Curiosidades

Ator que Interpretou Freddy Krueger teve conexões com a saga Star Wars

O ícone do terror compartilha com a People como ele ajudou a guiar Mark Hamill para uma galáxia muito, muito distante

MADRID, SPAIN – MAY 27: American actor Robert Englung attends ‘El Hormiguero’ Tv show at Vertice Studio on May 27, 2015 in Madrid, Spain. (Photo by Juan Naharro Gimenez/Getty Images)

Robert Englund, de 76 anos, o ícone do terror que deu vida a esse vilão arrepiante de “A Hora do Pesadelo”, recentemente abriu-se para a PEOPLE sobre sua surpreendente conexão com o universo de Star Wars. Curiosamente, a história não começa com o diretor de Star Wars, George Lucas, mas sim com “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola.

“Eu consegui ler um roteiro pirata e estava implorando ao meu agente, tentando tudo o que podia, puxando todas as cordas possíveis para fazer um teste para ‘Apocalypse Now'”, lembra Englund, enquanto reflete sobre sua carreira ao discutir o novo documentário sobre sua vida, intitulado “Hollywood Dreams and Nightmares: The Robert Englund Story”.

“Eu fui lá vestido com roupas militares de segunda mão, que comprei em uma loja de artigos usados, todo bronzeado e com cabelos loiros compridos”, ele relembra sobre sua audição para o clássico de guerra do Vietnã. “E por um momento, eles pensaram que eu poderia ser adequado para o papel de um surfista.”

A estrela de “Freddy vs. Jason” não foi escalada para “Apocalypse Now”, mas um agente de elenco achou que ele poderia ser uma boa opção para o “filme espacial que eles estavam produzindo nos bastidores”. Foi então que um nome nas páginas de audição chamou sua atenção: Luke Skywalker.

“Que nome”, ele pensou na época. “Eu nunca tinha ouvido esse nome antes, não sabia o que significava, apenas soava como o nome mais legal do mundo, Luke Skywalker.”

Quanto à experiência no elenco do primeiro filme de Star Wars, Englund diz: “Tudo o que eles fizeram foi tirar uma Polaroid minha.”

Robert Duvall interpretando o Tenente Coronel Bill Kilgore em seu papel de minutos que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. O personagem que cobrou surfar na zona de conflito.

Englund acabou recomendando que seu amigo Mark Hamill perguntasse sobre o papel de Skywalker.

“Sou um ator de personagens, então nunca pensei nisso para mim, mas quando voltei para o meu apartamento, lá estava o Mark com uma Heineken na mão assistindo Bob Newhart. Eu contei a ele sobre isso, e ele pegou o telefone e ligou para seu agente.”

“Seu agente, acredito que ela já o havia escolhido para o papel”, lembra Englund. “E isso pode ser verdade, eu não sei, mas sei que Mark ainda não tinha ouvido falar sobre isso. Eu contei a ele, e ele pegou o telefone. Essa é a história.”

O resto é história, com Hamill interpretando o herói empunhando um sabre de luz que cativou o público global. Claro, Englund também teria sua grande oportunidade, assumindo o papel de Freddy Krueger anos depois. A título de curiosidade, Hamill também teve seu momento em filme de Horror, num longa metragem chamado “Trilogia do Terror” (Body Bags) de 1993, o curta “O Olho do Mal” (The Eye) Hamill interpreta um famoso jogador de baseball, Brent Matthews (Mark Hamill), sofre um acidente de carro ao retornar para sua casa para se encontrar com sua esposa Cathy (Twiggy), machucando terrivelmente seu olho direito, num fato que comprometeria definitivamente sua carreira de jogador, já que a visão é imprescindível no desempenho como atleta. No hospital, ele recebe a notícia da perda do olho e para não abandonar o esporte, ele aceita o desafio de um transplante conforme sugestão dos médicos Dr. Bregman (Roger Corman) e Dr. Lang (John Agar). Porém, o olho transplantado pertencia a John Randall, um psicopata assassino com traumas na infância e que matou muitas mulheres jovens e loiras. Após uma recuperação aparentemente estável, Brent começa a declinar quando passa a ver coisas misteriosas e assustadoras que colocarão em risco a sua vida e a da sua esposa que está grávida. O curta é dirigido por Tobe Hooper (que dirigiu o Massacre da Serra Elétrica original de 1974 e Pague para Entrar, Reze para Sair, 1981). Créditos ao site Boca do Inferno por sempre resenhar tão bem aos filmes de gênero.

Hamill Interpretando Brent Matthews no segmento “O Olho do Mal” em Trilogia do Terror

“Um ator e diretor com formação clássica, Robert Englund se tornou um dos ícones do terror mais revolucionários de nossa geração”, diz a sinopse do filme. “Ao longo de sua carreira, Englund estrelou muitos filmes conhecidos, mas alcançou o estrelato com sua interpretação do assassino sobrenatural Freddy Krueger na franquia ‘A Hora do Pesadelo’. Este retrato único e íntimo captura o homem por trás da luva e apresenta entrevistas com Englund, sua esposa Nancy, Lin Shaye, Eli Roth, Tony Todd, Heather Langenkamp e outros.”

Embora Krueger possa ter sido o papel principal de Englund, ele continua a causar impacto até hoje. Recentemente, o ator apareceu em “Stranger Things” e apresentou o programa “True Terror” do Travel Channel com Robert Englund.

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior