CuriosidadesEpisódio III - A Vingança dos SithFilmesTrilogia Prelúdio

Gary Oldman quase foi o General Grievous

Parte da diversão de Star Wars é a gente poder ver atores conhecidos aparecerem de repente em um de seus muitos filmes ou programas. Talvez eles estejam lá como personagens importantes, como temos com Sam Jackson ou Ming-Na Wen, talvez eles estejam lá como “espere, eles estão nisso?” com participações especiais, como Zach Braff ou Forest Whitaker. De qualquer forma, é sempre delicioso quando essas estrelas aparecem para ser o novo “Glup Shitto” por um tempo.

Surpreendentemente, uma participação especial que poderíamos ter conseguido seria para o que teria sido um grande personagem durante a era prequela da franquia. General Grievous, o líder separatista do exército droide de A Vingança dos Sith de 2005, quase foi dublado por Gary Oldman de Darkest Hour. Em uma entrevista recente no podcast Happy Sad Confused, o próprio Oldman disse que estava tão perto de dar voz ao vilão multi-armado, chegando até a gravar algumas falas para o personagem.

As coisas não foram pra frente, no entanto, devido a “coisas sindicais e não sindicais”, principalmente devido ao filme ser filmado principalmente na Austrália, de acordo com Oldman. Por causa das regras relacionadas aos sindicatos e ao cinema australiano, ele não queria ser “o garoto-propaganda para quebrar os papéis sindicais”.

Apesar de perder o papel, ele disse que foi uma experiência positiva fazer o trabalho com George Lucas, chamando o diretor/roteirista de “fantástico. Sem arrependimentos sobre isso.” O trabalho de voz para Grievious in Revenge iria para o engenheiro de som da Lucasfilm, Matthew Wood, que mais tarde reprisaria o papel da série The Clone Wars no Cartoon Network, juntamente com um punhado de videogames que apresentavam o personagem.

Antes de A Vingança dos Sith, o vilão fez uma aparição na série Clone Wars de Gennedy Tartakovsky, onde foi dublado por John DiMaggio e Richard McGonagle. É interessante pensar no que a voz de Oldman traria ao personagem, parte do que torna Grievous interessante é que sua voz parece servir de inspiração parcial para Anakin Skywalker quando ele se tornou Darth Vader.