, ILM irá consolidar sua pegada global e irá fechar sua filial em Singapura por conta de fatores econômicos afetando a indústria” – disse a Disney em comunicado à Variety. O estúdio foi fundado em 2004 como Lucasfilm Animation Singapore e começou suas operações em 2006 trabalhando na série The Clone Wars, Atualmente possui 300 funcionários empregados.

“A decisão da Lucasfilm de reduzir gradualmente suas operações em Singapura se dá em razão às mudanças na indústria e condições de negócios”, disse a Agência de Desenvolvimento Econômico em comunicado. “A indústria de mídia global está enfrentando avanços tecnológicos rápidos e disruptivos, enquanto os estúdios têm lidado com desafios relacionados a talento e lucratividade.”

A atual reestruturação da indústria de entretenimento, que tem cortado gastos com TV e mídia física devido à pressão dos streamings e que tem causado fusões de empresas e redução de tamanho em outras, é claramente um fator no fim do estúdio da ILM em Singapura. Também está em jogo o efeito da greve gêmea dos roteiristas e atores de Hollywood.

Esse movimento também afeta os planos de Singapura em se tornar um hub asiático e global para a indústria. Nos últimos anos, porém, o país tem visto a concorrência crescer com o crescimento da indústrias em outros países asiáticos, como Índia, China e Coreia do Sul.

“Nós gostaríamos de agradecer ao Governo de Singuapura, indústria e comunidade pela parceira dos últimos 17 anos. Nós tivemos a oportunidade de treinar e empregar uma geração de produtores, artistas de efeitos visuais e animadores. Estamos muito orgulhosos do trabalho incrível que o time de Singapura alcançou. Além disso, também estamos ansiosos em prover novas oportunidades para os talentos de Singapura continuar seu trabalho inovador que têm realizado”, disse Luke Hetherington, executivo responsável pelos estúdios da ILM em Singapura e Sydney.

A ILM comunicou que está dando aos seus funcionários o tempo necessário e oferecendo oportunidades para realocá-los em outros estúdios da empresa. Desde a fundação de sua filial em Singapura, a ILM abriu estúdios em Vancouver (2012), Londres (2014), Sydney (2019) e Mumbai (2022). Além destas, há também a matriz da empresa, localizada em São Francisco. A empresa também disse que irá trabalhar com a comunidade local para oferecer uma feira de empregos com empresas que precisem dos talentos de seus funcionários.

A Lucasfilm não anunciou se isso afetará suas produções ou planos futuros. Há de se lembrar, porém, que a animação da série The Bad Batch é feita pelo estúdio Taiwanês CGCG Animation Studio.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.