Livros

Luke Skywalker e o último desejo de Vader

“Você estava certo sobre mim. Diga à sua irmã… que você estava certo.” Essas foram as últimas palavras que Anakin Skywalker, também conhecido como Darth Vader, disse enquanto estava vivo. Em seus últimos momentos, ele admite a seu filho, Luke, que havia algo de bom nele, como Luke esperava – e quer ter certeza de que sua filha, Leia, também saiba disso. E agora sabemos como Luke concedeu o último desejo de seu pai.

O próximo romance de Star Wars, The Princess and the Scoundrel, de Beth Revis, começa após os eventos de O Retorno de Jedi. E enquanto o título obviamente sugere que vai se concentrar mais no romance entre Leia Organa e Han Solo, ele também inclui uma conversa entre Luke e Leia em Endor, algumas horas após a grande festa Ewok celebrando a destruição da Estrela da Morte. O site oficial de Star Wars tem o trecho completo, mas aqui está a parte particularmente importante.

Ele me disse para dizer a você –” Luke começou, mas a cabeça de Leia virou, olhos ferozes enquanto ela olhava para ele.

“Não”, ela avisou.

“Foram suas últimas palavras. Ele queria que eu lhe dissesse…”

“Eu não me importo.”

“Ele era bom,” Luke insistiu. “Ainda havia algo de bom nele, afinal…”

Meu pai era bom, pensou Leia, mas em sua mente ela imaginou Bail Organa, não Darth Vader. Pensar em Bail a fez pensar em Breha, sua mãe. De sua casa. De tudo que ela havia perdido.

Então Luke disse a Leia que havia algo de bom em Darth Vader, mas Leia ainda lutava para pensar nele como seu verdadeiro pai. Isso, é claro, faz sentido, especialmente depois de ver Obi-Wan Kenobi, onde uma jovem Leia tinha um relacionamento muito bom com seus pais adotivos. O resto da passagem também menciona que seus sentimentos sobre Vader podem ser complicados porque ele literalmente a torturou, o que estava implícito em Uma Nova Esperança.

Mas, imaginamos, ao longo do romance talvez ela alcance um pouco de paz ao saber que seu pai biológico não era aquele cara. Pelo menos no final. Leia a passagem completa no site oficial de Star Wars. The Princess and the Scoundrel, de Beth Revis, será lançado em 16 de agosto lá fora.