Livros

The High Republic – The Rising Storm | Como os Jedi abraçam o fracasso

A era da Alta República de Star Wars deve ser definida pelo ápice de instituições que temos, se pensarmos na maioria das histórias recentes de Star Wars (cinematográficas ou não), essas instituições são vistas em grande declínio. A Saga Skywalker derrubou a desgastada República duas vezes, e a Ordem Jedi foi praticamente eliminada, com apenas as dicas de seu retorno remanescentes até o final da saga. E a Alta República está apresentando esse ápice ao introduzir uma sensação de fracasso.

Se The Light of the Jedi e tudo que veio na primeira onda de Star Wars: The High Republic se concentraram mais na nobreza desta era mais civilizada, sua segunda fase – liderada pelo romance de Cavan Scott, The Rising Storm – começam a acontecer as coisas em uma desordem imediata que, em muitos aspectos, parece muito mais com o Star Wars que já vimos antes.

E nem preciso avisar vocês né, daqui pra baixo está cheio de Spoilers, então prossiga por sua conta e risco.

Ta aqui ainda, então bora lá, o livro traz uma virada interessante, especialmente porque The High Republic foi introduzida – e distanciada da narrativa de Star Wars antes dela – definindo-se em torno de uma ideia de conflito que era menos sobre batalhas de sabres de luz e espaçonaves explodindo e mais sobre debates filosóficos e lutas humanitárias. Mas, mesmo enquanto A Tempestade Ascendente prepara o palco para capítulos mais sombrios, uma das lutas de seus personagens centrais reflete sobre uma Ordem Jedi que é infinitamente mais aberta, amorosa e iluminada do que a ordem que encontramos na trilogia anterior: Elzar Mann, apresentado em The Light of the Jedi, de Charles Soule, através da perspectiva de um de seus amigos mais próximos da Ordem Jedi, Avar Kriss.

Enquanto Kriss se tornou uma espécie de ícone entre os agentes Jedi e da República com os quais eles mantêm contato – a coisa mais próxima que os Jedi dessa época têm de uma figura pública, quase uma celebridade – Elzar, tanto em seu relacionamento com Avar quanto com a Ordem em geral , é definido por sua heterodoxia. Suas visões de se conectar à Força e explorar essa conexão vão contra o status quo, posicionando-o como um estranho. Sua disposição de morder a autoridade do Conselho retém seus vastos talentos para subir na hierarquia e se tornar um Mestre. O mais interessante de tudo é que aprendemos que Avar e Elzar já foram romanticamente enredados como Padawans – rompendo seu relacionamento ao se tornarem Cavaleiros Jedi, mesmo que tenha ficado claro que as emoções que os conectam ainda são muito profundas … especialmente para Elzar.

No final de Light, Elzar recebe uma visão horripilante de uma ameaça incalculável do Lado Negro, e é com o trauma dessa visão que o vemos lidar ao longo de The Rising Storm. Seu contato com o Lado Negro torna-se uma tendência com a qual ele tem que lidar enquanto os Nihil travam uma guerra na Feira da República, mas também algo que ele enfrenta de maneiras que tornam Elzar um Jedi muito mais “humano” do que estamos acostumados. Nós o vemos ficar com raiva, nós o vemos ser impulsivo. De fato, a certa altura, o vemos ceder às tentações que chocariam até mesmo o menos conservador Jedi das trilogias anteriores. Tendo sido designado para o posto avançado da ordem em Valo para supervisionar a construção da feira, Elzar se apaixona e, eventualmente, dorme com uma jovem administradora Valon chamado Samera Ra-oon. No entanto, seu romance é interrompido pelo ataque dos Nihil. Elzar reconhece que todos esses sentimentos que ele tem, bons ou ruins, não são necessariamente próprios de um Jedi típico, mas ele igualmente reconhece que ele é humano, e que a visão da ordem de cortar todos os tipos de apego é falha.

Essa humanidade se torna especialmente interessante quando, logo após acordar na cama com Samera, ocorre o ataque dos Nihil. Ele é deixado com o pé atrás e em um momento de compromisso emocional que, preenchido com a raiva da matança, ele usa para alcançar o Lado Negro. Ele utiliza seu poder para lançar as enormes ilhas flutuantes que hospedam a feira em um ataque para neutralizar pelo menos algumas das tentativas dos Nihil de matar os civis em fuga. Se Elzar fosse um Jedi na época do verdadeiro declínio da Ordem na trilogia prequela, este seria um momento de grande fracasso para ele. Ele veria isso como um ato de ceder a um impulso, não importa o quão fugaz, condenando-se para sempre – assim como o resto de seus amigos e aliados dentro do templo. Que Elzar, e suas idéias estranhas, sua relutância em se isolar e seguir as regras, criou sua própria cama sinistra e deitou-se nela. Sabemos disso porque, bem, é o que Anakin Skywalker passa centenas de anos depois, quando se depara com um cenário semelhante. Nesse caso, foi agravado ainda mais quando o medo de sua represália vê Anakin esconder suas lutas com suas emoções, e as consequências dessas lutas, de todos, menos de sua esposa – que também deve ser mantida em segredo, porque, você sabe , a Ordem Jedi odiaria isso também.

Mas um dos momentos mais fascinantes de The Rising Storm vem em duas partes de introspecção. Em vez de escolher esconder o que fez – ou alegar não entender o que descobriu – Elzar faz uma promessa a si mesmo de se reportar aos Jedi (e a seu amigo no conselho Stellan Gios, em particular) para explicar. Em segundo lugar, quando ele faz isso, Stellan não repreende Elzar pelo que ele fez, ou o trata como um herege destinado a cair nos caminhos dos antigos Sith ou algo assim … em vez disso, ele aceita que o momento passou, e o que Elzar precisa não é de punição por um pecado, mas de ajuda e reconciliação, e uma chance de entender o que ele passou. Antes que os eventos do clímax da Tempestade Ascendente atrapalhem, Stellan pondera levar Elzar para um retiro espiritual em Jedha, parcialmente como férias para os dois velhos amigos abalados por eventos recentes, mas também oferecendo uma chance para o Jedi explorar seus sentimentos em um maneira que é saudável para um Jedi e saudável para quem ele é como uma pessoa além da ordem. Em nenhum momento se fala de uma potencial represália, ou expulsão de Elzar de seu título recentemente conquistado de Mestre Jedi, ou completamente fora da ordem. Nem seu cenário é tratado como estranho ou incomum. É apenas … uma coisa Jedi ter momentos em que você tropeça, e seus amigos o ajudam a se levantar novamente, para ajudar a entender o que aconteceu.

É a compaixão que os Jedi da Alta República têm que faz esta era de Star Wars parecer muito mais um reflexo do ápice Jedi do que como grandes mestres de habilidades de força de poder ou combatentes de sabres de luz mortais. É um pequeno, mas incrivelmente eficaz contraste moral com o Jedi que vimos nos filmes Star Wars – e um lembrete convincente de por que essa ordem chegou onde chegou.