Livros

Novo livro será sobre um Guerreiro Sith Errante

Tivemos um vislumbre de Star Wars Visions, a nova série de antologia de anime que chegará à Disney+ nos próximos meses, mas agora temos as primeiras informações para seu primeiro romance relacionado – um conto que segue um misterioso guerreiro Sith, com algumas reviravoltas muito interessantes nas fábulas da criação dos Jedi e Sith.

O StarWars.com nos deu nossa primeira olhada na capa de Star Wars Ronin: A Visions Novel, a história de Emma Mieko Candon que irá amarrar em um dos curtas incluídos na antologia Visions: “The Duel”, de Kamikaze Douga’s Takanobu Mizuno. O pouco que foi visto recentemente de “The Duel” provoca tudo, desde sabres de luz katana até a verdadeira estrela do show, um andróide astromecânico usando um chapéu de palha absurdamente grande. Mas Ronin seguirá um Sith sem nome da história enquanto eles vagam pela galáxia em um mundo dominado por um poderoso Império … um império de Guerreiros Jedi.

Inspirado no gênero jidaigeki de narrativa japonesa – dramas de época que normalmente se concentram no período Edo do Japão, contando a história de samurais, senhores feudais e seus servos – Ronin segue o protagonista titular, de outra forma não identificado, enquanto ele viaja pela galáxia. O cenário se passa duas décadas após uma guerra civil entre os Jedi e os senhores a quem servem que dividiu a seita religiosa em dois grupos: um que permaneceu Jedi e outro que se renomeou Sith, buscando um destino longe de seus antigos mestres. Após a rebelião Sith terminar em derrota e os lordes em guerra se unirem para formar um novo Império, o Ronin vagueia pela galáxia no exílio, a serviço de nenhum Sith ou clã Jedi – até que um bandido reivindicando a herança Sith cruza seu caminho.

É interessante não apenas por sua abordagem japonesa dos mitos de Star Wars, mas porque o mundo de “O Duelo” e Ronin soa muito semelhante ao que já foi a tradição de como os Jedi surgiram no antigo universo expandido. No velhao Universo Expandido, os Jedi (originalmente chamados de Je’daii), uma seita de manejadores da Força de toda a galáxia que se reuniram no planeta Tython, chamados por seus fortes laços com a Força viva, fundaram uma Ordem com duas ideológicas distintas pontos de vista, com base na dicotomia claro/escuro das luas gêmeas de Tython. Esses Jedi até empunhavam espadas imbuídas de Força no estilo katana antes que os sabres de luz se tornassem uma coisa!

As conexões de Ronin e “The Duel” com a velha história do Universo Expandido de Tython – ela própria lenta mas seguramente sugerida aos trancos e barrancos no atual cânone de Guerra nas Estrelas, desde a recente visita de Mandalorian lá até menções no recente romance da Alta República, The Rising Storm – pode ser apenas coincidência. Mas, coincidência ou não, o romance de Candon e o próprio curta soam intrigantes o suficiente para que ficamos muito animados para ver como ele explora essa nova lente na galáxia. Star Wars: Visions sai no Disney+ a partir de 22 de setembro, enquanto Ronin: A Visions Novel chega às lojas em 12 de outubro lá fora, não sabemos ainda se será publicado por aqui.