EspeculaçõesO MandalorianoSériesSpoilersThe Mandalorian

THE MANDALORIAN | Quem eram os espiões?

O último episódio da Terceira Temporada de The Mandalorian já está disponível na Disney+.

Risco de Spoilers a seguir. No penúltimo episódio dessa temporada, vários fãs estavam convencidos de que a personagem da Armeira era uma espiã imperial secreta infiltrada entres os Mandalorianos remanescentes. Outros pensavam que fosse Axe Woves, sua parceira Koska Reeves ou até mesmo os Mandalorianos da facção das corujas, aqueles sobreviventes que vagavam pelo planeta. Houve até a desconfiança de que o astromech R5 fosse quem estava agindo como espião e passando informações que serviriam duplamente para o Nova República como vimos o capitão Carson Teva revelar no capítulo “O Pirata” e por tabela, chegar ao poder de Elie Kane.

Contudo, o último episódio dessa temporada descartou todos esses como espiões. Portanto, os espiões citados no sétimo episódio foram vistos no próprio episódio que leva o título.

Uma das espiãs seria Elia Kane, que foi confirmada como uma Ex Imperial no programa de anistia, está infiltrada no programa de reabilitação da Nova República. No penúltimo episódio, vimos Elia Kane no submundo de Coruscant se encontrando com um dróide de sonda imperial. Lá, ela entra em contato com Moff Gideon e lhe passa algumas informações valiosas.

Na sequência do episódio, Moff Gideon é visto reunido através de hologramas com generais remanescentes do Império que orquestram secretamente uma forma de fortalecer o que sobrou do antigo regime. O grupo é chamado de Conselho das Sombras, uma organização secreta que só havia aparecido nos livros até então.

Portanto, tudo leva crer que “os espiões” do penúltimo episódio era nitidamente Elia Kane e o Conselho das Sombras. Uma porque se tanto na série como nos livros canônicos de Star Wars os membros do conselho agiam como senhores da guerra que agiam na clandestinidade impedindo que o império se extinguisse, comprova o quanto os membros precisavam agir de forma cautelosa sem revelar suas localizações e assim, prosperar como núcleos que poderiam guardar seus postos que forneceriam ataque bélico com naves e até mesmo um preparo de soldados especiais como foi o caso de pretorianos que Brendol Hux concedeu por empréstimo ao Moff Gideon.

O que não podemos negar é o quanto estes rumores desencontrados aqueceram os campos de especulação dos fãs da saga durante uma semana e assim, chegarmos à conclusão que nem todo personagem misterioso mereceria nossa desconfiança.