Episódio IX - A Ascensão SkywalkerFilmesNova Trilogia

A Ascensão Skywalker | Arte Conceito Mostra Leia com Sabre de Luz Roxo

Uma das cenas mais emocionantes de Star Wars: A Ascensão Skywalker foi quando o público viu um flashback de um jovem Luke treinando uma jovem Leia, que incluía os dois empunhando sabres de luz. No corte final do filme, o sabre de luz de Luke era verde e o de Leia era azul, mas o artista conceitual Adam Brockbank recentemente foi ao Instagram para mostrar um visual alternativo da cena em que Leia tinha um sabre de luz roxo. Embora ela não tenha sido a primeira heroína da franquia a empunhar uma lâmina dessa cor, isso teria trazido uma série de perguntas sobre sua trajetória em seu treinamento Jedi.

“Perceba que eu postei a última imagem antes, então aqui está uma versão anterior da mesma cena”, Brockbank legendou a imagem depois de compartilhar mais conceitos.

Ao longo de grande parte da história de Star Wars, heróis e vilões foram definidos pela cor de sua lâmina de sabre de luz, com Jedi usando azul ou verde e Sith usando vermelho. Nas prequelas de Star Wars, essa fórmula foi alterada graças a Samuel L. Jackson, que estava dizendo ao criador George Lucas que esperava ter uma lâmina roxa. Seu desejo foi atendido, abrindo a porta para que outras cores de lâminas aparecessem em toda a franquia. Em vez de ser uma homenagem ao Mace Windu de Jackson, dar a Leia um sabre de luz roxo honra os desejos da falecida Carrie Fisher de ter um sabre de luz roxo.

E vale a gente se lembrar que um componente do caminho de um padawan para se tornar um Jedi é construir seu próprio sabre de luz. Se Leia tivesse sido vista usando uma lâmina roxa, provavelmente teria suscitado dúvidas entre os fãs sobre o processo de construção de tal arma. Dado o quão breve a sequência foi no filme finalizado, fazer com que ela usasse um sabre de luz azul provavelmente contribuiu para uma história de fundo mais simplificada em relação à sua evolução Jedi.

Além disso, a natureza da arte conceitual é apenas oferecer ao cineasta um vislumbre dos possíveis caminhos que um enredo pode seguir, o que nem sempre é um reflexo do que está em um roteiro. Brockbank poderia simplesmente ter optado por dar a Leia o sabre de luz roxo na cena para criar uma imagem mais dinâmica para transmitir a colisão das lâminas de Luke e Leia.