Livros

Anakin Skywalker ouviu Qui-Gon Jinn e escolheu ignorar

Um novo romance de Star Wars lança uma nova luz sobre uma cena de chave de Star Wars: O Ataque dos Clones, confirmando o primeiro passo de Anakin Skywalker em sua queda para o lado negro da Força e eventual transformação em Darth Vader. É na hora certa, considerando o retorno de Hayden Christensen como Anakin na série Ahsoka e como Darth Vader em Obi-Wan Kenobi. Em Ataque dos Clones, chega o momento depois que Anakin sonha com sua mãe, Shmi Skywalker, em dor. Ele decide retornar a Tatooine para procurar sua mãe, descobrindo que Watto a vendeu para Cliegg Lars, um agricultor local de umidade. Ao visitar o rancho Lars, Anakin descobre que os Tusken Raiders levaram Shmi durante um de seus recentes ataques na área.

Anakin se encarrega de tentar uma missão de resgate Jedi. Ele foge para o acampamento Tusken Raider e para a tenda onde estão mantendo sua mãe. Ele a encontra lá, espancada e torturada, e ela morre em seus braços. Em sua fúria, ele mata toda a tribo de Tusken Raiders.

Enquanto o filme corta o massacre e volta para Yoda no Templo Jedi, a voz de Qui-Gon Jinn grita, “Anakin! Anakin! Não!”. Mas a forma como a edição do filme monta, existe toda uma discussão sobre como fãs interpretam a cena. Anakin ouviu a voz de Qui-Gon? Se sim, ele o ignorou ou não reconheceu? Ou foi apenas Yoda que sentiu o Jedi caído, sabendo da virada de Anakin para o lado negro ao mesmo tempo em que soube que Qui-Gon ainda estava vivo na Força?

É aqui que entra o próximo romance de Star Wars – Queen’s Hope de E.K. Johnston – nos fornecendo mais clareza ao momento. Um novo trecho do romance – o terceiro de uma trilogia focada em Padmé Amidala – lançado no StarWars.com encontra Padmé e Anakin no dia do casamento. Antes de se casar, Anakin presta homenagem a Qui-Gon no santuário construído no planeta em homenagem ao sacrifício de Qui-Gon, tendo morrido nas mãos de Darth Maul lá anos antes. Naquele momento, Anakin se lembra de ter ouvido a voz de Qui-Gon em Tatooine e ignorado:

“Ele tinha ouvido a voz de Qui-Gon no deserto, implorando-lhe para ouvir sua melhor natureza, para não ceder ao seu ódio. Ele não tinha escutado. Na época, ele disse a si mesmo que estava imaginando, mas ele sabia que estava mentindo. Se Qui-Gon estivesse lá fora, de alguma forma, Anakin devia a ele um pedido de desculpas. E ele sempre apreciaria o conselho do Mestre.”

“Mas ele não encontrou nada. Anakin olhou mais fundo. Havia tanta luta em seu futuro, mas era tudo pelo bem da República, pela ordem. Talvez fosse isso que Qui-Gon queria que ele visse. Sempre havia um jeito para ele consertar. “

Não é surpreendente descobrir que Anakin faz alguma ginástica mental para justificar suas ações com respeito. De qualquer forma, esse é mais um mistério de Star Wars resolvido e uma imagem mais clara de quão profunda foi a queda de Anakin para o lado negro.