MemorabiliaSéries

Disney e LEGO parecem estar mudando o nome da nave do Boba Fett

A Disney teria dado um novo nome a uma parte icônica do universo Star Wars. Um novo rumor do Jedi News revela que a LEGO está agora retirando o apelido de Slave I da nave, e passa a chamar Nave do Boba Fett. De acordo com detalhes que foram revelados no LEGO Fan Media Days no mês passado, a decisão foi tomada por instrução da Disney. Um novo conjunto de 478 peças, que apresenta o nnovo nome e apresenta minifiguras de Boba Fett e The Mandalorian, estará disponível em agosto.

“Não estamos mais chamando ela de Slave I”, revelou o designer-chefe de LEGO Star Wars, Michael Lee Stockwell. “Esta é a nave estelar de Boba Fett.”

“Todo mundo está [abandonando o nome Slave I]”, acrescentou o diretor de design de LEGO Star Wars, Jens Kronvold Frederiksen. “Provavelmente não é algo que foi anunciado publicamente, mas é apenas algo que a Disney não quer mais usar.”

Embora a mudança de nome ainda tenha de ser confirmada ou abordada pela Disney, alguns começaram a especular que poderia ser uma preparação para O Livro de Boba Fett, a série de televisão live-action que deve estrear no Disney+ ainda este ano. Há uma chance de que a mudança de nome no merchandising relacionado a Boba Fett possa ser para remover uma associação à conotação mais comum da palavra “escravo”, particularmente quando ligada à história de afro-americanos serem escravizados nos Estados Unidos. Após os protestos do Black Lives Matter no verão passado, certas indústrias começaram a eliminar “escravo”, “mestre” e outras terminologias relacionadas de seu trabalho. Esta também não seria a primeira vez que Star Wars eliminou um aspecto da franquia que tem laços potencialmente problemáticos com a escravidão, já que a fantasia de “Escrava Leia” de Leia Organa de O Retorno de Jedi foi retirada das prateleiras depois que os fãs reconheceram que era sexista e tinha raízes de objetivação.

“O pai que pirou com isso, ‘O que vou dizer ao meu filho sobre por que ela está com aquela roupa?’ Diga a eles que uma lesma gigante me capturou e me forçou a usar aquela roupa idiota, e então eu o matei porque não gostei “, disse Carrie Fisher, que interpretou Leia, em uma entrevista em 2015. “E então eu tirei. Nos bastidores.”

Há também a chance de que a mudança de nome seja apenas para tornar a nave mais reconhecível para o público em geral, especialmente porque O Livro de Boba Fett ajudará a tornar o personagem ainda mais conhecido.