Artigos

Kenobi: contexto, rumores e expectativas

Nova série derivada de Star Wars será (ou seria) sobre o Bião

Por Charles A. Müller*

O barba-ruiva de Star Wars, Obi-Wan Kenobi, ou simplesmente Ben Kenobi ou para os fãs brasileiros, Bião, está de volta, numa série que, aparentemente, é sobre ele. Entre os episódios III e IV, a série vai mostrar a caçada aos jedi (pelos Inquisidores, sob ordens de Vader, com já confirmada participação) enquanto Bião tenta proteger Luke (então com 10 anos de idade) em Tatooine.

SEM SPOILER: fiquem tranquilos na Força, texto escrito antes da série (contém apenas rumores).

Nesse textão, o cosplayer do Bião (eu aqui) vai explicar tudinho que você precisa saber para entender a série transmitida pelo Disney+ a partir de 27/05/22.

Quando surgiu – desde antes do fim da nova trilogia – a possibilidade de um filme ou série do Kenobi eu já torcia pela presença dos Inquisidores, pois dali podemos ver excelentes duelos de sabres de luz. Eu havia previsto (sim, sou conectado aos desígnios do mercado, digo da Força, hehehe) lá em 2018 – em artigo aqui na Sociedade Jedi – que depois do episódio IX, a Lucasfilm daria uma pausa no cinema, focando noutras mídias e obras derivadas.

Link: https://sociedadejedi.com.br/2018/10/22/uma-quase-pausa-para-star-wars/

A tecnologia trouxe para a Disney o serviço Disney+ que se tornou a plataforma principal para os “TV shows” derivados de Star Wars e a pandemia tirou a audiência do cinema por mais de 2 anos. Esses fatos apenas ampliaram a quase pausa de Star Wars (nada no cinema, sem previsão de nova trilogia, mas tudo nas séries na Internet).

Timeline: calma que a gente explica

Ah, a linha do tempo de Star Wars é mais confusa que os números de versão do Windows. Vamos então nos situar no tempo, ou melhor, na timeline dos filmes e séries desde o Ep. I (Ameaça Fantasma) até o Ep. IX (Ascenção Skywalker) na ordem cronológica. Dê um “zoom” entre os Ep. III (Vingança dos Sith) e IV (Nova Esperança). E para facilitar, conte do momento em que Palpatine institui o Império Galáctico, vejamos:

  • Ep III – Vingança do Sith – ano 19 BBY – Palpatine cria Império
  • Série The Bad Batch – ano 18 BBY.
  • Filme Han Solo – anos 13 a 10 BBY.
  • Série Obi-Wan Kenobi – ano 9 BBY – 10 anos de Império
  • Andor – ano 5 BBY – 15 anos de Império
  • Série Rebels 1ª temporada – 5 BBY
  • Série Rebels 4ª temporada – 1 BBY
  • Filme Rogue One – ano 0 BBY – 19 anos de Império
  • Ep IV – Nova Esperança – ano 0 BBY.

BBY não é Big Brother Yoda, é “Before the Battle of Yavin”, uma contagem de anos antes da batalha que destruiu a primeira Estrela da Morte, desfecho do Ep. IV.

Então já passaram 10 anos do dia em que Palpatine criou o Império, deu a ordem 66 (para exterminar os jedi) e que Luke e Leia nasceram. Faltam 5 anos para o início dos acontecimentos de Rebels (em que Ezra, Kanan e cia. enfrentam o Império, inclusive os Inquisidores). E faltam 9 anos para a consolidação da Aliança Rebelde e o momento em que o velho Obi-Wan Kenobi se torna mentor de Luke.

Uma caçada aos jedi

“Jedi bom é jedi morto”, opinião isenta de algum apresentador da Empire TV.

O que fica bem evidente nos trailers é que série mostrará uma caçada aos jedi (isso mesmo, não há “s” no plural), ainda na missão de cumprir a ordem 66, Vader envia seus Inquisidores. Mas também fica claro que Vader tem um pessoal interesse em localizar (e exterminar) especificamente seu antigo mestre, Kenobi.

Não é Luke que o Império está caçando, são os jedi e especialmente Kenobi. Provavelmente ele deixou algum rastro de seu paradeiro em Tatooine ou em algum outro planeta com centro urbano (aparece no trailer) ou alguma pista chegou ao conhecimento do Império. Neste momento Vader ainda não sabe da existência de seus filhos Luke e Leia, tanto que ele e Leia serão conhecidos nos eventos de Nova Esperança (ela o aponta como serviçal de Tarkin, embora esse não seja o papel dele); ele e Luke se encontraram na Estrela da Morte (na tentativa de “salvar” Leia da prisão) e em nenhum momento nenhum dos três sentiu alguma conexão via Força. Vader só começa a perceber Luke (sem a informação de que é o pai) lá no final da batalha de Yavin (“a força é muito intensa nessa nave”).

