Livros

Saiba o local onde Luke construiu sua Academia Jedi

Quanto mais aprendemos sobre o futuro da Força em uma era pós O Retorno de Jedi, pós Ascensão Skywalker para Star Wars, mais temos ecos de seu longo passado – e graças ao mais recente romance as tentativas de Luke de reconstruir a Ordem Jedi têm ainda mais conexões com o passado mais antigo da franquia.

Shadow of the Sith, de Adam Christopher, tornou-se a primeira peça de mídia canônica a tocar explicitamente exatamente onde a Academia Jedi de Luke – vislumbrada sendo demolida em O Despertar da Força e construída em O Livro de Boba Fett – está realmente localizada, e acontece que está em um planeta muito familiar para uma certa era de fãs de Star Wars: Ossus.

Esta não é a primeira vez que Ossus foi nomeado na atual continuidade de Star Wars. Foi “retornado” ao cânone de Star Wars pela primeira vez no conto “The End of History”, de Alexander Freed, na edição de dezembro de 2014 da Star Wars Insider, mas praticamente não foi tocado desde então – embora agora saibamos que tecnicamente tenho visto isso ao longo dos anos na trilogia de sequências, Book of Boba Fett, e em quadrinhos como The Rise of Kylo Ren.

O planeta se originou na clássica série da Dark Horse Comics, Tales of the Jedi, que decorreu de 1994 a 1998 e cobriu milhares de anos de história da antiga República, e os conflitos entre os Jedi e Sith, entre aproximadamente 5.000-4.000 anos antes da eventos dos filmes de Star Wars. Em Tales of the Jedi, Ossus era o lar do conhecimento Jedi, lar da Grande Biblioteca Jedi, e tinha ligações como um dos primeiros mundos além de Tython que as versões mais antigas do que se tornaria os Jedi visitariam e estabeleceriam raízes.

Embora em grande parte desperdiçada durante a Grande Guerra Sith, quando as magias Sith acidentalmente causaram uma supernova em um aglomerado estelar próximo, Ossus se tornaria vital para os Jedi mais uma vez milhares e milhares de anos depois dos eventos da guerra Yuuzhan Vong, quando a Nova Era de Luke construiria uma nova Academia no mundo para substituir a perdida em Yavin IV. Tales tem um relacionamento estranho com a continuidade atual de Star Wars.

Como seu próprio sucessor espiritual Knights of the Old Republic antes dele, a série de quadrinhos é ambientada em um tempo bem antes dos filmes – até bem longe o suficiente antes do atual cenário ‘antigo prequel’ da Lucasfilm, a Alta República – que realmente não importa se é cânone para a continuidade atual ou não. Os eventos e personagens de Tales of the Jedi tecnicamente têm alguma presença na continuidade atual graças à presença de um artefato no RPG da Fantasy Flight, o Qel-Droma Epics, um suposto documento histórico descrevendo vagamente os eventos dos quadrinhos como uma coleção de épicos poéticos antigos e histórias. Isso também significa que conseguimos obter referências vagas aqui e ali a seus eventos e personagens de Tales que, embora não sejam totalmente recanonizandos eventos e histórias, pintam uma imagem ampla o suficiente que, se você realmente quisesse que eles tem o peso dessa conexão canônica, você pode optar por pensar como tal e seguir seu jeito alegre de fã de Star Wars. São lendas, fábulas, faladas apenas em boatos. Que é como deveria ser, na verdade.

É difícil dizer o que exatamente Star Wars fará com essa conexão daqui para frente. Afinal, sabemos que a academia de Luke está fadada à sua destruição prematura, e talvez seja improvável que possamos visitar Ossus além desse contexto em breve. E esta não seria a primeira vez que Star Wars verifica um conceito ou lugar muito antigo e intrigante da UE e depois não faz nada além de um nome – Tython, um dos lares ancestrais dos Jedi antes dos Jedi existirem, foi nomeado como um lugar extremamente importante na segunda temporada de The Mandalorian, e tudo o que conseguimos foi Grogu sendo sequestrado de uma rocha quando realmente apareceu.

Talvez Tales of the Jedi, por enquanto, exista em grande parte em relação ao atual cânone de Star Wars, desde que os Épicos de Ulic-Qel Droma foram abordados pela primeira vez nas páginas de Star Wars Insider há alguns anos – uma fonte para fábulas e referências aqui e ali, mas nada particularmente revisitado. Mas talvez, apenas talvez, à medida que começarmos a ver mais desse período de tempo após e além da Saga Skywalker, possa ser uma chance de revisitar algumas dessas lendas novamente.