Livros

Star Wars The High Republic | Parece que teremos um novo Lorde Sith

Star Wars tem muitos tipos de vilões em suas muitas obras, mas a maior ameaça para a galáxia muito, muito distante é sempre a mancha escura dos Sith. Os primeiros detentores do lado sombrio da Força costumavam ser um império inteiro – até que os Jedi se uniram para eliminá-los, e os próprios Sith implodiram quando suas naturezas sombrias finalmente se canibalizaram. Na era da nova linha Star Wars: The High Republic, a Ordem Jedi e a República estão se aquecendo à nova luz da queda do Império Sith – mas todos sabemos que a sombra dos Sith não desapareceu da galáxia, para sempre.

Agora, à medida que entramos na terceira onda do enredo de The High Republic, parece que Star Wars está provocando a ascensão de um novo Lorde Sith – mesmo que ainda não saibamos quem será exatamente.

Nem preciso dizer que daqui para baixo tem Spoilers do último livro de Claudia Gray – Star Wars: Fallen Star.

Como eu disse, o último capítulo da história principal de The High Republic é o novo romance da autora Claudia Gray, Star Wars: The Fallen Star. Como o nome indica, o novo livro narra um momento crucial na era da Alta República, quando os temidos piratas, o líder de Nihil, Marchion Ro, finalmente faz seu grande movimento contra a Ordem Jedi e a República – explodindo sua monumental base Starlight Beacon fora de órbita. !

Grande parte da ação principal de Star Wars: The Fallen Star segue a corrida contra o relógio, enquanto aqueles a bordo do Starlight Beacon tentam lidar com o ataque de sabotagem do Nihil e impedir que a base e os vivos a bordo morram uma morte ardente. É uma missão que requer grande e nobre sacrifício – e são esses sacrifícios que podem anunciar a ascensão de um novo Lorde Sith, já que um poderoso Jedi pode estar caindo na sombra do lado sombrio.

Embora Star Wars: The High Republic esteja contando muitas histórias com uma dúzia de personagens Jedi, todos compartilhando os holofotes, a espinha dorsal da série tem sido o triângulo entre os líderes Jedi Avar Kriss, Stellan Gios e o problemático Jedi Elzar Mann. Os três estiveram na vanguarda do enfrentamento da ameaça Nihil, mas a destruição de Starlight Beacon lhes deu alguns dos golpes mais difíceis de todos. Stellan Gios se sacrifica como o novo Marshall of Starlight para derrubar a base em queda em um oceano do Planeta Eiram, em vez de uma cidade povoada. Elzar e Avar são deixados de luto por Stellan – que era o amortecedor entre eles e seus ardentes sentimentos românticos um pelo outro.

Na segunda onda de histórias da Alta República (especificamente o romance anterior The Rising Storm), Elzar Mann aproveitou o lado sombrio da Força para aniquilar uma “tempestade” de ataque Nihil no planeta Valo. The Fallen Star o vê treinando com a Jedi “Wayseeker” Orla Jareni, que o ensina a não explorar a Força tão profundamente ou tentar controlá-la tão estritamente. Bem, o ensino e os estudos de Elzar saem pela janela nos momentos climáticos do romance: Elzar confunde dois desertores Nihil como mais sabotadores e corta o cientista revolucionário Chancey Yarrow, quando ela estava prestes a salvar Starlight da destruição.

O ato de raiva do lado negro de Elzar é o que acaba forçando Stellan Gios a ter que morrer – algo que Elzar conhece muito bem. No entanto, quando Starlight se foi (e Stellan com ela), Elzar não usa a oportunidade clara de confessar o que aconteceu com Avar, em vez de querer se entregar à proximidade renovada deles. Está bem claro agora que Elzar Mann tem muitas bandeiras vermelhas que eventualmente um Jedi se transformando em Sith: como Anakin Skywalker, ele é extraordinariamente poderoso com a Força; é impedido de se graduar como Mestre por causa de seus modos de operação muitas vezes desonestos ou desobedientes, tem um apego amoroso significativo que ele deveria ter abandonado como um Cavaleiro Jedi, tem um ato de assassinato cometido com raiva, que ele agora mantém em segredo.

Mas a história está realmente se repetindo (ou se pré-repetindo neste caso)? Ou esse sentimento familiar é apenas para desorientar?

Como afirmado, a história de Elzar Mann é parte de um triângulo – um que agora tem duas pessoas restantes nele. Parece que Elzar e Avar estão destinados a uma grande briga – mas é necessariamente Elzar que cairá no lado sombrio? ou seus primeiros fracassos serão sua graça salvadora? Avar mostrou a ela (embora mais discreta) dicas de ter raiva, perda e vingança como um calcanhar de Aquiles (veja: suas batalhas com o Drengir e a Lourna Dee do Nihil). A Alta República poderia chocar os fãs de Star Wars com Avar se tornando um Sith, e Elzar sendo o único a se opor a ela? Ou Avar terá que defender a ordem (e sua ‘Canção da Força’) do que Elzar Mann parece estar se tornando?

Vamos acompanhar pra ver essa série que está cada vez melhor.