Ben não está bem!

Este Ben Kenobi da série estará numa fase intermediária entre o jovem mestre do Ep.III (Evan) e o mestre sênior do Ep. IV. (Allec).

Por favor, não comparem com o personagem Bail Organa (sempre jovial vivido por Jimmy Smits) – afinal, viver no deserto com dois sóis e sem os Produtos Ivone realmente envelhecem.

Ben não estará visualmente abatido somente porque o ator Evan envelheceu naturalmente ou porque o personagem vive como um eremita, com jeitão de mendigo (fosse no Brasil, estaria na moda).

Bião está abatido porque parou para pensar o quanto a Ordem Jedi errou, o quanto o Conselho Jedi falhou, o quanto ele próprio falhou (como cavaleiro jedi e como amigo e mestre do Anakin), que a guerra acabou e eles perderam (citado no trailer) enfim… é o herói com sentimento forte de culpa.

Yoda passou por isso na mesma época, aposentou seu sabre de luz e foi pra Dagobah viver recluso e com o mesmo peso de culpa. Luke (no Ep. VIII) a ponto de colocar fim da Ordem Jedi, remoendo seus próprios erros recluso numa ilha.

A propósito, se quiser saber o que Yoda fazia em Dagobah, sugiro buscar uns vídeos do legends no YT: “major e deizano”.

Voltando à série: você verá um Kenobi abatido, esqueça o cara alegre e sarcástico do “hello there”.

Vader não se esquece

Antes amigos como irmãos, depois inimigos mortais, esse é o desfecho da relação entre Kenobi e Anakin (já convertido em Vader). Ambos receberam ordens (de Yoda e Palpatine, respectivamente) para se enfrentar. E ambos estavam profundamente decepcionados entre si, sem possibilidade de volta.

Depois da derrota em Mustafar, obviamente Vader foi apenas alimentando seu ódio contra Kenobi ao longo de todos esse anos; impossível esquecer o ex-mestre que lhe mutilou as pernas e lhe deixou para morrer queimando à beira de um rio de lava, fora ter contribuído (na sua concepção) para a perda de Padmé. Derrotar Kenobi era o maior desafio pessoal de Vader, e o trailer da série mostra isto.

Se Vader era “mais máquina do que homem”, Kenobi “contribuiu” muito nisto.

Quem são os Inquisidores? São os manos da galáxia?

Para continuar executando a ordem 66, exterminar os jedi que fugiram do expurgo no dia de criação do Império, Vader formou um grupo chamado de Inquisidores. São indivíduos sensíveis à Força, treinadas no dark side para o combate e para investigar o paradeiro dos jedi, para matá-los. São identificados como irmãos e com um número ordinal, como 4ª irmã, 8º irmão etc. – enfim eles são os manos.

Daí é de estranhar que a personagem mostrada no trailer da série do Kenobi tenha um nome próprio e não use capacete (como os demais): Reva. Rumores de que ela seja a Terceira Irmã.

Como não é fácil encontrar indivíduos sensíveis à Força já adultos (para poder entrar em combate), sem doutrinação jedi e voluntariamente inclinados ao lado sombrio, o Império teve que “recrutar” principalmente ex-jedi, alguns realmente mudaram de lado por algum interesse (como o próprio Vader e Dooku) pesando a decepção com a Ordem Jedi, outros por conveniência (servir ao lado vencedor), mas outros foram convertidos na base da violência (prisão e intensa tortura) e sua obediência à causa do Imperador é por causa do medo, de morrer… ou coisa pior (leia-se o que Vader pode fazer).

Basicamente, se você é sensível à Força pode “optar” entre morrer como um jedi ou viver mantando os jedi.

Vader é pouco paciente com os indivíduos que executam suas ordens, nada empático com os oficiais imperiais (que o temem) e fatal com algum infeliz que tenha falhado com ele – isso fica muito claro em todos os momentos da saga em que a respiração “robótica” causa calafrios tanto nos inimigos como nos “colegas”.

Mas com os Inquisidores, Vader é especialmente mais cruel. O treinamento incluir dor física, esganadura (tradicional), desestabilização emocional e até membros decepados. Vader é o mestre carrasco destes sensitivos (na maioria ex-jedi) e a simples possibilidade de falhar os leva ao pânico.

