AndorArtigosVelha República

Quem são os Rakata mencionados em “Andor”?

Essa semana (28) tivemos o lançamento de mais um episódio de “Andor” e com ele uma menção que fez os amantes da Velha República delirarem.

Enquanto está conversando com Cassian, Luthen Rael entrega a ele como “adiantamento” do pagamento prometido um cristal kyber em um sinete Kuat, o objeto comemorava a revolta contra a invasão Rakata. Para muitos a referência pode ter passada despercebida, mas aqueles que jogaram “Star Wars: Knights of the Old Republic” com certeza pegaram.

Desde a compra da Lucasfilm pela Disney todo o material do universo expandido foi transformado em “legends“, uma cronologia alternativa à criada a partir de 2015. Nisso, o jogo “Star Wars: Knights of the Old Republic” também foi rotulado como “legends“, embora continue muito amado pelos fãs e atraia novos jogadores até hoje.

Apesar de ser a primeira menção em um material audiovisual, eles foram trazidos ao cânon pela revista “Star Wars: Build the Millennium Falcon” da editora De Agostini, uma das edições trazia a informação de que os Rakata eram uma espécie de anfíbios humanoides nativos do planeta Lehon e, de acordo com as lendas, foram os primeiros a desenvolver a viagem pelo hiperespaço. A espécie teria sido extinta como resultado da corrupção do lado sombrio da Força.

Mas quem foram os Rakata?

A origem deles originalmente também é o planeta Lehon, sendo uma espécie com tecnologia avançada e por isso foi uma das primeiras a explorar o espaço e desenvolver tecnologias de hiperdrive. Por usarem o lado sombrio da Força, a sociedade deles foi corrompida e se tornaram guerreiros insensíveis.

Eles formaram o Império Infinito e eram conhecidos por varrer planetas em busca de recursos, usando escravos para fazer o que queriam. Eram arrogantes e caçavam aqueles sensíveis à Força para poder treiná-los como guerreiros escravos conhecidos como Cães da Força (Force Hounds). Seus guerreiros eram armados com sabres de luz e usavam o lado sombrio da Força, e eram enviados para missões planetárias.

Após anos de uma supremacia galáctica, o Império Infinito encontrou seu declínio quando uma guerra civil irrompeu causada pela influência da Forja Estelar, que nada mais era do que um estaleiro que drenava energia de uma estrela, e combinado com o poder da Força, era capaz de criar um fornecimento infinito de droides, naves e material de guerra. Logo, eles foram acometidos de uma praga mortal que se espalhou e dizimou a espécie. Isso diminui o poder deles sobre a Força e sua capacidade tecnológica. O que significou que precisavam usar dispositivos inferiores, e quando as espécies escravizadas perceberam, aproveitaram a oportunidade e muitas revoltas começaram causando o colapso do Império Infinito.

Os Rakata sobreviventes se tornaram bárbaros e eventualmente esqueceram como operar a própria tecnologia. Mais de 20.000 anos após a queda do Império Infinito, a maior parte da espécie tinha apenas começado a reemergir, e embora eles tenham sido recebidos pela República, os Rakata não foram capazes de se manter e foram extintos.

Andor está disponível no Disney+ com novos episódios todas as quartas.