Curiosidades

Brian de Palma fala de suas contribuições para Uma Nova Esperança

Embora todos sejam considerados verdadeiras lendas no mundo de Hollywood, os cineastas George Lucas, Brian de Palma, Steven Spielberg, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola foram, em determinado momento, nada mais do que contadores de histórias em crescimento que colaborariam juntos e ofereceriam conselhos sobre como para melhorar seus respectivos projetos, o que inclui o desenvolvimento de Star Wars: Uma Nova Esperança. Cada membro deste grupo ofereceu suas próprias lembranças de como se sentiram na primeira vez que viram o espetáculo de ficção científica de Lucas, com de Palma recentemente apontando o quão ridículo ele achou o nome de “A Força”, além de detalhar como ele ajudou a contribuir para o icônico texto de abertura.

“Todos os que estiveram envolvidos naquela reunião, todos têm uma versão diferente do que aconteceu”, detalhou de Palma para o podcast Light the Fuse, do Collider. “Eu estava assistindo a biografia que fizeram de Steven e ele contou como a viu. Eles sempre me retratam como o cara que diz a pior coisa que deixa todo mundo louco, mas se você vai me mostrar algo, eu vou contar o que eu penso sobre isso. Por que estou lá a menos que dê uma avaliação honesta do que vi? E, neste caso, o fato de Steven dizer que apenas ele viu as possibilidades de Star Wars, isso não é realmente verdadeiro.”

Ele continuou: “Todos nós vimos como uma coisa incrível o que George fez e estávamos bem cientes de onde os efeitos especiais não estavam lá, e como eles cortaram todos esses aviões de outros filmes que deveriam ser as naves e coisas assim. Mas eu fiz uma piada sobre a Força, é verdade … Eu só pensei na ideia da Força, você sabe – ‘A Força’, eu diria, e continuei repetindo. ‘ não parece um bom nome para este tipo de orientação espiritual, “A Força”. Portanto, nem é preciso dizer que tenho muito a dizer sobre a Força, sobre o qual obviamente estava terrivelmente errado. “

Uma Nova Esperança sempre foi imaginada como um capítulo do meio de uma história geral, apesar de não ter sido lançada inicialmente com o apelido de “Episódio IV”. A este respeito, de Palma observou como ser jogado no meio da história certamente seria opressor para um espectador, pois ele detalhou que ele pessoalmente ajudou a reimaginar como o famoso letreiro de abertura do filme seria redigido para apresentar ao público o conceito geral do filme.

“A outra coisa é que o filme começa no capítulo [quatro], estamos em um mundo do qual ninguém sabe nada, ele tem todos esses nomes engraçados para as pessoas, eu disse, ‘George, você tem que configurar isso de alguma forma como nos filmes do Flash Gordon. ‘ George teve essa ideia, mas basicamente era tudo “gobbledygook” (ps.: não me pergunte o que é isso, também não sei), então eu e Jay Cocks repassamos a abertura e basicamente reescrevemos para que fizesse algum sentido. E essa foi a nossa contribuição “, expressou o cineasta. “Mas eu disse algumas coisas bem diretas aos meus amigos diretores sobre seus filmes que acabaram sendo extremamente bem-sucedidos. Às vezes eu estava certo, às vezes errado. Eles faziam o mesmo com os meus filmes.”