Episódio V - O Império Contra-AtacaFilmesTrilogia Clássica

Mark Hamill confirma que a cena final de Império Contra-Ataca foi adicionada depois para amenizar o tom do filme

Mark Hamill está lançando mais uma grande curiosidade de Star Wars, confirmando que a cena final de O Império Contra-Ataca foi alterada para torná-la mais esperançosa e edificante do que era originalmente. Hamill postou fotos da icônica cena final de Império Contra-Ataca, onde C-3PO, R2-D2, Luke Skywalker ferido e Leia (Carrie Fisher) assistem Lando (Billie Dee Williams) e Chewie voarem na Millennium Falcon para iniciar a missão para salvar Han Solo. Foi na legenda desse post que Mark Hamill confirmou o seguinte:

“Filmado 4 meses depois que encerramos a fotografia principal em #ESB, não foi uma ‘refilmagem’, foi uma cena a mais. Preocupados com o final pessimista e a derrota completa dos protagonistas, eles queriam adicionar um momento animador de esperança e rejuvenescimento para tranquilizar o público.”

De fato, O Império Contra-Ataca continua sendo um pequeno milagre do cinema. O capítulo do meio da Trilogia Original de Star Wars estabeleceu um padrão para filmes com sua enorme reviravolta na trama (Vader sendo o pai de Luke) e ainda mais revolucionário: um final infeliz. Certamente as leis do cinema de Hollywood exigem que as aventuras heróicas terminem com uma nota feliz, com os heróis vitoriosos, Império levou Luke Skywalker de Hamill de um herói épico para uma geração de espectadores depois de Star Wars para ser mutilado, derrotado e emocionalmente esmagado. A próxima vez que um protagonista entrou em um quadro final parecendo tão ruim, foi Brad Pitt no final de Se7en!

Dito isso, é compreensível que George Lucas e o diretor de Império Contra-Ataca, Irvin Kershner, tenham voltado e adicionado uma cena que mostrou um momento mais animador e esperançoso para os heróis.

De uma maneira estranha, essa cena adicionada ao final de Império Contra-Ataca é muito mais eficaz por vários motivos. Primeiro, ajudou a estabelecer que Império era apenas o capítulo intermediário de uma história a ser continuada, estabelecendo um formato cinematográfico que desde então foi copiado por inúmeras outras trilogias de franquias. Em segundo lugar, no escopo mais amplo da franquia Star Wars que veio depois de Império Contra-Ataca, esse final ressoa com ideias da Força e fé no lado leve dela, mesmo nos momentos mais sombrios.

Como sempre, é divertido ver os ícones de Star Wars deixarem o fandom se aprofundar na tradição dos bastidores de fazer a franquia o que ela é.