O conflito interno nos Inquisidores, entre os lados luminoso e sombrio, não seria incomum se considerada essa origem.

Inquisidores não são Sith, seu treinamento é incompleto, o Imperador não permitiria uma tropa Sith, apenas sabe que agentes sensíveis à Força são necessários para caçar e lutar com os jedi fugitivos. Inquisidores são, logo, descartáveis.

Os Inquisidores apareceram liderados pelo Grande Inquisidor na série Rebels, e ali enfrentam os jedi Kanan e Ezra, mas vamos lembrar que aquele momento é 5 anos posterior à série do Kenobi, que veremos agora, com atores. Também aparecem noutras mídias da expansão, como quadrinhos e destaque para o game Jedi Fallen Order.

O Grande Inquisidor é um cara cabeça?

O líder dos Inquisidores tem sua presença anunciada no trailer. Deve ser o vilão estratégico na série, enquanto Reva é a vilã operacional e Vader uma participação especial do alto escalão.

É preocupante que o ator Ruper Friend (Grande Inquisidor) tenha declarado que propositalmente não assistiu à série animada Rebels para conhecer o personagem, assim não tendo influências para uma interpretação nova.

Pelos trailers, dá para imaginar o Grande Inquisidor com lealdade canina à estrutura, hierarquia e ideologia do Império, odiando os inimigos do Imperador Palpatine, um estrategista implacável e convicto. Bom, esse é o perfil do Tarkin, ou do Thrawn. Um vilão óbvio e linear que um bom ator encararia fazer sem referências. Mas seria esse o perfil do Grande Inquisidor?

Primeiramente, o Grande Inquisidor era um ex-jedi, mais especificamente um ex-guarda do Templo Jedi. De guarda a investigador e líder estrategista há uma grande distância, esse personagem não poderá cair muito na obviedade. Dizer que é uma liderança do dark side é exagerar.

Considerando que o medo é o principal fator de conversão, há dúvidas sobre como a lealdade ao Império e ao Vader realmente acontece nele. O famoso “obedeço e odeio” poderia impactar nos fatos no roteiro, ou ao menos na interpretação do ator.

Fãs estão zuando a diferença de aparência entre o ator na série live action e a animação, principalmente por que a espécie dele foi bem melhor retratada lá em 2005, no filme Vingança dos Sith. Os memes são unânimes, o cara é um cabeção.

Mas a aparência é um aspecto secundário, o principal é a coerência com o restante da saga, e mesmo com um ator que não conhece o personagem, acredito que os roteiristas garantiram essa coerência.

Quem mais aparecerá? E quem não?

O trailer já mostrou Owen Lars, tio do Luke, meio-irmão de Vader e que a série vem justificar (ou aprofundar) o óbvio: Lars teme o que pode acontecer se o Império descobrir que Luke é filho de Anakin e que poderia se tornar um jedi. Por isto tanta resistência em deixar o garoto ser piloto ou esconder do sobrinho a verdade sobre sua origem. A série mostrará momentos tensos da caçada dos Inquisidores aos jedi e Lars presenciará isto, revelando ainda uma tensão com Kenobi, cujo propósito é vigiar Luke e também treiná-lo.

A tia Beru Lars, logo, também aparece. Bom que a saga não deixe de mostrar essa mulher bela, recatada e… do Lars (eita piadinha brasileira tosca, hehehe).

Entre os Inquisidores há um já conhecido doutras obras derivadas de Star Wars, o Quinto Irmão aparece nos trailers.

Pelo momento na timeline, não será surpresa a presença dos senadores Bail Organa (pai adotivo de Leia) e Mon Mothma, interpretada pela atriz Genevieve O’Reilly  já confirmada para a série do Cassian Andor.

A presença de Darth Maul pode ser descartada, o conflito entre ele e Kenobi já foi explorado em vários momentos, com desfecho mais a frente (final da série Rebels). Se ele aparecer será “mais do mesmo”.

Outros personagens jedi sobreviventes à ordem 66 podem aparecer, mas se o foco for mesmo Kenobi, no máximo serão breves participações e no mínimo nem irão aparecer. Qui-Gon, mestre de Kenobi como fantasma da Força é mais provável, por mais que o ator Liam Neeson não tenha deixado “rastro” de constar nas gravações.

Ahsoka Tano, Cal Kestis, Kanan Jarrus são possíveis, mas como protagonistas doutras obras da saga, sua participação neste momento não seria muito necessária, embora cross over seja tendência nesse momento da Lucasfilm.

