Curiosidades

Jon Favreau assinou um contrato “Insano” com a Lucasfilm após o sucesso de The Mandalorian

Após o sucesso de The Mandalorian, Jon Favreau tem sido presença constante no mundo de Star Wars, ao lado de Dave Filoni como os criativos que a maioria dos fãs considera responsáveis ​​por grande parte do que chega à telinha. De acordo com um relatório da Puck, Favreau foi originalmente contratado apenas para a primeira temporada de The Mandalorian, e depois que explodiu em popularidade, ele conseguiu alavancar isso para obter um acordo “insano” com a Lucasfilm para permanecer a bordo. Nenhum detalhe foi oferecido, pois o contrato surgiu apenas no contexto mais amplo de análise do modelo de streaming da Disney.

A matéria observa que a Disney tende a ser bastante fechada quando se trata de compensar seus criativos. Eles têm a reputação de pagar menos do que outros estúdios e confiar no fato de serem a Disney, então todos querem trabalhar com eles ou em suas propriedades. Essa mentalidade só é fortalecida pela aquisição de Star Wars e Marvel na última década.

De acordo com o artigo, “Claro, há exceções. Favreau originalmente assinou contrato para fazer apenas uma temporada de The Mandalorian, então quando se tornou a série de assinatura do Disney+, ele conseguiu um acordo insano para continuar, com todos os tipos de bônus e incentivos para escrever ou dirigir episódios individuais. Mas aposto que nem mesmo Favreau recebe uma parte da receita de mercadorias do programa, o que significa que a Disney provavelmente não compartilha o lucro das muitas camisetas e pijamas Baby Yoda do meu filho com o cara que, junto com Filoni, realmente criou o personagem.”

Claro que a Puck está trabalhando em suposições para essa última parte, e um representante de Favreau se recusou a comentar sobre sua história, mas quase certamente é verdade. George Lucas construiu sua fortuna pessoal mantendo o controle da mercadoria de Star Wars durante a trilogia original, mas esse é um truque que dificilmente funcionará novamente. Hollywood admirou o brilhantismo de Lucas e a miopia de todos os outros que poderiam ter uma parte desse dinheiro, por décadas.

Favreau não é estranho aos grandes negócios da Disney, no entanto. Ele dirigiu os dois primeiros filmes do Homem de Ferro e depois conseguiu O Livro da Selva antes mesmo de The Mandalorian aparecer, e depois acrescentou O Rei Leão, tornando-o um dos diretores de maior bilheteria na história recente do estúdio. Claro, seus filmes podem não ter feito dinheiro para Guerra Infinita e Ultimato, mas ele tem um portfólio mais diversificado de sucessos para o estúdio do que quase qualquer um que trabalha lá (pelo menos até Taika Waititi e Kevin Feige começarem seus projetos de Guerra nas Estrelas).

Favreau está atualmente desenvolvendo a terceira temporada de The Mandalorian, que deve ir ao ar no Disney+ no final de 2022.