Livros

Star Wars: Shadow of the Sith | O suporte para a Trilogia “Sequel”

Em 2019, a Lucasfilm lançou Star Wars: A Ascensão Skywalker nos cinemas, encerrando a trilogia de sequências de Star Wars e a Saga Skywalker. O filme se mostrou divisivo com os fãs, com uma crítica comum sobre a sobrecarga de informações que o filme trouxe. Em vez de se basear no que foi feito em Star Wars: Os Últimos Jedi, o filme introduz vários novos elementos na história da trilogia, incluindo o planeta Sith Exegol e o papel de Ochi de Bestoon, adaptando uma nova estrutura narrativa à história dos três filmes. É aqui que entra Star Wars: Shadow of the Sith, o novo romance de Adam Christopher, tomando medidas para criar um meio mais orgânico de integrar as últimas adições de A Ascensão Skywalker à mitologia, criando o que parece ser um capítulo ausente da história da trilogia da sequência.

Shadow of the Sith começa 13 anos antes de Star Wars: O Despertar da Força, e começa como um conto em duas frentes. O livro da nomes e se concentra nos pais de Rey, Miramir e seu marido Dathan, o filho do Imperador Palpatine. Sua história logo atrai Lando Calrissian em sua órbita. Enquanto isso, Luke Skywalker e Lor San Tekka ainda estão procurando na galáxia por artefatos Jedi e Sith. Sua busca logo os coloca em conflito com um inimigo Sith diferente de qualquer outro que Luke já conheceu. Esses caminhos eventualmente se cruzam e isso se torna a história da aventura de Luke e Lando juntos, mencionada brevemente em A Ascensão Skywalker.

Por meio dessas histórias, vários dispositivos-chave da trama de A Ascensão Skywalker recebem uma sensação de história de fundo e história que, sem dúvida, faltava no próprio filme. A relevância e natureza do Sith Wayfinder e da Sith Dagger é expandida, assim como a natureza mítica de Exegol. Que os pais de Rey obtenham alguma caracterização real aqui também é bem-vindo, fornecendo uma explicação muito mais satisfatória sobre por que eles deixaram Rey em Jakku (e por que parecia haver tanta confusão sobre quem eles realmente eram) do que anteriormente permitido.

Mas recontextualizar filmes é uma coisa. Shadow of the Sith se destaca como uma história de Star Wars que vale a pena ler por seus próprios méritos? Sim. É um pouco lento para começar, pois muda a perspectiva para diferentes personagens de capítulo para capítulo. Como os personagens estão tão espalhados pela galáxia para começar, leva um tempo para reunir todos os principais jogadores.

Mas, finalmente, uma vez que Luke e Lando se encontram, Shadow of the Sith se torna um bom Star Wars, cheio de ação e aventura e focando em um par de heróis cujo relacionamento não recebeu muito espaço em outros lugares. Há pelo menos um balanço ousado envolvendo um personagem surpreendente que pode dividir os fãs, mas, no geral, é um momento muito bom. É fascinante ver Star Wars: Shadow of the Sith como um prólogo da trilogia de sequências. Eu não recomendaria lê-lo antes de ver esses filmes – isso tiraria todo o mistério da identidade de Rey, e obviamente este livro foi escrito em resposta à existência desses filmes – mas junto com esses filmes, Shadow of os Sith plantam sementes que agora parecem estar valendo a pena em A Ascensão Skywalker, em vez de, sem dúvida, serem enfiadas.

Dê uma lida. Mesmo que isso não mude a forma como você pensa sobre as sequências, é uma divertida aventura de Star Wars por si só.