Muito provável que Han Solo não apareça (por mais que o contrabandista já estivesse na ativa), afinal sua ligação com Jabba, o Hut ocorre muito depois, próxima ao Ep. IV.

Como cosplayer do Bião e tendo ele como personagem favorito da saga, eu gostaria muito que a Duquesa Satine Kryze aparecesse, logicamente em imagens de flashback, que em live action ficariam bem com a atriz Mia Wasikowska (famosa por Alice, a do País das Maravilhas).

Mas, acho bem improvável. Na timeline a relação entre ela e Bião seria antes do Ep II (Ataque dos Clones), fazendo com que ele fosse interpretado por um ator mais jovem agora. E por ser fora da época, teria que ser em imagens de flashaback, ou seja, apenas nas cenas de lembranças do Kenobi. A relação com Kryze dá uma humanizada no personagem, mostrando que ele não é o jedi perfeitinho, e lembrar disso agora aumentaria o sentimento de remorso nele. Falhou com Satine ao não enfrentar o Conselho por sua paixão. Falhou com Anakin ao deixar o aprendiz ir para o lado sombrio.

Kenobi e a LucasFilm

George Lucas criou o personagem Obi-Wan Kenobi para ser o mentor de Luke e quando eu digo isso, falo exatamente do arquétipo do mentor na Jornada do Herói, na análise do mitologista Joseph Campbell, uma importante referência para o cineasta. O mentor é personagem que prepara (e até convence) o herói para sua jornada, é um sábio na sua área.

Link: neste meu outro artigo, falo sobre a relação entre a narrativa de Star Wars e a Jornada do Herói:

Por uma questão de orçamento e também para gerar projeção (com o público adolescente) e identificação (com o público jovem), George escalou atores jovens e desconhecidos para os papéis centrais. Mas, para o mentor (Kenobi), fez questão de um nome de peso para a época: Sir Allec Guiness. Só teve um problema, Allec odiava os diálogos do filme e convenhamos, até nós fãs precisamos reconhecer que os diálogos não são o ponto forte de Star Wars. É, Anakin partiu o coração de Padmé e não gosta da areia porque ela entra em tudo que é lugar.

Foi daí que George Lucas criou Yoda, para ser o novo mentor. Allec topou participar da continuação apenas com participação especial, daí o fantasma da Força. Mesmo com um ator odiando os diálogos que interpretou, o público gostou muito do personagem.

Para a trilogia das prequelas era esperado que o personagem voltasse, anos mais jovem, pois seria impossível contar a jornada do pai de Luke, o Anakin, sem falar do seu mentor Kenobi. A escolha do ator foi mais do que acertada, tanto que para a série ficou claro que o público não aceitaria outro nome, senão Ewan McGregor.

Com o sucesso das séries no Disney+, trazer esse personagem tão importante também não é surpresa. Porém houve grande preocupação no fandom, pois a série foi anunciada em 2019 e antes mesmo da pandemia de covid tudo parou. Rumores de que o roteiro estava excessivamente “engajado em ideologia” (leia-se chato ou como dizem alguns fãs: “lacrador” e eu chamo de “fator Kathleen”). Outros rumores de que o roteiro estava parecido demais com Mandalorian e isso deixaria o público entediado (por mais que o Mando tenha mandado muito bem). A pandemia, claro, adiou a produção. Então fico mais tranquilo em saber que o projeto foi retomado com novo roteiro, pode ser um sinal de que fizeram um enredo melhor, assim esperamos.

Riva e Rumores: tomara que a Disney não estrague tudo!

Estão circulando na Internet uns rumores – terríveis – sobre um suposto vazamento de roteiro / enredo da série Obi-Wan Kenobi. Quando eu falo Disney, obviamente me refiro à coligada Lucasfilm.

Segundo estes rumores: 1) O centro da trama não é sobre Kenobi (oi?) é sobre a Reva (oi, oi?). 2) A vilã terá uma redenção: descobrirá não só o paradeiro do Kenobi em Tatooine mas também a existência (e que é) Luke, tendo oportunidade de matar o garoto, acabará desistindo, ao se lembrar que já foi uma jedi e que matar criança não seria correto. 3) Vendo essa redenção, Bião não irá enfrentá-la, então nada de combate de sabre de luz. 4) Ela se apresentará a Vader com a lorota de que encontrou e matou Kenobi, mas obviamente ele não acreditará e punirá a moça da forma que lhe é peculiar.

