Artigos

O simbolismo por trás do Sabre de Luz Amarelo

Não sabemos ainda se o Grogu vai ter um sabre de luz, ou mesmo qual será a participação dele na terceira temporada de Mandaloria. Mas é bem interessante pensarmos neste poster da SDCC (San Diego Comic Con) onde temos o Luke com o um Cristal Kyber Amarelo enquanto o Baby Yoda constróio um sabre de luz. Mas vamos analisar o simbolismo por trás de uma cor dessa arma elegante que só apareceu em um filme de Star Wars live-action. Rey empunhou um nos momentos finais de “A Ascensão Skywalker”. E a história desse matiz, junto com a própria conexão de Rey com Luke Skywalker, pode apontar para o futuro de Grogu, se este poster não for apenas uma representação artistica.

Vamos começar pela origem do poster, a Shop Trends vendeu esse pôster promocional na San Diego Comic-Con 2021 como um item exclusivo, intitulado “Star Wars: Saga – Size Matters Not” de Russell Walks, mostrando o mais novo Padawan enquanto ele controla com a Força peças flutuantes de um sabre de luz desmontado acima de sua cabeça. Ao lado de Grogu está seu novo Mestre, Luke Skywalker. Luke está controlando um cristal kyber amarelo, a fonte de energia de todos os sabres de luz. Parece que a criança está pronta para criar sua própria arma.

A ideia de Grogu ganhar um sabre de luz já é empolgante. Mas o fato de que pode ser um sabre de luz amarelo é um grande simbolismo.

Sabemos que os cristais Kyber desempenham um papel importante. Eles têm uma conexão com a Força e alimentam os raios da Estrela da Morte do Império. O mais importante é que eles fornecem energia aos sabres de luz. No entanto, eles não têm cor intrínseca; eles estão todos claros no início. É o usuário e sua conexão com a Força e o próprio cristal que dá a essas rochas importantes sua cor.

Verde e azul são mais comuns para usuários do Lado da Luz. Vermelho para Sith Lords. Mas outras cores apareceram na tela em Star Wars. Ahsoka usa sabres brancos duplos. Mace Windu empunhava um roxo. Mas sabres de luz amarelos, apesar de terem uma longa história tanto no cânone oficial quanto no Star Wars Legends (incluindo quando Luke usou um por um curto período após O Império Contra-Ataca), apareceram principalmente fora da tela durante a franquia.

Se as duas vezes em que eles apareceram são qualquer indicação do que um sabre de luz amarelo significa para Grogu, os fãs preocupados com o futuro do pequeno garoto verde se sentirão muito melhor.

Antes de Rey, a aparição mais famosa de sabres de luz amarelos veio em Star Wars Rebels. O Jedi Kanan Jarrus encontrou uma sala de ex-Guardas do Templo Jedi dentro de um antigo Templo Jedi em Lothal. Eles eram apenas projeções de ex-guardas. (Embora a identidade de um tenha sido uma grande surpresa). Mas essas projeções pareciam como eram quando viviam. Incluindo como os membros da força de segurança anônima usaram sabres de luz amarelos de lâmina dupla.

Os guardas do templo Jedi não apenas entregaram suas vidas aos Jedi, eles também deram suas identidades. Eles protegeram a galáxia sem a fama e elogios de seus colegas famosos, como Yoda ou Obi-Wan. Um sabre de luz amarelo não apenas um símbolo dos Jedi, mas do verdadeiro sacrifício.

Sua única aparição na tela aconteceu no final da saga Skywalker. Quando Rey ligou seu sabre de luz amarelo. A nova esperança para os Jedi protegeria a paz na galáxia muito, muito distante, com as mesmas armas coloridas dos ex-Guardas. Uma escolha adequada para o último Padawan de Luke Skywalker já treinado. O mesmo Mestre que tomou Grogu sob seus cuidados no final da segunda temporada de The Mandalorian.

Sabemos que algo terrível acontece depois que Luke leva Grogu e antes de o Despertar da Força. Ben Solo destrói o templo que seu tio criou para treinar uma nova geração de Jedi. Kylo Ren mata a maioria dos companheiros Padawans no ataque. Grogu pode ser uma de suas vítimas. Mas um sabre de luz amarelo pode ser um sinal de que ele não será.

Por causa de Yoda, sabemos que Grogu pode viver até os 900 anos. Se Luke quisesse garantir que a Ordem Jedi viveria muito depois de sua partida, Grogu seria a melhor aposta para dar continuidade à tradição. Ele seria o Jedi com maior probabilidade de “guardar” a existência da Ordem. O mesmo que Rey está destinado a fazer logo depois que Luke se foi.

Sabres de luz amarelos não têm uma longa história na tela em Star Wars. Mas um pequeno e jovem Padawan poderia garantir que sim. Enquanto a galáxia, o menor herói de muito longe fica de guarda como um Jedi por um longo tempo.