SériesThe Mandalorian

A simbologia do novo lar de Din Djarin e Din Grogu

O último episódio da Terceira Temporada de The Mandalorian deu um final feliz para Mando e Grogu. Risco de spoilers a seguir.

No episódio derradeiro, Greef Karga dá a Din Djarin uma casa perto da cidade de Navarro, como parte da gratidão por ter liberto a povo do perigo dos piratas liderados por Gorian Shard, ainda que Karga não se posicionou perante a Nova República.

Din Djarin decide adotar o ex padawan que agora passa a ser chamar Din Grogu, algo inédito nas mídias audiovisuais nas práticas mandalorianas.

O final da temporada termina com uma cena conclusiva emocionante para a dupla querida. Os dois tranquilos em sua residência. O Din Djarin que vemos nessa imagem, se apresenta depois da correria pela retomada de mandalore e se livrar da condição de cativo quando capturado, o que vemos é um momento da vida sem afazeres ou preocupações. Já Din Grogu brinca com os sapos na mesma maneira que treinava enquanto estava abaixo do treinamento de Luke.

Simbolicamente uma imagem como essa pode transmitir detalhes importantes da conexão do mandaloriano com seu ambiente, algo meio raro se pensarmos o quanto o personagem baseado em estereótipos de faroeste não tenham um lar fixo, nos passou sempre a idéia de nômade. Mas temos aqui a pausa do ritmo frenético e que um ambiente como esse também traga a sensação de que o ambiente seja seguro e acolhedor. Como notamos que o ato final deste último episódio tenha um ato de adoção, trazer um quadro desse logo em seguida da conexão com o lar e com o espaço familiar, reforça a sensação de tranquilidade e conforto e assim entendermos o quanto é o contraponto do que foi a sensação de pressa para fechar todas as pontas que muitos desconfiavam que se seguiria para uma quarta temporada, mas que fechou na pressa para que esta imagem venha na nossa memória como ponto de partida para novas aventuras dessas figuras simbólicas de pai e filho.