Isso estragaria a série por vários motivos: 1) Tiraria o protagonismo do Kenobi na série que leva seu nome; 2) Significaria que a Lucasfilm nos fazendo de trouxas (título enganoso); 3) A justificativa para ter Inquisidores na série (luta de sabres de luz entre eles e Kenobi) cai por terra. 4) Personagem de SW se redimindo e Vader dando um “trato” em imperiais que falham nas missões já é lugar comum, clichê, repeteco.

O que justifica essa preocupação é novamente o “fator Kathleen Kennedy” e sua ansiedade em colocar bandeira ideológica dentro do enredo. Antes que me chamem de machista, bom avisar que empoderamento feminino não é um problema (e eu sempre gostei), até por que Star Wars faz isso desde sempre:  Princesa Leia (nunca foi uma Princesa Disney e ao fim, preferiu ser chamada de General), Jyn Erso, Padmé, Fenic etc. Mas se for para fazer uma série sobre a Reva, coloquem o nome dela no título, não nos enganem para não ter o Kenobi como protagonista.

Espero que a Lucasfilm não cometa o erro da Netflix, que fez uma série do He-Man com uma temporada 01 sem He-Man (ele fez duas pontas numa série da Teela). Ah, mas o título era Masters of Universe, sim, mas estava na cara que o público queria ver o He-Man.

A série do Boba foi ótima, mas ainda questiono a necessidade de deixar dois capítulos sem o Boba, que na verdade foram “extras” da série Mandolarian.

Faz todo sentido criar uma personagem especialmente para uma obra derivada de SW, assim como criaram a Jyn e o Kreenic em Rogue One, criaram a Reva na série do Kenobi. Mas se não existe o esperado combate entre o protagonista e a vilã e o herói já perde a graça. Rogue One é um baita exemplo de diversidade e empoderamento feminino, mas isso não atrapalhou o enredo.

Se o rumor se confirmasse eu diria… Karabast! Mentira, a palavra seria pior, impublicável.

Então eu torço, e muito, para que esses rumores sejam falsos.

Fã quer ver mesmo é sabre de luz faiscando em combate

A personagem Riva, como eu disse, vilã operacional da série só justifica sua presença se for para um combate épico com Kenobi, ao estilo Duel of Fates. Para que Inquisidores se não há conflito direto do jedi com eles? Até por que uma luta de Kenobi com o Grande Inquisidor (vilão estratégico) ou com Darth Vader (vilão-mor da saga, presença esperada como participação especial) é menos provável.

Vader terá seu embate final no Ep IV contra Kenobi. Ao contrário do que alguns pensam, Vader não venceu, o Kenobi apenas se uniu com a força de forma voluntária e instantânea. Bião queria lutar com Vader apenas para ganhar tempo até que Luke e Leia pudesse fugir da Estrela da Morte. Nesta cena de luta, dá a entender que eles não se veem por muito tempo, entende-se desde Mustafar, mas nada no Canon de SW impede de um encontro não fatal nesse momento da timeline.

Mas também a cena do Ep. IV não fecha questão – não diz quando se viram antes. Se eles se encontrarem não será incoerente.

Gostaria de uma participação de Vader em luta de sabre com Kenobi. Mas creio que Vader aparecerá apena para supervisionar e esculachar sua equipe de Inquisidores.

Já o Grande Inquisidor terá seus conflitos anos depois (vide série Rebels) com o jedi Kanan Jarrus. Um encontro com Kenobi agora até pode terminar em conflito não fatal. Ou um dos dois não querer briga ou sem luta.

Minha torcida é para que Kenobi vença a Reva em combate e tenha seu momento de luta com Vader ou Grande Inquisidor, ainda que não tenha impacto no decorrer da saga.

E você? O que espera da série do Bião?

Não deixe de comentar, gostaríamos mesmo de saber sua expectativa:

  1. LucasFilm nos fará de trouxas e a série do Bião será sobre a tal Reva? Ou isso é apenas um rumor falso?
  2. Vader encontrará Kenobi ou apenas fará supervisão e esculacho na sua equipe de Inquisidores?
  3. Bião: 99% celibato e 1% safadão, lembrando da Duquesa?
  4. Teremos lutas de sabre de luz? Quem enfrentará Kenobi?
  5. Aparecerá alguém para oferecer um filtro solar pro Bião?

* Charles A. Müller é publicitário, cinéfilo, cosplayer do Obi-Wan Kenobi e VP voluntário do Conselho Jedi SC, fã clube de Star Wars.

Imagens ilustrativas são de cenas da franquia Star Wars, por LucasFilm.