AhsokaDisney+Séries

A história e evolução dos sabres de luz de Ahsoka Tano

Ahsoka Tano tem um dos sabres de luz mais reconhecíveis de Star Wars. Seu distinto estilo de luta com o punho invertido faz dela uma das Jedi mais dinâmicas de se ver em combate. Desde Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels, e agora The Mandalorian, Ahsoka passou de uma entusiasmada Padawan treinando sob a orientação de Anakin Skywalker para uma equilibrada mestre Jedi que sobreviveu à Ordem 66.

A estreia dela em live-action na segunda temporada de The Mandalorian a mostrou com seus sabres de luz brancos e seus punhos curvados. Com a série Ahsoka estrelada por Rosario Dawson chegando, vamos dar uma olhada na história dos sabres de luz de Ahsoka Tano.

O primeiro sabre de luz de Ahsoka

Originalmente, Ahsoka brandia um único sabre de luz verde, com um aro no punho. Ela usou esse sabre de luz em suas primeiras aparições em The Clone Wars. Mais tarde, Ahsoka usou esse sabre de luz em conjunto com seu segundo, um sabre de luz mais curto.

Por que Ahsoka tem dois sabres de luz?

Embora The Clone Wars nunca tenha mostrado o momento no qual Ahsoka consegue seu segundo sabre de luz, um episódio em Tales of the Jedi, uma série de curtas da Disney+, dá uma explicação mais prática. No quinto episódio de Tales, “A Prática Leva à Perfeição”, Anakin, o Capitão Rex e um esquadrão de clones rigorosamente treinam Ahsoka em combate. Os clones ficam em um círculo ao redor dela e atiram com os blasters nela. Ahsoka inicialmente tem dificuldades com o exercício porque está usando apenas um sabre de luz, sendo complicado para ela defender suas costas. Mas quando ela recebe seu segundo sabre de luz, uma lâmina encurtada chamada “shoto” com uma cor verde amarelada, ela tem mais sucesso em se defender de todas as direções.

Qual forma de sabre de luz Ahsoka usa?

Como ela usa dois sabres de luz, Ahsoka usa uma forma conhecida como Jar’Kai. Outros praticantes da forma incluem a assassina Sith, Asajj Ventress. Essa é uma técnica incomum de sabre de luz, e levou algum tempo para Ahsoka dominá-la, como é detalhado no curta da primeira temporada de Star Wars: Forces of Destiny, “Ensinar você, irei”. Forces of Destiny revelou que Yoda encorajou Ahsoka a treinar com dois sabres de luz, identificando Jar’Kai como uma forma que capturava melhor a personalidade e estilo de luta de Ahsoka.

Quando Ahsoka recebe seu segundo sabre de luz?

O segundo sabre de luz de Ahsoka aparece pela primeira vez na terceira temporada de The Clone Wars, especificamente no episódio “Heróis em Ambos os Lados”. O episódio segue um salto de tempo, trazendo Ahsoka como uma Jedi bem mais experiente. O episódio não mostra, no entanto, onde Ahsoka consegue seu segundo sabre verde amarelado. Em vez disso, ele está lá pendurado em seu cinto ao lado do sabre de luz original.

Nos anos desde que o episódio foi ao ar, outras animações de Star Wars chegaram perto de dar uma explicação para essa mudança, como Tales of the Jedi. Isso deixa a porta aberta para futuros projetos para explicar o que foi provavelmente um ponto decisivo na jornada de Ahsoka como uma Jedi.

Os sabres de luz azuis de Ahsoka e seu destino

Mais tarde na série The Clone Wars, os Jedi confiscam os sabres de luz de Ahsoka. O episódio “A Jedi Errada” da quinta temporada mostra Ahsoka em julgamento por insubordinação e assassinato. Ela deixou a Ordem Jedi. Ela não recebeu os sabres de volta até temporariamente retornar para a guerra da República para o Cerco de Mandalore. Anakin devolveu os sabres de luz para ela, observando que fez algumas melhorias neles. Assim, os sabres de luz de Ahsoka se tornam azuis.

Ahsoka usou esses sabres azuis na batalha em Mandalore até os clones receberem a Ordem 66. Após sobreviver ao ataque dos clones, Ahsoka se desfez dos sabres de luz após enterrar vários clones em uma luz. Ahsoka presumivelmente deixou seus dois sabres de luz, embora apenas um seja mostrado, perto dos túmulos. Ao deixar seus sabres lá, Ahsoka fingiu a própria morte.

Depois, Darth Vader visitou a lua e encontrou um dos sabres de luz de Ahsoka. Lembrando-se de sua antiga Padawan, Vader levou o sabre de volta em sua nave. Considerando que The Mandalorian se passa anos após os eventos de O Retorno de Jedi e da morte de Vader, o atual paradeiros dos sabres de luz azuis de Ahsoka é desconhecido.

Como Ahsoka consegue seus sabres de luz brancos?

Ahsoka conseguiu seus sabres de luz brancos dos cristais kyber de um Inquisidor chamado Sexto Irmão, no livro Ahsoka de 2016, de E.K. Johnston. O Sexto Irmão atacou Ahsoka enquanto ela se escondia no planeta Raada. Ela o derrotou e tomou os cristais kyber do sabre duplo dele. Usando o lado luminoso da Força, Ahsoka purificou os cristais de seu tom vermelho dos Sith, deixando-os brancos.

Usando metais que encontrava durante o ano após a queda da República, Ahsoka forjou suas duas empunhaduras para os cristais. Como seus sabres anteriores, um deles era uma lâmina shoto, enquanto o outro tinha cumprimento normal. Ao longo do tempo, Ahsoka modificou as empunhaduras para que se tornassem os sabres de luz curvados e elegantes com os quais os fãs já estão familiarizados. A cor de seus sabres é simbólica de sua decisão de não se alinhar aos Jedi nem aos Sith.

Quais sabres de luz Ahsoka usará na nova série?

Considerando que Ahsoka usou seus sabres de luz brancos em The Mandalorian, ela os usará de novo enquanto procura o Grão-Almirante Thrawn. Ainda assim, há bastante parte do passado de Ahsoka que ainda não foi explorado a fundo. Outras séries de Star Wars como The Mandalorian e Andor mostram cenas de flashback dos protagonistas quando jovem. Portanto, não está totalmente fora de questão para Ahsoka ter cenas semelhantes. Talvez Ahsoka possa revelar como ela conseguiu o segundo sabre de luz quando Padawan. Talvez a série até mesmo tenha sequências de flashback onde ela empunha os sabres azuis. Ahsoka Tano não é igual a nenhum outro Jedi em Star Wars, e merece um olhar mais profundo em seu caminho como guerreira.

Ahsoka estréia no Disney+ no dia 23 de agosto.

Texto adaptado do original publicado por Nerdist.